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Passo a passo para criar uma startup

Confira o passo a passo que o CodeBlog preparou para tirar as suas ideias do papel e transformá-las em um modelo de negócio inovador.

Data de Publicação: 18/09/2020

Ter seu próprio negócio, trabalhar de qualquer lugar no mundo, tirar seus planos do papel e ser o seu único chefe... O sonho corporativo pode não ser tão simples de ser alcançado, mas, sem dúvidas, a sensação de autonomia gerada é recompensadora.

Embora não exista uma fórmula garantida para criar uma startup do zero, o fato é que alguns pontos como senso empreendedor, força de vontade e dedicação podem aproximar o seu futuro negócio do sucesso. Portanto, se você pretende colocar as suas ideias no mercado, dentro de um formato inovador, confira a seguir o passo a passo para criar uma startup.

Antes de tudo, você sabe o que é uma startup?

Nubank, Uber, Spotify, Airbnb, Loggi... O que essas empresas têm em comum? Bem, todas surgiram com o propósito de resolver problemas e oferecer serviços inovadores para o mercado, cada uma, dentro do seu respectivo nicho.

Basicamente, uma startup caracteriza um modelo de negócios de rápido crescimento que oferece produtos ou serviços revolucionários, com o intuito de apresentar soluções para sanar dores ou dificuldades enfrentados por seu público-alvo.

Enfim, agora que você já tem uma noção geral do que é uma startup, confira o passo a passo para criar a sua!

1. Tenha uma ideia

Grandes empreendimentos começam a partir de grandes ideias. No caso de uma startup, contar com um modelo de negócios autêntico é fundamental.

Para isso, pesquise profundamente sobre o mercado atual e observe quais tipos de problemas as pessoas precisam resolver.

Depois disso, pense fora da caixinha e comece a ouvir as opiniões de profissionais que tenham algum tipo de conhecimento mercadológico, ou, até mesmo, consultores especializados. Dessa forma, será possível descobrir o tamanho do seu público-alvo, o possível número de concorrentes e a possibilidade de escalabilidade do seu negócio.

2. Valide!

Depois de pensar no modelo de negócio, é hora de analisar como você o colocará em prática. Para isso, analise todas as hipóteses formuladas anteriormente e verifique se elas realmente funcionam - avalie cuidadosamente os consumidores e a concorrência, de modo a incorporar possíveis dores não atendidas por seus competidores. Para se destacar no mercado, é preciso focar em inovação e exclusividade.

Além disso, é necessário identificar onde está o seu público e o que ele deseja para determinar a capacidade de expansão do seu negócio. Uma boa dica é apostar em feedbacks, ou, até mesmo, em uma pesquisa de mercado para assegurar a existência de potenciais clientes para seus produtos ou serviços.

3. Lembre-se da escalabilidade

Uma startup precisa, antes de tudo, ser escalável. Vale lembrar que esse tipo de negócio é focado em inovação e demanda forte potencial de crescimento para a garantia do aumento dos lucros e rentabilidade.

4. Defina os objetivos e prazos

Assim como qualquer outro empreendimento, uma startup bem-sucedida deve ter seus objetivos a curto, médio e longo prazo devidamente definidos.

Caso você já tenha selecionado os parceiros ou sócios dessa jornada, reúna-se com eles para que esses pontos sejam estabelecidos em comum acordo. Mas, se pretende começar por conta própria, dedique o tempo necessário para listar os seus propósitos e os respectivos prazos. Esse tipo de ação é fundamental para manter o foco no projeto.

5. Estabeleça um modelo de negócios

Quando você já tiver plena certeza sobre o produto ou serviço que será oferecido, é hora de pensar no modelo de negócios para a definição dos processos. Isso porque, decidir a forma como a sua startup irá ganhar dinheiro faz toda a diferença na rentabilidade do negócio.

Para isso, existem diversas ferramentas empresariais, como, por exemplo, o Canvas, que possibilita a definição de fatores decisivos como segmentos, canais, recursos, atividades, parceiras, fontes de receita e muito mais.

6. Se você quer um negócio grande, pense grande!

startups devem ser vistas como negócios globais. Por isso, se você acha que a sua ideia tem potencial para oferecer soluções a –literalmente- todo o mundo, aplique a escalabilidade e não se limite a apenas uma área ou região. Afinal, quanto mais globalizada for a sua startup, maiores serão as chances de sucesso.

7. Não subestime o poder do conhecimento

Como dito anteriormente, não existe uma fórmula exata para o sucesso de uma startup, mas, assim como em qualquer outro negócio, é fundamental ter senso administrativo e dominar as técnicas básicas de empreendedorismo, marketing e finanças. Aprender esses conceitos na prática é pedir para correr riscos. Portanto, estude com antecedência e garanta o preparo necessário para coordenar a sua empresa.

8. Comunicação é a chave!

Sem dúvidas, os contatos certos podem difundir a sua ideia e alavancar o seu negócio. Para isso, comunique-se, crie uma rede de profissionais e identifique os empreendimentos e espaços que tenham a ver com o seu modelo de negócio. Uma boa dica é contatar incubadoras que catalisam negócios e reúnem diversas ideias e pessoas de diferentes formações.

9. Aprenda a negociar!

Com a presença da tecnologia, ficou muito mais fácil entrar em contato com investidores para fechar parcerias. Para isso, procure por bancos de investimentos e descubra as inúmeras possibilidades que essas instituições oferecem para quem deseja criar uma startup.

10. Nunca deixe de se atualizar

O mercado mundial está a cada dia mais acessível e, consequentemente, competitivo. De qualquer forma, concorrentes irão surgir, e é preciso estar preparado para lidar com eles. Além disso, a volatilidade do cenário mercadológico é capaz tornar obsoletos até mesmo os mais recentes modelos de negócio. Por isso, mantenha o foco na inovação e nunca deixe de se atualizar. Lembre-se de que criar uma startup rentável é um trabalho de esforço e evolução diários.

Enfim, curtiu o artigo com o passo a passo para criar uma startup? Continue de olho no CodeBlog! Em breve, teremos muitas novidades por aqui.

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