/// Terceiro Setor

Entenda a importância de se profissionalizar o terceiro setor

Se você participa ativamente de alguma organização do terceiro setor, sabe o quanto é difícil manter a atuação das entidades e promover o desenvolvimento delas. Saiba mais!

Data de Publicação: 10/12/2021

Se você participa ativamente de alguma organização do terceiro setor, seja como voluntário, doador ou gestor, provavelmente, sabe o quanto é difícil manter a atuação das entidades e, principalmente, promover o desenvolvimento delas.

No cenário nacional, o fato é que a maioria das instituições trabalha na busca de recursos para suprir demandas e necessidades imediatas. Em contrapartida, as pessoas envolvidas passam o dia inteiro ocupadas com as atividades rotineiras e, por isso, quase nunca param para desenvolver um planejamento prévio das ações a curto, a médio e a longo prazo. Para que esse contexto se transforme, e a gestão das organizações ocorra, de maneira mais assertiva e organizada, a profissionalização é a única alternativa possível. Quer saber mais sobre o tema? Então, siga com a leitura e confira, no artigo preparado pela equipe do CodeBlog, a importância de profissionalizar o terceiro setor e como aplicar algumas técnicas e processos para facilitar a qualificação dos serviços desenvolvidos.

 

Planejamento estratégico: o primeiro passo para a profissionalização de uma entidade

Sem dúvidas, toda e qualquer organização necessita de um bom planejamento estratégico.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, esse processo não pensa apenas no futuro, mas serve para colocar a “casa em ordem” a partir do dia em que é elaborado, mesmo que os resultados não cheguem tão rapidamente.

Essencial para guiar a tomada de decisões de uma entidade, é fundamental que essa ferramenta seja bem elaborada.

Geralmente, o planejamento estratégico deve ser feito a cada um ou dois anos (no máximo). Além da questão do tempo, deve apresentar alguns elementos básicos, tais como: uma análise dos pontos fracos e fortes da gestão; as oportunidades e as ameaças do ambiente externo; uma visão clara da missão; a visão e os valores da entidade; os principais desafios a serem superados (em conjunto com as respectivas estratégias) e, também, um plano de ação com orçamento e previsão sobre como o controle e a avaliação dos resultados serão mensurados.

Assim, fica muito mais fácil contar com boas bases para otimizar a captação de recursos em termos práticos e estratégicos.

 

Um desafio chamado: captação de recursos

A captação de recursos é tida como uma das maiores dificuldades das organizações do terceiro setor. Em vista disso, para garanti-la, de modo realmente eficiente, o primeiro passo é ter uma visão ampla, capaz de identificar o andamento de todos os processos.

Por exemplo, se a sua instituição tem falhas na contabilidade, provavelmente ela pode perder em captação. Caso não esteja cumprindo a lei, também, se houver ruídos na comunicação, o mesmo ocorre. Ou seja, este é um verdadeiro conjunto, que deve operar de maneira plenamente ajustada para garantir o sucesso e o desenvolvimento de uma organização.

Além da visão ampla, para aprimorar a captação de recursos, é necessário investir em bons relacionamentos. Para isso, converse sobre a organização com pessoas que você conhece e mesmo com outras que não façam parte de seu meio e promova a divulgação dos projetos desenvolvidos e da atuação da sua entidade.

Quanto mais pessoas conhecerem a sua causa, maiores as chances de impacto.

Inclusive, pensar que a captação de recursos envolve apenas captação de dinheiro significa ignorar o potencial dos doadores que preferem contribuir com as organizações do terceiro setor de outras formas, a partir do direcionamento de bens, móveis, equipamentos, etc.

É necessário ter em mente que, por mais que a obtenção de dinheiro seja fundamental para a sustentabilidade de uma organização, os outros tipos de recursos também devem ser considerados.

Além disso, nem só se doações sobrevivem as entidades. É preciso ir além, organizar eventos, bazares e projetos para manter a competitividade no cenário.

Para isso, ter criatividade e traçar metas de acordo com a realidade da organização é essencial.

 

A importância da contabilidade

Por mais que muitas organizações ignorem a importância da contabilidade, esse processo é fundamental para a captação de recursos. Afinal, quanto mais transparente for uma organização, mais confiável ela se torna.

Nesse contexto, a prestação de contas é um fator decisivo para manutenção do apoio de órgãos públicos, empresas privadas e pequenos doadores, visto que, antes de realizar uma ação, é comum que as pessoas busquem informações sobre a atuação de uma entidade por meio de sites, de redes sociais ou de pessoas que fazem parte do círculo.

Vale mencionar, ainda, que agir com transparência significa apresentar todos os resultados, sejam eles positivos ou negativos. Por isso, qualquer tipo de ação voltada à instituição, até mesmo as doações de bens e trabalho voluntário, devem estar presentes nos relatórios contábeis.

 

Cumprir as leis é uma obrigação

É preciso destacar que atuar de acordo com a lei é crucial para o desenvolvimento de qualquer organização, já que, cometer qualquer deslize pode comprometer, não apenas recursos, como também a confiança de pequenos e grandes apoiadores.

Por exemplo, um processo que é constantemente ignorado, mas muito importante no âmbito jurídico, é a atualização do estatuto da instituição. Tudo o que uma entidade faz ou pretende fazer deve constar no documento, como remuneração de dirigentes, elaboração de projetos para aumento da receita, etc.

Além disso, é importante se atualizar sobre a Lei de Fomento e de Colaboração ou Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (Lei 13.019/2014), para descobrir se o estatuto da sua instituição está em total acordo com as regras vigentes para firmar parcerias com o poder público.

Também é importante conhecer sobre imunidade tributária e isenção fiscal e as condições e aplicações necessárias para evitar que as organizações paguem determinados impostos.

Para isso, contar com um advogado que tenha experiência na área é uma ótima alternativa.

 

A tecnologia como aliada da profissionalização

Não dá mais para ignorar os avanços tecnológicos. Dispositivos como computadores, tablets e celulares são cada dia mais imprescindíveis no nosso cotidiano. Se isso acontece na vida privada das pessoas, por que seria diferente nas empresas e nas organizações?

Dentro do terceiro setor, as ferramentas tecnológicas servem para garantir o controle interno, simplificar as atividades, intensificar o envolvimento com a comunidade, otimizar as campanhas voltadas à obtenção de doações e voluntários e muito mais. Para isso, existem inúmeras soluções que podem ajudar, como presença em redes sociais, adoção do cloud computing e sistemas de gestão.

Quer saber mais sobre como a tecnologia pode auxiliar na profissionalização da sua entidade? Então, entre em contato com o time de especialistas da CodeBit e conheça as diversas soluções específicas para atender às demandas do terceiro setor.

No mais, continue de olho no CodeBlog. Em breve, teremos muitas novidades por aqui.

Um grande abraço!

Envelope fechado

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos