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Terceiro Setor

Arrecadação para o terceiro setor: confira quais são os principais canais.

No terceiro setor, as estratégias de arrecadação são fundamentais para a manutenção das atividades realizadas pelas instituições. Confira os principais canais de arrecadação!

Postado em 24/06/2022

Sem dúvidas, no terceiro setor, as estratégias de arrecadação são fundamentais para a manutenção das atividades realizadas pelas instituições. Por isso, estabelecer formas de obter recursos e apoio é crucial para garantir o bom andamento dos projetos, bem como a saúde e a longevidade das organizações.

Para ajudá-lo (la) nessa missão, nós, da equipe do CodeBlog, listamos os principais canais de arrecadação no terceiro setor. Com eles, é possível planejar ações assertivas para auxiliar na existência e nos projetos de uma ONG. Siga com a leitura e confira.

 

Arrecadação para o terceiro setor: confira quais são os principais canais.

Estratégias de comunicação

Uma boa comunicação é a chave para o sucesso de qualquer organização, principalmente, para aquelas que atuam no terceiro setor.

Afinal, as ONGs dependem, sobretudo, de arrecadações e, portanto, é preciso traçar ações alinhadas e delimitadas para que esses processos ocorram de forma adequada.

Para isso, o primeiro passo é segmentar o público. Procure criar uma lista capaz de concentrar doadores atuais, doadores potenciais, voluntários, colaboradores, patrocinadores, parceiros e fornecedores.

Assim, com essa segmentação, criar campanhas personalizadas e estabelecer uma relação realmente próxima, humanizada e personalizada, é muito mais simples.

Isso porque, ao trabalhar com variadas estratégias de comunicação, provavelmente, você poderá atingir resultados mais satisfatórios das suas ações estratégicas.

 

Indicações

Manter um bom relacionamento com os seus atuais doadores é essencial para intensificar a quantidade de possíveis parceiros. E isso só é possível a partir de uma comunicação assertiva.

Afinal, ao estreitar os laços, manter um bom relacionamento e nutrir as pessoas que já confiam nos serviços desempenhados pela sua instituição, elas podem indicar a sua ONG para amigos, familiares e pessoas próximas, que também podem se tornar doadores.

Dessa forma, é possível mapear seus atuais parceiros e procurar por novas indicações. Esse processo é bem simples: basta entrar em contato com os doadores ativos e solicitar indicações de empresas e pessoas que possam contribuir com as causas adotadas pela sua organização.

Contudo, é importante que essa estratégia seja previamente planejada e conte com o passo a passo preestabelecido, para ajudá-lo (la) a entrar em contato com pessoas que realmente possam ser impactadas e garantir bons resultados para a sua arrecadação.

 

Eventos

Provavelmente, você conhece aquele ditado que diz “quem não é visto, não é lembrado”. Em relação às ONGs, essa máxima pode ser facilmente aplicada à realização de eventos. Afinal, quermesses, bazares, campanhas de doações e leilões contribuem ativamente para o aumento da captação de recursos e para um melhor posicionamento da organização em relação à concorrência.

Além disso, esses canais de arrecadação auxiliam na visibilidade dos projetos e dos demais empreendimentos.

Enfim, essa é uma excelente oportunidade para atrair novos voluntários, patrocinadores, parceiros, etc.

 

Marketing Digital

De fato, ao divulgar os projetos e as atividades desempenhados pela organização, é possível impactar novas pessoas que se sensibilizam com as causas adotadas e que auxiliam a aumentar a arrecadação do Terceiro Setor. Isso porque, a melhor maneira de incentivar as pessoas a contribuírem com os trabalhos é mostrando como os processos são realizados e como eles ajudam a comunidade de maneira geral.

Dessa forma, uma das principais ações, levando em conta o universo conectado em que estamos inseridos, é investir na divulgação on-line, a partir do marketing digital, que concentra soluções focadas no fortalecimento da organização e na atração e na captação de pessoas que carreguem o mesmo sentimento social.

 

Ligações frias

Diferente das ligações quentes (que ocorrem quando já existe um relacionamento), as ligações frias envolvem um contato não solicitado para um possível patrocinador.

Embora muitas pessoas acreditem que tal estratégia seja ultrapassada depois da chegada da internet, o fato é que essa é ainda uma das melhores formas de personalizar as suas ações, justamente pelo contato próximo, que é possibilitado a partir desse canal de arrecadação.

Mas, para isso, é importante que a sua performance seja treinada. Afinal, o sucesso da arrecadação depende daquilo e, principalmente, da forma como você irá se comunicar.

Nesse momento, algumas dicas podem ajudar na sua atuação:

  • saiba com quem você irá falar, para tornar o seu discurso mais assertivo;
  • elabore um roteiro que indique tudo o que você tem a dizer;
  • mantenha uma abordagem clara e objetiva;
  • capriche no início da conversa preparando uma excelente abertura;
  • comece se apresentando e dizendo, com clareza, qual o propósito da sua ligação.

 

Importante: antes de efetuar uma ligação, é fundamental que o doador tenha autorizado o contato com a ONG, uma vez que a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) já está em pleno vigor.

 

Parcerias

É fato que as pessoas se conectam e se identificam, sobretudo, com histórias e, em relação às parceiras, isso não é diferente.

Não é por acaso que as parceiras se tornaram um canal de arrecadação do terceiro setor muito utilizado atualmente. Mas, para isso, a busca por parceiros precisa ser estratégica, e antes de qualquer coisa, você precisa saber quais são os interesses das empresas com as quais está buscando parceria. Isso porque, é interessante que uma empresa se torne parceira de uma ONG que compartilhe da mesma intenção social, para que se crie um verdadeiro sinergismo de ações.

Enfim, gostou de saber mais sobre os principais canais de arrecadação do terceiro setor?

Se esse artigo foi interessante para você, continue de olho no CodeBlog e acompanhe todas as novidades que estão por vir.

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Um grande abraço e até o próximo post!