/// Programação

Programe melhor: 6 dicas para manter a concentração

Confira no CodeBlog algumas dicas simples e essenciais para manter o foco e garantir um processo de trabalho mais produtivo.

Data de Publicação: 29/03/2021

Provavelmente, se você é um programador web, independentemente do seu tempo de carreira ou nível de experiência, deve estar enfrentando uma rotina turbulenta, devido à aceleração dos processos de digitalização das empresas, motivada, em grande parte, pela pandemia. Em meio ao grande volume de tarefas para serem executadas em um curto espaço de tempo, das inúmeras cobranças e de um alto nível de pressão, manter o foco se tornou um grande desafio, principalmente quando as atividades exigem um profundo nível de concentração.

Outro ponto: por mais interessante que seja desenvolver a habilidade de ser multitarefas, a verdade é que priorizar algumas ações é essencial para alcançar o sucesso. E para não se deixar levar por distrações, é importante saber o momento certo de se concentrar em apenas uma operação e identificar o projeto que mais exige atenção naquele momento.

Enfim, quer saber como otimizar o seu trabalho? Então, siga com a gente e confira as dicas que preparamos para você!

1. Estabeleça uma rotina

De fato, quando você trabalha em um escritório e tem horários predefinidos, fica mais fácil seguir uma rotina diária de trabalho.

Entretanto, se você faz parte dos profissionais que aderiram ao trabalho remoto, garantir essa disciplina em casa pode ser um pouco mais complicado, mas, acredite: é igualmente importante.

Portanto, organize os seus horários e as suas tarefas de maneira clara - separe alguns períodos para calls e reuniões, reserve um tempinho para o ócio criativo, liste todas as suas obrigações diárias e evite acessar e-mails ou mensagens fora dos períodos determinados.

2. Liste os seus objetivos diários

Sem dúvidas, independentemente da sua área de operação, é preciso ter em mente que, sem uma meta específica é mesmo complicado manter o foco. Isso porque o objetivo é justamente aquilo que mantém um profissional motivado para realizar o seu trabalho. Por isso, definir as suas metas é primordial para abastecer a sua dose diária de motivação.

3. Escolha as tarefas com cautela e aprenda a dizer não

Como mencionado anteriormente, para manter a concentração, antes de mais nada, é necessário escolher as tarefas com muito cuidado e listá-las previamente no seu checklist. Afinal, o tempo, principalmente para você, programador, é um bem de valor imensurável.

Além disso, é essencial aprender a delegar tarefas e, principalmente, saber dizer “não” para as atribuições que possam tirar a atenção das suas prioridades.

Deixar de lado as atividades que não agregam na sua rotina é uma excelente maneira de evitar se desviar dos afazeres importantes.

Portanto, quando alguém pedir um favor, ou algum cliente solicitar uma entrega de última hora, sempre avalie o impacto que isso terá no seu planejamento.

Se possível, inclua as solicitações não urgentes em uma lista separada e só se concentre nelas depois de cumprir todo o seu planejamento diário.

4. Faça pausas

Para descansar o corpo e revigorar a mente, fazer algumas pausas durante o dia é indispensável. Por isso, programe-se para tirar de 5 a 15 minutos de intervalo entre uma tarefa e outra.

Durante esse tempinho, faça uma leitura leve, um alongamento, uma caminhada, converse com um amigo, prepare um lanchinho ou aproveite a sua própria companhia ao ar livre. O importante é, realmente, reservar um período para descanso e jamais se forçar a manter o foco e a produtividade, até porque, esse tipo de pressão pode comprometer, não só a sua criatividade, como também a sua saúde mental.

5. Cuidado com as distrações

Evitar distrações é uma questão crucial para o sucesso de qualquer trabalho.

Portanto, sempre que iniciar uma tarefa, silencie as notificações do celular, do e-mail e de qualquer outro dispositivo. Também é possível programar uma mensagem automática durante o seu período de trabalho, para informar sobre a sua indisponibilidade.

Além disso, é importante organizar o seu local e espaço de trabalho para prevenir visitas inesperadas. Aposte em avisos como “não perturbe” ou “não entre” e otimize seu desempenho livrando-se, de uma vez por todas, das distrações.

6. Foque em uma tarefa de cada vez

Muitas vezes, fazer várias coisas ao mesmo tempo pode resultar em entregas sem qualidade e tarefas inacabadas. Por isso, concentre-se em uma tarefa de cada vez e só siga para a próxima atividade quando finalizar a anterior.

O ponto ápice da produtividade e, consequentemente do sucesso, está, justamente, em saber como manter o foco, mesmo em meio a uma rotina turbulenta e muito atarefada.

Enfim, curtiu as dicas sobre como manter a sua concentração? Agora que você já tem todas as informações necessárias para otimizar o seu trabalho, coloque-as em prática e conquiste bons resultados.

Ah, e se esse post foi interessante para você, não deixe de compartilhar o conteúdo em suas redes sociais. Com certeza, esses truques podem ser muito úteis para diversos tipos de profissionais.

No mais, continue de olho no CodeBlog, em breve, teremos muitas novidades por aqui.

Um grande abraço e até breve!

Envelope fechado

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos