Codebit - Programando Soluções

Segurança da Informação

Segurança na nuvem: Mitos e verdades para o terceiro setor

No artigo de hoje, vamos desmistificar algumas crenças ou conceitos equivocados que pairam sobre a computação em nuvem e reforçar as razões pelas quais ela é uma aliada revolucionária

Postado em 11/08/2023

A computação em nuvem, ou cloud computing, é uma excelente solução para as organizações do terceiro setor, que precisam garantir total transparência em suas ações e aproximar doadores e voluntários para os seus projetos.

Entretanto, ao contrário das empresas privadas, que intensificam o uso dos recursos tecnológicos de acordo com a demanda, a maior parte das instituições filantrópicas não acompanha as inovações que surgem, seja por resistência dos gestores, falta de conhecimento, ausência de recursos ou por desconfiança a respeito da confiabilidade das práticas e ferramentas.

No artigo de hoje, nós, da equipe do CodeBlog, vamos desmistificar algumas crenças ou conceitos equivocados que pairam sobre a computação em nuvem e reforçar as razões pelas quais ela é uma aliada revolucionária, capaz estreitar os laços entre as entidades e os doadores e ainda assegurar a segurança e transparência necessária aos trabalhos desenvolvidos.

O que é a computação em nuvem?

A computação em nuvem já é uma realidade consolidada no mundo dos negócios, fundamental para otimizar os processos e acelerar a competitividade das empresas. A boa notícia é que a tecnologia não se limita às operações das organizações privadas e também atua como aliada poderosa para tornar as entidades do terceiro setor mais ágeis, flexíveis e eficazes.

Na prática, a nuvem permite acessar e armazenar diversos tipos de arquivos e executar várias tarefas usando dispositivos conectados à internet. Com a solução, arquivos ou aplicativos não precisam ser instalados nos computadores, uma vez que todos os dados se encontram disponíveis em uma rede remota.

Nos últimos anos, houve uma crescente adoção dessa tecnologia entre as instituições do terceiro setor, justamente por conta da maior eficiência ao trabalho colaborativo e da flexibilização do acesso aos dados relacionados aos projetos e à organização.

Mitos e verdades sobre a nuvem para instituição do terceiro setor

Geralmente, as inovações trazem consigo alguns sentimentos de dúvidas e receios, principalmente nas entidades do terceiro setor, que não estão ambientalizadas com a digitalização como as organizações privadas.

Mas, felizmente, a computação em nuvem já foi amplamente testada e, atualmente, é considerada uma solução segura e efetiva para as organizações sociais. Inclusive, durante a pandemia, ela garantiu que muitas ONGs continuassem suas operações, mesmo com os colaboradores e voluntários operando remotamente.

Mas, se você ainda tem dúvidas sobre a confiabilidade e segurança dessa ferramenta, confira a seguir a lista de mitos e verdades que nós, da equipe do CodeBlog, preparamos para ajudá-lo.

Os dados não estão seguros na nuvem:

MITO! ❌

Na verdade, ao migrar os dados de uma instituição para a nuvem, a segurança é reforçada. Afinal, o ambiente cloud, estruturado por provedores confiáveis como a AWS, disponibiliza as tecnologias mais avançadas de segurança da informação, que incluem diversos protocolos de proteção, rotinas de backup e atualizações constantes para assegurar a proteção dos dados.

O backup na nuvem é rápido e seguro

VERDADE! ✅

Por ter a segurança como um dos seus principais diferenciais, o ambiente cloud promove rotinas de backup ágeis e eficientes, que podem ser facilmente customizadas e adaptadas para atender à necessidade de cada instituição.

Investir em segurança na nuvem é caro

MITO! ❌

Por mais que a migração de um ambiente para a nuvem envolva alguns custos, a verdade é que eles devem ser vistos como investimentos, afinal, a solução otimiza o trabalho em equipe, aumenta a produtividade dos colaboradores e ainda fornece toda a segurança necessária para as operações.
Levando em conta o retorno positivo da migração e a possibilidade de personalização e escalabilidade do volume de armazenamento, não há como dizer que essa tecnologia é cara.

A nuvem não é segura para armazenar dados sensíveis

MITO! ❌

A nuvem da AWS, disponibilizada pela CodeBit, por exemplo, integra medidas avançadas de proteção, como criptografia de ponta a ponta e sistemas de autenticação robustos, que garantem a integridade e a confidencialidade dos dados armazenados.

A nuvem promove redução de custos

VERDADE!✅

Com investimento relativamente baixo, justamente por não demandar a aquisição de novos equipamentos, os serviços de nuvem são oferecidos de acordo com a necessidade de cada instituição, justamente para evitar prejuízos.
Além disso, o custo operacional é bem menor do que a compra de máquinas robustas e que, na maioria dos casos, são subaproveitadas e exigem reparos e manutenções frequentes.

Quer ficar por dentro e entender tudo o que a nuvem pode fazer pela sua instituição? Então clique aqui e converse com o time de especialistas da CodeBit - uma das poucas empresas brasileiras parceiras Advanced da AWS - Amazon Web Services: a nuvem mais segura e utilizada no mundo.

No mais, continue de olho no CodeBlog. Em breve, teremos novidades por aqui.

Um grande abraço e até o próximo post!