/// Casos de Sucessos

Case de Sucesso: COMSHALOM

Hospedagem do site com o menor custo possível, com a maior disponibilidade e melhor performance, com o uso de instâncias reservadas EC2. Saiba Mais

Data de Publicação: 16/11/2021

SOBRE:

A Comunidade Católica Shalom é uma Associação Privada Internacional de Fieis, com personalidade jurídica, reconhecida pela Santa Sé com o decreto do dia 22 de fevereiro de 2007, junto ao então Pontifício Conselho para os Leigos (cujas competências e funções são atualmente assumidas pelo Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida). Na mesma data, em 2012, seus estatutos tiveram sua aprovação definitiva.

Presente em dezenas de países do mundo, a Comunidade Católica Shalom é formada por homens e mulheres que, na diversidade das formas de vida presentes na Igreja, engajam-se em uma vida comunitária e missionária com a finalidade de levar o Evangelho de Jesus Cristo a todos os homens e mulheres, especialmente aqueles distantes de Cristo e da Igreja.

 

DESAFIO:

A Comunidade Shalom precisava hospedar seu site institucional principal, além de alguns sub sites, que enfrentavam diversas indisponibilidades devido a estarem hospedados em um data center local. Além do problema de indisponibilidade, a performance era algo que não atingia os padrões necessários para o bom funcionamento do site. Ao migrar para a AWS, a ideia era manter os custos próximos do que já era pago com a melhoria do serviço prestado.

Em busca de um outro provedor que suprisse as necessidades, chegou-se à AWS. Como a CodeBit é um parceiro Amazon Web Services, level Select, e atende outros institutos e fundações, a AWS nomeou a CodeBit como parceiro responsável pelo projeto.

Em 2020, houve a necessidade de migrar toda a estrutura existente dos sites para a AWS, além de criar a integração contínua (Deploy automatizado) de todas as aplicações. Esta solução deveria atender com a melhor performance e o menor custo possível, e após um estudo, a Codebit sugeriu a solução que melhor supria estes desafios.

 

SOLUÇÃO:

Definiu-se que a solução para hospedar o site com o menor custo e com a maior disponibilidade e melhor performance possível seria o uso instâncias reservadas EC2, utilizando grupos auto escaláveis, além do RDS como serviço de banco de dados.

Amazon Elastic Compute Cloud (Amazon EC2) é um serviço computacional que permite o dimensionamento ideal do servidor a ser utilizado para cada necessidade.

Amazon Relational Database Service (Amazon RDS) é um serviço gerenciado pela AWS para a hospedagem de banco de dados.

 

RESULTADOS:

• Redução drástica nas instabilidades.

• Identificação de queries lentas ao usar o RDS Performance Insights.

• Melhora na performance de todos os sites.

• Manutenção dos custos em comparação à hospedagem antiga.

 

Com isso, houve diversos benefícios como:

Aumentar automaticamente o tamanho – ao configurarmos um grupo auto escalável, o ambiente cresce e diminui o tamanho conforme a carga de trabalho atual, evitando o superdimensionamento de recursos.

Alta disponibilidade – a Amazon Web Services garante a alta disponibilidade de seus serviços ao ter diversos data centers em uma mesma região, além da qualidade de seus equipamentos que raramente falharão.

Análise de performance – O serviço de análise de performance do banco de dados auxilia na identificação de queries e picos de consumo do banco de dados, além de auxiliar diretamente o desenvolvedor da aplicação a corrigir erros que consomem recursos em excesso.

Envelope fechado

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos