O cenário corporativo atual é movido por volatilidade e competitividade, por isso, para se manterem ativos, os negócios precisam, cada vez mais, buscar maneiras de impulsionar a eficiência, otimizar processos, simplificar tarefas repetitivas e, é claro, reduzir custos.
Diante desse contexto, a nuvem surge como uma alternativa inovadora para substituir os servidores físicos, liberar espaço, aumentar a integração entre as equipes, viabilizar o trabalho remoto, romper barreiras geográficas e ainda libertar os gestores da necessidade de investir em hardwares próprios, caros e obsoletos que, por vezes, demandam manutenções frequentes e complexas.
Também conhecido como cloud computing, o serviço de computação, baseado na internet, sintetiza as maiores demandas corporativas a partir do armazenamento de dados e das redes de aplicações em ambientes compartilhados.
Ou seja, além de armazenar arquivos, aplicativos, documentos e softwares com segurança, sem comprometer a capacidade de memória dos equipamentos, a solução ainda disponibiliza acessos simultâneos, a qualquer hora ou lugar, dependendo apenas de um aparelho com conexão com a internet, seja por meio dos dados móveis ou redes Wi-Fi.
Sem dúvidas, terceirizar o gerenciamento em nuvem é um excelente caminho para as organizações experimentarem a automação e, ainda, economizarem tempo e dinheiro.
Mas, se você ainda não está convencido de todas as vantagens proporcionadas pela terceirização do Cloud Computing, siga com a leitura e confira, no CodeBlog, todos os benefícios competitivos que essa ação estratégica pode gerar para o seu negócio.
5 motivos para terceirizar o gerenciamento em nuvem
Escalabilidade sob medida
Todos os negócios têm algo em comum: precisam acompanhar as demandas e tendências do mercado para sobreviver. Para isso, contar com escalabilidade é fundamental.
Os recursos em nuvem, principalmente os disponibilizados pela AWS (Amazon Web Services), são altamente escaláveis e permitem que as empresas dimensionem recursos e funcionalidades de acordo com projetos ou necessidades pontuais.
Essa é uma questão decisiva para a promoção de automatização de processos, principalmente considerando que, dentro das organizações, as cargas de trabalho variam ao longo do tempo e são influenciadas por fatores externos ou sazonais.
Com a nuvem da AWS, empresas dos mais variados níveis e tamanhos podem dispor de total flexibilidade para adicionarem ou removerem recursos com facilidade, garantindo uma automação eficiente, independentemente do cenário em que estão inseridas.
Segurança e conformidade
Para que os processos sejam automatizados de maneira assertiva e bem-sucedida, a segurança é um fator inegociável, especialmente, na realidade atual e digital, em que as empresas lidam com grande volume de dados sensíveis dos seus clientes, colaboradores ou fornecedores a fim de manterem suas operações.
Ao contrário dos servidores físicos, que estão sujeitos a falhas, desastres naturais, furtos e extravios de arquivos ou informações, os servidores terceirizados, como os disponibilizados pela AWS e comercializados pela CodeBit, reforçam a segurança de todos os dados armazenados no ambiente com provedores confiáveis, integrados às mais avançadas tecnologias de segurança da informação, como protocolos de proteção, rotinas backup e atualizações.
Economia de tempo e dinheiro
Com recursos escaláveis e customizáveis, a terceirização do cloud computing, quando implementada por provedores confiáveis e renomados, como a AWS, ainda proporciona economia de tempo e dinheiro às organizações.
Afinal, com a redução da necessidade de estrutura física, facilidade de integração, escalabilidade eficiente e digitalização de tarefas manuais, os negócios libertam os profissionais de TI de tarefas burocráticas e repetitivas, reduzem falhas e retrabalhos, garantindo uma operação mais enxuta, econômica e, principalmente, eficaz.
Monitoramento e análise
Diferentes dos servidores físicos, que são mais propensos a falhas capazes de provocar a interrupção de processos e, até mesmo, gerar prejuízos financeiros às organizações, os recursos promovidos pelo ambiente cloud são robustos e permitem análises de monitoramento constantes.
Na prática, ao terceirizar a gestão na nuvem, os gestores podem acompanhar toda a performance do time e corrigir possíveis falhas antecipadamente.
Outro ponto positivo é que essa solução também auxilia na identificação de áreas de melhorias, possibilitando a otimização contínua das tarefas e das entregas.
Adaptabilidade
Quando se trata de adaptação e inovação, a gestão terceirizada em nuvem também é uma excelente aliada. Isso porque, ao contrário das organizações que mantêm servidores em data centers próprios e enfrentam complexidades, demoras e riscos na hora de promover mudanças, a nuvem oferece uma abordagem muito mais ágil e eficiente, em que os próprios técnicos realizam configurações remotas, evitando interrupções de processos e garantindo que as atualizações passem a funcionar em pouco tempo.
Além disso, com a nuvem, o time não precisa se preocupar com todo o upgrade tecnológico do hardware, já que o próprio prestador de serviço se responsabiliza em viabilizar o melhor ambiente possível para atender às demandas dos clientes.
Com tantos benefícios, é certo que a terceirização do gerenciamento em nuvem é uma decisão estratégica para otimizar e decolar os processos, a visibilidade e o alcance da sua empresa no mercado.
Com o time de especialistas da CodeBit, você aproveita todas as vantagens da nuvem mais completa do mercado e ainda conta com suporte completo nos processos de migração, auxílio em treinamentos, capacitação, assistência para dúvidas sobre produtos AWS, arquitetura e, até mesmo, no estudo da migração para a nuvem AWS.
Todo esse processo é desenvolvido com total respeito ao histórico de investimento em TI de cada organização, para atender prontamente às demandas atuais do mercado em conformidade com o orçamento programado.
Clique aqui, acesse o site da CodeBit e veja como é fácil migrar para a nuvem AWS agora mesmo!
No mais, continue de olho no CodeBlog. Em breve, teremos novidades por aqui.
Um grande abraço e até o próximo post!