A chegada da computação em nuvem transformou a forma como as empresas fazem e desenvolvem os seus negócios. Por conta da facilidade promovida pela solução, milhares de organizações vêm migrando para a nuvem e experimentando mais segurança e proteção nas funções de TI, gerenciamento de dados, armazenamento e compartilhamento de arquivos, sistemas e muito mais.
Entretanto, por ser uma ferramenta relativamente nova, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre os serviços. Pensando nisso, nós, do CodeBlog, criamos este artigo, focado nos questionamentos mais comuns que recebemos. Vem com a gente conferir!
Como funciona o cloud computing?
A nuvem integra uma série de servidores que representam um amplo dispositivo de armazenamento e processamento de dados, permitindo total elasticidade em todos os recursos fornecidos.
Com o cloud computing, é possível alocar os recursos dos servidores interligados para sua utilização e personalizar a capacidade de processamento de acordo com a demanda, com a segurança adequada e sem a necessidade de reinstalações ou manutenções frequentes.
Gera economia?
Sim!
Com recursos escaláveis e customizáveis, o cloud computing, quando implementado por provedores confiáveis e renomados, como a AWS, ainda proporciona economia de tempo e dinheiro às organizações.
Afinal, com a redução da necessidade de estrutura física, facilidade de integração, escalabilidade eficiente e digitalização de tarefas manuais, os negócios libertam os profissionais de TI de tarefas burocráticas e repetitivas, reduzem falhas e retrabalhos, garantindo uma operação mais enxuta, econômica e, principalmente, eficaz.
É seguro?
Ao contrário dos servidores físicos, que estão sujeitos a falhas, desastres naturais, furtos e extravios de arquivos ou informações, os servidores terceirizados, como os disponibilizados pela AWS e comercializados pela CodeBit, reforçam a segurança de todos os dados armazenados no ambiente, com provedores confiáveis, integrados às mais avançadas tecnologias de segurança da informação, como protocolos de proteção, rotinas backup e atualizações.
As operações são escaláveis?
A capacidade de escalabilidade é uma das principais vantagens da nuvem, isso porque permite que seus utilizadores aumentem e reduzam a capacidade das máquinas de maneira simples e descomplicada. Na prática, essa vantagem proporciona mais elasticidade e otimiza os processos de maneira geral.
É confiável e gerenciável?
Sim!
Considerando que os serviços de cloud computing são disponibilizados 24 horas por dia e 7 dias por semana, as empresas que apostam na tecnologia contam com processos constantemente gerenciados, confiáveis e consistentes.
O Armazenamento é ilimitado?
Na nuvem, a capacidade de armazenamento, além de escalável, é praticamente ilimitada.
Por isso, não há necessidade de se preocupar com o espaço e a memória, como ocorre com os sistemas físicos.
Como é feito o backup na nuvem?
Prático, moderno e funcional, o backup em nuvem tem ganhado bastante adesão, tanto pelos usuários comuns, quanto pelas grandes organizações.
O sistema integra o armazenamento de dados em um data center, que é administrado por um terceiro ou uma prestadora de serviço contratada para essa finalidade.
Além de descomplicar os processos corporativos, o chamado “cloud backup” ainda oferece inúmeros benefícios, se comparado aos HDs externos.
Isso porque, ao contrário do backup físico, a solução garante o armazenamento de todas as informações em um local totalmente seguro contra roubos, extravios e desastres naturais.
Focada na acessibilidade, a ferramenta não requer qualquer tipo de manutenção de software ou hardware associados ao backup para que possa operar.
Além disso, o backup em nuvem é sinônimo de mobilidade e permite que todos os dados sejam acessados de qualquer dispositivo conectado à internet, como tablets, smartphones, desktops etc.
Também é possível restringir os acessos e personalizar as permissões para garantir que os documentos sejam vistos, editados ou compartilhados apenas por pessoas autorizadas.
Quais são os tipos de cloud computing?
Nuvem pública
Também chamada de Public Cloud, na Nuvem Pública, os provedores de serviços terceirizados apresentam os recursos e serviços aos usuários via on-line.
Dessa forma, as informações dos clientes, bem como a segurança relacionada, concentram-se na infraestrutura de propriedade dos provedores e serviços.
Entre os principais provedores de nuvem pública destacam-se Amazon, AWS, Microsoft Azure e Google Cloud Platform.
Nuvem Privada
A Private Cloud, ou nuvem privada, envolve um sistema que fornece recursos parecidos com os da Nuvem Pública, mas, nesse caso, os serviços e as informações são gerenciadas pela organização ou por terceiros, somente para manter a organização do cliente.
Além disso, nesse formato, a infraestrutura conta com mais controle e acompanhamento, para reduzir possíveis problemas relacionados à segurança.
Nuvem Híbrida
Como o próprio nome já indica, a Nuvem Híbrida (ou hybrid cloud) é a combinação entre a nuvem pública e a privada, porém não necessariamente de fornecedores distintos.
Também é importante destacar que a decisão de executar os serviços em uma nuvem pública ou privada depende de inúmeros fatores, como a sensibilidade dos dados, as certificações do setor e padrões, os regulamentos etc.
O que é possível migrar para a nuvem?
A resposta é, basicamente, tudo! Afinal, a nuvem AWS é marcada, principalmente, pela versatilidade. Por isso, é uma excelente aliada dos negócios que desejam experimentar mais eficiência e inovação nos processos.
Mas, antes de sair migrando para a nuvem, é fundamental realizar um planejamento prévio e personalizado, para identificar, principalmente, ferramentas que não podem ser migradas, seja por restrições técnicas, como requisitos específicos de hardware ou software, ou, até mesmo padrões de segurança e conformidade que inviabilizam a migração.
Se depois de esclarecer as principais dúvidas sobre a nuvem, você pretende adequar a sua empresa a um ambiente de cloud computing com confiabilidade e segurança, conte com a CodeBit. Nosso time de especialistas oferece, junto com a AWS (Amazon Web Services) diversas soluções que garantem o suporte que a sua instituição precisa durante toda a jornada, desde a compreensão do nível de maturidade tecnológica, até a implementação de ambientes cloud com alta eficiência e baixo custo operacional.
Clique aqui, acesse o site e confira todos os serviços oferecidos para dar suporte e auxiliar nos processos de implementação e manutenção do modelo de nuvem.
No mais, continue de olho no CodeBlog. Em breve, teremos muitas novidades por aqui.
Um grande abraço e até o próximo post.