Codebit - Programando Soluções

Computação em Nuvem

Computação em nuvem: o que é fundamental para as PMEs?

A computação em nuvem se estabiliza como uma grande aliada para a otimização de processos, redução de custos, melhoria da produtividade e, principalmente, para automatização e digitalização das rotinas.

Postado em 20/09/2023

A revolução proporcionada pela computação em nuvem (ou cloud computing) impactou empresas dos mais variados nichos e tamanhos. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, essa tecnologia não se limita apenas às operações dos grandes negócios e pode desempenhar um papel fundamental para a manutenção e a sustentabilidade das Pequenas e Médias Empresas, que precisam sobreviver em um ambiente cada vez mais competitivo, onde a agilidade, capacidade de adaptação e eficiência operacional são fatores essenciais.

Nesse contexto, a computação em nuvem se estabiliza como uma grande aliada para a otimização de processos, redução de custos, melhoria da produtividade e, principalmente, para automatização e digitalização das rotinas. Não restam dúvidas de que a nuvem é a tendência do momento. Além disso, as projeções são otimistas e indicam que, nos próximos anos, a popularidade da ferramenta deve aumentar ainda mais.
De acordo com uma pesquisa desenvolvida pela empresa de consultoria Gartner, a expectativa é que o mercado de serviços em nuvem atinja faturamento de US$ 1 trilhão, até 2026. Os números, estratosféricos, reforçam o poder dessa solução, capaz de revolucionar a realidade operacional das pequenas e médias empresas, sem demandar que as organizações extrapolem seus limites orçamentários.

Computação em nuvem: o que é fundamental para as PMEs?

É certo que as pequenas e médias empresas enfrentam inúmeros desafios para se estabelecerem e se destacarem no mercado brasileiro, marcado pela volatilidade, pelo dinamismo e pela competitividade. Mas, a boa notícia é que, nesse contexto, a computação em nuvem surge como uma resposta eficaz e estratégica para ajudar os negócios a superarem obstáculos e alcançarem um novo nível de eficiência.
Isso ocorre devido a inúmeros fatores, dos quais, destacamos os três principais.

1. Redução de custos

As pequenas e médias empresas têm necessidades específicas e, muitas vezes, orçamentos mais enxutos. Ao escolher o ambiente em nuvem, essas organizações podem experimentar uma redução de custos considerável.

Afinal, a implementação dos sistemas é flexível, personalizável e livre de despesas relacionadas às manutenções, atualizações, ou aquisições de softwares e hardwares caros.
No ponto de vista financeiro, essa é uma solução extremamente vantajosa para as PMEs, capaz de permitir que elas direcionem seus recursos com mais eficácia, rumo à digitalização.

2. Acesso remoto

Muitas pequenas e médias empresas operam em sistemas de home office ou modelos híbridos, por isso, é necessário garantir um acesso remoto eficaz, capaz de permitir que elas continuem trabalhando em qualquer momento, sem barreiras ou restrições físicas.
Com a nuvem, os colaboradores podem acessar arquivos, sistemas e plataformas, mesmo fora do ambiente corporativo, bastando apenas uma conexão on-line.
Essa acessibilidade abre portas para um novo patamar de flexibilidade e produtividade.

3. Segurança de dados

Para se estabelecer no mercado, as pequenas e médias empresas precisam promover e disseminar uma cultura organizacional baseada em conformidade e transparência e, para isso, devem, obrigatoriamente, prezar pela segurança dos dados.
Nesse contexto, recorrer ao ambiente cloud é uma excelente opção. Afinal, a nuvem oferece soluções respaldadas por tecnologias de ponta, garantindo o armazenamento e o manuseio seguros das informações e protegendo todos os dados sensíveis dos colaboradores, clientes e parceiros de uma organização.

Conclusão

Por mais que os três fatores citados acima sejam imprescindíveis para todas as organizações, eles são ainda mais importantes para as pequenas e médias empresas, que não podem abrir margem para erros e precisam se adequar às transformações digitais com eficiência, para que possam aproveitar de todas as vantagens estratégicas, comerciais e operacionais promovidas pela digitalização.

E a sua empresa, já está colhendo os frutos de todos esses benefícios?

Se você quer descobrir como a computação em nuvem pode ajudar na decolagem do seu negócio, clique aqui, acesse o site da CodeBit, conheça nossos serviços, nosso time de especialistas e descubra as soluções personalizadas para atender à sua demanda.

No mais, continue de olho no Codeblog. Em breve, teremos novidades por aqui.

Um grande abraço e até o próximo post!