/// Empresas

Responsabilidade Social. Você sabe o que é isso?

Saiba quais as características de uma instituição socialmente responsável e como colocar o conceito em prática.

Data de Publicação: 30/11/2020

Atualmente, muito se fala em responsabilidade social. De fato, uma das maiores razões para isso se concentra no próprio mercado - movido por consumidores cada vez mais exigentes.

Hoje em dia, no momento de escolher um produto ou uma marca , o cliente não compara somente os preços, muito pelo contrário, ele vai além, observa a qualidade e, principalmente, o comprometimento das empesas com a sociedade de maneira geral. Por isso, as instituições que aplicam práticas duvidosas, provavelmente, vão para o fim da fila no quesito preferência de compra.

Esse é um comportamento natural, visto que o consumidor moderno é bem informado e sabe que conta com diversas opções de produtos para suprir as suas necessidades.

Por este (e tanto outros) motivos, é necessário que líderes, gestores empresariais, e até mesmo fundadores de instituições do terceiro setor tenham sensatez na condução de seus negócios e na construção das suas imagens. Portanto, é de suma importância que as companhias desenvolvam ações que enalteçam a responsabilidade social.

Mas, como fazer isso? O que é, de fato, ser socialmente responsável? Siga com a gente e confira a seguir, no post do CodeBlog.

Afinal, o que é responsabilidade social?

Sobretudo, uma empresa ou instituição socialmente responsável preza pelo bem-estar de todos. Tanto dos seus colaboradores, quanto das pessoas que adquirem seus produtos e/ou serviços. Contudo, esse tipo de valor deve ser genuíno, com a única intenção de impactar positivamente as pessoas ao redor.

É fundamental pensar no aspecto comunitário, justamente porque: qualquer empresa é formada por pessoas. Pessoas que trabalham, pessoas que administram, pessoas que fazem negócios, pessoas que fornecem e pessoas que consomem.

No âmbito empresarial, o conceito mais aplicado é o RSC (Responsabilidade Social Corporativa) que envolve um tipo de responsabilidade direcionada às questões internas e ao ambiente de negócios, junto aos colaboradores.

Além do RSC, outro conceito bastante utilizado é o RSE (Responsabilidade Social Empresarial) que abrange não somente o ambiente interno na empresa, como também, analisa os impactos negativos que ela causa na comunidade local. Saiba mais sobre eles a seguir:

RSE: Em suma, a RSE atua na promoção de otimizações constantes da organização para gerar mais valor aos seus stakeholders (ou, grupos de interesse) e, a partir deles, tornar-se mais competitiva. Por isso, o conceito RSE aplica-se à estrutura interna, que deve ser focada na criação de valores entre os colaboradores e nos princípios básicos de justiça, integridade e qualidade de vida e também à estrutura externa, a partir da geração de bens para os stakeholders, ascensão do reconhecimento social e corporativo e desenvolvimento de um ambiente favorável para a expansão do negócio no mercado.

RSC: A RSC se enquadra em quatro áreas distintas: ética e governança, qualidade de vida corporativa, compromisso com a comunidade e a preservação do meio ambiente. Todas essas questões fazem parte dos princípios do Pacto Global, com objetivo de apoiar e promover uma série de valores fundamentais voltados aos diretos humanos, de acordo com normas laborais e ambientais.

A importância da responsabilidade social

Não é segredo que o mercado muda constantemente. As últimas transformações foram marcadas pelas novas tendências de consumo, que envolvem minimalismo, sustentabilidade e redução de impactos. Se os consumidores estão mudando, as empresas precisam acompanhar essas mudanças para se adequarem ao mercado.

A responsabilidade social também está entre maiores tendências do momento, afinal, de uns tempos para cá, os consumidores estão mais dispostos em adquirir serviços e produtos de empresas e instituições que se preocupam com os funcionários, que arcam com as suas dívidas e que se preocupam com o meio ambiente e com a comunidade ao redor. Isso porque, quando uma instituição mostra comprometimento com os fatores internos e externos que envolvem a sua atuação, as pessoas se sentem mais seguras e confiantes para negociar com ela.

Portanto, uma empresa socialmente responsável, além de ter uma reputação melhor, conquista grandes talentos, atrai mais fornecedores e investidores e ainda se torna altamente competitiva.

4 dicas para se tornar uma empresa socialmente responsável

Agora que você já sabe as maiores vantagens e a importância da adoção da responsabilidade social nas empresas, confira algumas dicas simples para aplicar o conceito no dia a dia da sua instituição.

1. Reduza os impactos ambientais

Analise todo o processo de fabricação dos produtos ou prestação de serviços e priorize a utilização de matérias-primas recicláveis ou menos poluentes. Além disso, elimine os copos descartáveis, as impressões desnecessárias e faça a separação do lixo reciclável.

2. Eduque o seu público-alvo

Faça mais do que vender produtos ou serviços, ofereça ações educativas em formatos de lives ou palestras online com temas que tenham relação com a sua instituição, como sustentabilidade, educação financeira, etc.

3. Promova ações de voluntariado

Crie ações que incentivem o seu time de funcionários a realizar alguns trabalhos voluntários em prol da comunidade. Uma boa ideia é realizar visitas em orfanatos, casas de idosos ou arrecadar alimentos e contribuições para distribuição de cestas básicas.

4. Faça doações para instituições

Com certeza, existe alguma instituição filantrópica que tenha tudo a ver com os princípios da sua empresa, pesquise sobre ela e faça doações recorrentes, seja para contribuir para a redução da desigualdade social, número de animais abandonados, garantir alimentação básica, educação, saúde, etc. O importante é adotar uma causa para ajudar aqueles que vivem com muito pouco.

Enfim você, gostou de saber um pouquinho mais o que é responsabilidade social e como aplicar o conceito dentro da sua empresa? Conte para nós nos comentários e continue de olho no CodeBlog, em breve, teremos muitas novidades por aqui. Um grande abraço a todos!

Envelope fechado

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos