/// Terceiro setor

Como ampliar a captação de recursos no terceiro setor?

Você sabe como ampliar os recursos para seu projeto social? Veja, neste post, algumas estratégias para superar esse desafio!

Data de Publicação: 11/08/2020

Quem trabalha no terceiro setor precisa saber como ampliar a captação de recursos. Afinal de contas, eles são necessários para tornarem as causas sociais uma realidade. Outra, quanto maior o apoio às iniciativas e aos projetos, maior será o número de pessoas atendidas, não é mesmo?

Responda com sinceridade: você encontra dificuldades na hora de trazer mais apoiadores para sua causa? Se sim, não precisa se desesperar. Sabemos que essa tarefa não é tão simples. A boa notícia é que os desafios podem ser superados com algumas estratégias.

Neste post, vamos mostrar quais são os principais desafios e dar dicas chave de como ampliar a captação de recursos para sua ONG. Veja!

Quais são os desafios ao captar recursos?

Vamos aos principais desafios da captação de recursos no terceiro setor? Dê uma olhada e veja se batem com sua realidade:

  • Falta de conhecimento de possíveis apoiadores sobre a causa;
  • Resistência dos apoiadores por causa de mensagens pouco efetivas;
  • Ausência de dados para formular uma mensagem efetiva.

Como ampliar a captação de recursos?

Saber como ampliar a captação de recursos não é tão simples, mas os desafios podem ser superados com algumas estratégias importantes. Ao lançar mão delas, você certamente vai engajar mais pessoas em sua causa.

Anote as dicas a seguir!

Crie um plano de ação

Sim, como tudo na vida, planejamento é fundamental. Afinal, medidas bem orientadas facilitam o trabalho da equipe, que saberá como lidar com imprevistos e desafios. O seu plano de ação deve conter itens como:

  • O público-alvo;
  • Os pontos fortes da sua entidade;
  • O modo como a mensagem deve ser formulada para cada canal;
  • Uma descrição das principais metas;
  • A definição de responsabilidades de todos os envolvidos na ação de captação de recursos.

Conheça o perfil de potenciais apoiadores

Você tem os dados sobre o perfil das pessoas com maior potencial para doar para o seu projeto? Se não, deveria. Com eles, seus esforços para arrecadar recursos podem ser muito menores. Inclusive, algumas informações são úteis na hora de saber com quem entrar em contato para ajudar em determinada iniciativa. Já parou para pensar nisso?

Conseguir essas informações é um trabalho que deve ser feito aproveitando-se de todas as fontes que possam ser úteis. Explore os registros de parceiros antigos e as que estão presentes em redes sociais, por exemplo. Isso permitirá criar um perfil completo sobre quem tem mais interesse na sua causa e provavelmente doaria para uma campanha da sua organização.

Faça conversas frente a frente

Arrecadar recursos é quase como fazer a venda de um produto. Por isso, procure sempre o contato frente a frente. Se não for possível o encontro presencial, realize chamadas de vídeo pela internet. Conversas diretas reduzem as barreiras emocionais e tornam mais efetiva a sua mensagem. Assim, você tem mais chances de sucesso em sua abordagem.

Realize campanhas em redes sociais

Sem dúvida, as campanhas em redes sociais são uma das formas mais efetivas de captar recursos. Mecanismos de marketing direcionado garantem que sua mensagem chegue às pessoas certas. O baixo custo operacional é uma grande vantagem desses canais.

Por que ter uma boa presença online é importante?

Para arrecadar recursos, você precisa chegar às pessoas certas. Uma das formas de alcançar esse objetivo é contar com o apoio da internet . Aliás, ao utilizar o meio online, podemos levar nossa mensagem para todo o planeta

Isso é incrível!

Você, que trabalha no terceiro setor, deve investir em sua presença online. Afinal, todas as estratégias de captação que citamos são aplicáveis na web. Com ela, seu contato pode ser mais flexível, inovador e capaz de surpreender possíveis apoiadores.

Agora, sim, você sabe como ampliar a captação de recursos. Viu como existem diferentes maneiras de trazer mais apoiadores para sua ONG? Vale lembrar que todas elas são complementares. Utilize as estratégias que listamos para aumentar o número de apoiadores e tornar os seus projetos uma realidade. Boa sorte!

Envelope fechado

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos