/// Empresas

Método Lean e Cloud Computing: um match estratégico para a eficiência empresarial

As metodologias ágeis envolvem um conjunto de práticas e comportamentos empresariais que promovem mais agilidade e flexibilidade

Data de Publicação: 30/10/2023

As metodologias ágeis envolvem um conjunto de práticas e comportamentos empresariais que promovem mais agilidade e flexibilidade, direcionando o foco das equipes para a experiência e a satisfação do cliente.
Nesse contexto, um dos métodos mais conhecidos é o chamado Lean, que surgiu nos anos 50, como uma filosofia de gestão, diretamente da fábrica da Toyota (montadora de carros japonesa) e, desde então, é reconhecido por sua eficiência e versatilidade, uma vez que, pode ser replicado por empresas de diversos nichos e em vários processos.

Quer saber mais sobre o Método Lean e descobrir por que a sua integração com o cloud computing é um match estratégico para a eficiência empresarial? Então, siga com a leitura e confira o artigo que nós, da equipe do CodeBlog, preparamos para você.

Por dentro do método Lean

O objetivo central da metodologia Lean é eliminar desperdícios, diminuir custos, aumentar a produtividade e garantir uma entrega de máxima qualidade para o cliente final.
Traduzindo o conceito em uma palavra, o melhor termo para defini-lo seria "enxuto". Na prática, o Lean é uma ferramenta muito importante no arsenal de práticas de gestão de projetos e processos de TI. Afinal, permite uma abordagem mais eficiente e orientada por dados, essencial em um setor altamente dinâmico e pautado por inovações constantes.

O método é apoiado por diferentes princípios como:

Identificação de valor

Compreender a demanda e as dores do cliente e, então, voltar os esforços do time para que todos se concentrem naquilo que mais importa: as entregas e os resultados.

Mapeamento do fluxo de valor

Identificar os processos e analisar onde os desperdícios de tempo e recursos estão concentrados.

Criação de fluxos contínuos

Eliminar gargalos e otimizar a eficiência dos processos

Implementação de sistemas de produção puxada

Os sistemas de produção puxada determinam que o fluxo de trabalho permaneça sempre estável. Para isso, é preciso garantir que as equipes direcionam suas atribuições de tarefas com mais rapidez e menos esforço.
Além disso, um novo trabalho só deve ser iniciado se houver demanda, justamente para reduzir a sobrecarga e otimizar os custos de armazenamento.

Busca pela melhoria contínua

Por não ser uma metodologia estática, o Lean demanda esforço e monitoramento constante para promover o aperfeiçoamento das entregas.
Por esse motivo, todos os colaboradores devem estar envolvidos na adoção do método. Para facilitar as mensurações a avaliações, existe uma série de técnicas que identificam o que a equipe já fez, o que precisa fazer, quais desafios podem surgir e de quais formas os membros podem otimizar seus processos de trabalho.

Como o cloud computing impulsiona o método Lean:

1. Acesso ininterrupto e remoto aos programas e redes internas

O cloud computing proporciona acesso constante a aplicativos, arquivos e sistemas, a partir de qualquer lugar do mundo, bastando apenas uma conexão com a internet e um login autorizado.
Essa disponibilidade é essencial para empresas que buscam implementar o Lean. Afinal, com essa solução, os funcionários de uma organização podem colaborar de maneira eficaz, mesmo em locais remotos, permitindo melhor gestão de projetos e eliminação de atrasos na comunicação.

2. Ampla capacidade de armazenamento de dados

O armazenamento em nuvem oferece uma capacidade quase ilimitada de armazenamento de dados e isso é fundamental para empresas que precisam coletar e analisar informações para aprimorar seus processos.
Além disso, elimina a necessidade de investir em infraestrutura de armazenamento local, aumentando a economia de recursos.

3. Redução de custos com softwares, hardwares e servidores

Sem dúvidas, uma das maiores vantagens do cloud computing é a redução de custos. Ao adotar a nuvem, as empresas não precisam mais investir intensamente em softwares, hardwares e servidores caros. Tudo é gerenciado remotamente pelo provedor de serviços cloud.

4. Tecnologia, disponibilidade, escalabilidade e inovação:

O cloud computing oferece tecnologia de ponta, possibilitando que as organizações estejam sempre atualizadas com as últimas inovações.
Somando a esse fato, é também uma solução pautada pela escalabilidade, por isso, os usuários podem aumentar ou reduzir os recursos de acordo com as suas necessidades. Essas e tantas outras vantagens da nuvem contribuem para a criação e manutenção de um ambiente adequado para a adoção bem-sucedida do Lean, considerando a busca por redução de desperdícios, custos e a eficiência nas operações, que norteiam o conceito.

A combinação de uma filosofia de gestão enxuta com a flexibilidade e a tecnologia do cloud computing é a chave para maximizar as entregas, os resultados e o sucesso dos negócios.
E você, já está experimentando essa união para alcançar o máximo de eficiência e entregar valor aos clientes?

Quer descobrir tudo o que a nuvem pode fazer pela sua empresa e como implementar uma migração segura e otimizada?

Então clique aqui e converse com o time de especialistas da CodeBit - uma das poucas empresas brasileiras parceiras Advanced da AWS - Amazon Web Services: a nuvem mais segura e utilizada no mundo.

No mais, continue de olho no CodeBlog. Em breve, teremos novidades por aqui.

Um grande abraço e até o próximo post!

Envelope fechado

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos