/// DEV

Por que tirar a certificação AWS? Quais os benefícios?

A AWS apresenta inúmeras certificações que atuam na comprovação das especialidades requisitadas pelo mercado. Acesse e saiba mais!

Data de Publicação: 19/01/2022

Por que tirar a certificação AWS? Quais os benefícios?

Levando-se em conta que a certificação em nuvem chegou, de fato, para ficar, é fato que os Certificados AWS são a chave para um empreendimento bem-sucedido. Afinal, a Amazon é reconhecida como a maior player de serviços em cloud de todo o mundo.

Portanto, para proporcionar serviços ainda mais especializados para as empresas que dependem essencialmente da tecnologia, a AWS apresenta inúmeras certificações que atuam na comprovação das especialidades requisitadas pelo mercado.

Desde as mais básicas, até as mais completas e avançadas, as certificações auxiliam, não só no reconhecimento das companhias, como também no destaque de profissionais que desejam garantir boas vagas no mercado de trabalho.

Quer saber mais sobre elas? Então, siga com a leitura e confira o artigo que a equipe do CodeBlog preparou para você:

 

Sobre a certificação AWS:

A certificação AWS oferece aos profissionais diversos benefícios como: reconhecimento de suas funções como especialistas e fornecedores de soluções apropriadas, satisfação profissional, mais chances de empregabilidade e melhor remuneração.

Descubra a seguir o que é necessário para garantir a certificação na AWS:

 

Os 4 Níveis de certificações da AWS Certification:

Foundational:

Tido como o nível iniciante, o Foundational é voltado para profissionais que estão aprendendo sobre os processos em nuvem e atuam em áreas comerciais de empresas. Dessa forma, a certificação assegura que o usuário é capaz de discutir ideias, apresentar serviços e oferecer soluções que possam auxiliar no desenvolvimento dos projetos.

 

Sobre a avaliação:

Para se certificar no nível Foundation, o candidato deve realizar a Cloud Practitioner, que é a avaliação mais básica de todas as áreas.

Indicada para profissionais iniciantes como arquitetos, desenvolvedores, colaboradores ou gestores comerciais que tenham, no mínimo, seis meses de conhecimento básico da indústria e da nuvem AWS.

 

Associate:

O segundo nível é mais técnico que o primeiro e integra grande parte dos especialistas que desenham e sustentam ambientes na AWS.

Para garantir a certificação Associate, é necessário dispor de um conhecimento intermediário sobre os serviços mais comuns oferecidos pela nuvem, como segurança, logs e gestão de identidades.

O certificado assegura que o usuário é capaz de elaborar ambientes de produção, otimizá-los, apurá-los e corrigi-los.

 

Sobre a avaliação:

Para se certificar no nível Associate e obter também os certificados de Architect, SysOps e Developer, é necessário realizar uma avaliação mais técnica que, geralmente, exige do candidato um ano de experiência com resolução de problemas e implementação de soluções utilizando a nuvem AWS.

 

Professional

O terceiro nível atua na certificação de conhecimentos em cenários complexos da arquitetura e operação. Por esse motivo, é indicado para profissionais mais experientes na AWS, como aqueles que dominam os padrões e antipadrões de cada projeto.

 

Sobre a avaliação:

Para se certificar no nível Professional e obter também os certificados de Solutions Architect e DevOps é preciso, antes de tudo, ser um profissional altamente experiente e ter, no mínimo, dois anos de vivências diretas na elaboração de projetos, operações e soluções de problemas utilizando a nuvem AWS.

Na maior parte dos casos, os profissionais de operações e desenvolvimento são os mais adequados para obtenção das certificações.

 

Specialty:

O quarto e último nível comprova o conhecimento especializado em uma área de atuação, de acordo com todos os seus padrões e antipadrões. Para finalidade de parcerias, são solicitadas certificações do nível Professional.

 

Sobre a avaliação:

Para garantir a certificação Specialty é necessário atuar em serviços específicos como Security, Machine Learning, Data Base, Data Analytics etc. Além da apresentação do certificado Professional.

 

Como agendar a avaliação

Antes de se submeter à avaliação oficial, é indicado que o profissional seja aprovado em um teste simulado. Depois disso, pode solicitar o agendamento do Portal de Treinamento e Certificação da AWS.

Caso seja o primeiro acesso ao portal, é necessário fazer um cadastro ou login. Já dentro da plataforma, é possível visualizar uma listagem dos exames atuais e seus respectivos valores. Feito isso, basta clicar no botão “Schedule New Exam” e preencher os formulários solicitados.

As avaliações podem ser feitas de forma presencial, em um centro de exames, ou de maneira remota, em que um examinador analisa a prova a partir de uma câmera digital.

 

Benefícios da AWS:

Distintivos digitais

Para obter acesso imediato aos eventos exclusivos de certificação, patrocinados pela AWS, os usuários certificados podem apresentar suas conquistas a partir de distintivos digitais, que são incluídos em suas assinaturas de mídias sociais e e-mail.

 

Descontos em exames

Usuários certificados ganham um voucher de desconto de 50% na inscrição para renovação de certificação ou demais avaliações.

 

Convite para eventos

Além de receberem convites para recepções de agradecimento regionais, os profissionais certificados podem utilizar seu distintivo digital para obter acesso exclusivo aos lounges da AWS Certification no AWS re:Invent e em eventos selecionados da Conferência da AWS.

 

Comunidade global AWS Certified

Acesso ilimitado à comunidade AWS Certified no Influi Tive e total interação com seus pares.

 

Loja do AWS Certified

Acesso e desbloqueio aos produtos exclusivos certificados pela AWS.

 

Enfim, gostou de descobrir por que tirar a certificação AWS e quais os benefícios?

Se esse artigo foi interessante para você, continue de olho no blog da CodeBit e não perca nenhuma notícia, dica ou conteúdo relacionado ao universo tecnológico.

Um grande abraço e até o próximo post!

Envelope fechado

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos