/// Terceiro Setor

Como funciona e quais são as vantagens do voluntariado online?

Saiba o porquê formar um time de voluntários online pode ser vantajoso para a sua organização. Descubra lendo este post!

Data de Publicação: 03/08/2020

A tecnologia pode nos ajudar em várias tarefas do dia a dia, não é mesmo? De fato, ela reduz distâncias e melhora a nossa produtividade. No terceiro setor, sua importância também é grande. Aliás, você pode utilizá-la para promover o voluntariado online. Que tal?

Ter um time de voluntários que se engajam em meios digitais é um meio eficiente para atingir um público cada vez maior. Eles podem auxiliar em rotinas administrativas, na comunicação com possíveis doadores ou na busca por mais apoiadores.

Mas assim como o trabalho presencial, a equipe precisa ser gerenciada com cuidado e uma boa estratégia. Quer saber mais sobre o assunto? Então, prossiga com a leitura!

O que é o voluntariado online?

É uma estratégia de trabalho focada em meios digitais. Pois é, ela permite que pessoas se envolvam em causas sociais sem sair de casa. Essa iniciativa pode auxiliar no alcance de um público cada vez maior, mesmo em tempos de distanciamento social. Bacana, concorda?

Podemos pensar um time de voluntários online como se fosse uma equipe de trabalho remoto em uma empresa. As comunicações, as reuniões e a troca de informações sempre são mediadas por ferramentas tecnológicas. Assim, todos podem ficar a par de tudo e contribuir de maneira integrada com sua causa.

Por que investir nessa abordagem é uma boa ideia?

Investir em um time de voluntariado online pode mudar a forma como sua organização se posiciona. Afinal, você terá à sua disposição mais um canal para comunicar ideias e buscar doadores. Além disso, mais pessoas serão engajadas em seus projetos.

Os custos também são menores, já que não há tanta necessidade de se deslocar para realizar reuniões, por exemplo. Ao mesmo tempo, decisões podem ser tomadas rapidamente, o que garante um baixo tempo de resposta a qualquer desafio.

Agora, o que talvez seja o mais importante: o número de pessoas que podem trabalhar ao seu lado e buscar apoiadores será cada vez mais ampliado. E então, que tal começar agora mesmo a se preparar para formar e engajar uma equipe de voluntários online?

Como a tecnologia pode ajudar a formar um time de voluntários?

Uma das principais tendências de TI é a transformação digital. Ao ser levada para mais ambientes, a tecnologia revoluciona a forma como atuamos e nos relacionamos. Trabalhar em um espaço mais flexível e com alta mobilidade é, hoje, mais simples.

Isso, sem dúvida, afeta a maneira como as ONGs se organizam. Agora, ter um time capaz de trabalhar remotamente é algo que pode ser feito com baixo risco e mais eficiência. Basta investir nas tecnologias e nas pessoas certas, é claro, para colher os frutos esperados.

A computação na nuvem , as ferramentas de gestão e os mobile apps são apenas alguns exemplos que podemos citar. Juntos, eles garantem aos times a capacidade de se comunicarem e trocarem informações. Mesmo que todos estejam geograficamente distantes, manter as equipes alinhadas e em busca dos mesmos objetivos já não é mais um entrave.

Na busca por novos voluntários, as redes sociais são o melhor caminho. Utilize anúncios direcionados para levar a sua mensagem até as pessoas com maior chance de se envolverem nas suas causas. Dessa maneira, você conseguirá formar um time robusto e com pessoas realmente envolvidas em seus projetos.

Ter um time de voluntariado online é útil e vantajoso em qualquer situação, ainda mais em época de distanciamento social. Só atente para que as ferramentas suportem o tipo de interação desejado e, de fato, contribuam para bons resultados. Você e sua organização só têm a ganhar ao usar a tecnologia para engajar mais pessoas em favor de seus ideais.

Gostou do post? Se sim, compartilhe-o em suas redes sociais para que mais pessoas conheçam esse meio de se envolver em causas sociais!

Envelope fechado

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos