Codebit - Programando Soluções

Computação em Nuvem

Afinal, o que é possível migrar para a nuvem?

Graças aos recursos oferecidos pela ferramenta, servidores, armazenamento, banco de dados e muito mais, são entregues sob demanda.

Postado em 22/11/2023

Nome do Autor

Funcional, prática e altamente escalável, não é por acaso que a computação em nuvem (também conhecida como cloud computing) tem revolucionado os processos empresariais.

Graças aos recursos oferecidos pela ferramenta, servidores, armazenamento, banco de dados e muito mais são entregues sob demanda, atendendo às necessidades de cada negócio de maneira personalizada.

Outra grande vantagem é que, ao adotar os serviços em nuvem, as empresas garantem economia considerável, já que, não precisam manter seus arquivos em servidores ou data centers e ainda contam com a possibilidade de alocar recursos adicionais, pagando apenas pelo que for utilizado.

Por esses e tantos motivos, as organizações que desejam otimizar a integração dos colaboradores, reduzir custos, falhas e retrabalhos, garantir operações remotas e obter mais competitividade, têm priorizado a migração para a nuvem.

Nesse contexto, a nuvem AWS (desenvolvida pela Amazon Web Services e comercializada pela CodeBit), é tida como uma das melhores alternativas do mercado. Considerada uma das principais plataformas de nuvem pública, oferece soluções abrangentes, flexíveis e escaláveis, que podem ser aplicadas em empresas dos mais variados nichos e dimensões.

Mas, você sabe tudo o que é possível migrar para a Cloud AWS? Se ainda não, siga com a leitura e confira a lista completa que preparamos para você!

Afinal, o que é possível migrar para a nuvem? 

A resposta é, basicamente, tudo! Isso porque, a nuvem AWS é marcada, principalmente, pela versatilidade, sendo, portanto, uma excelente aliada dos negócios que desejam experimentar mais eficiência e inovação nos processos.
Mas, antes de sair migrando para a nuvem, é fundamental realizar um planejamento prévio e personalizado, para identificar, sobretudo, ferramentas que não podem ser migradas, seja por restrições técnicas, como requisitos específicos de hardware ou software, ou, até mesmo padrões de segurança e conformidade que inviabilizam a migração.

Confira a seguir, alguns exemplos de dados, estruturas e arquivos que podem ser migrados para a cloud AWS:

Infraestrutura como Serviço (IaaS)

Excelente alternativa para empresas que desejam implementar soluções de TI escaláveis, a IaaS é um recurso disponível especificamente na infraestrutura da computação.
Com ela é possível migrar todos os servidores físicos para a nuvem, garantindo espaço praticamente ilimitado e libertando-se de preocupações com as manutenções e as atualizações de hardwares. Afinal, todos esses processos são de responsabilidade do provedor da nuvem AWS.

Armazenamento em nuvem

A AWS oferece diversos serviços de armazenamento como o Amazon S3, capaz de armazenar os mais variados tipos de dados, sistemas e informações, com escalabilidade, disponibilidade, segurança e performance.
Com ele, é possível armazenar e proteger qualquer quantidade de dados como data lakes, aplicações nativas da nuvem e aplicações móveis. Tudo isso com otimização de custos, organização de dados e controle de acessos.

Aplicações e Software

Mais do que arquivos, informações e dados sensíveis, a nuvem AWS também permite a migração de aplicativos e softwares de forma estratégica. Com o Amazon EC2, é possível executar máquinas virtuaisapps com eficiência e ainda garantir a capacidade de escalar recursos e funcionalidades, conforme necessário.
Essa é uma excelente solução para lidar com picos de tráfego ou expandir as operações com flexibilidade e agilidade!

Banco de dados

Sem dúvidas, os dados são elementos fundamentais para o sucesso e a manutenção de todo e qualquer negócio. E a boa notícia é que também é possível migrar bancos de dados completos para a nuvem AWS, com total eficiência e escalabilidade.
O Amazon RDS permite a simplificação e o aprimoramento do gerenciamento de banco de dados. Além disso, ainda oferece backups automatizados, escalabilidade fácil e monitoramento abrangente, garantindo proteção total às informações e auxiliando no crescimento sustentável dos negócios.

Por que migrar para a nuvem?

Economia

Na nuvem AWS, você paga apenas pelos recursos que realmente utiliza e elimina despesas com hardware, manutenção e atualizações.

Escalabilidade

Possibilidade de ajustar recursos, capacidade de armazenamento e funcionalidades, conforme a demanda, garantindo que sua empresa esteja sempre preparada para crescer.

Segurança avançada

Migrar para a nuvem AWS também é uma maneira de manter a sua empresa segura e protegida. Afinal, essa solução, além de refinar e modernizar a infraestrutura de TI, também segue e disponibiliza as melhores práticas para reforçar a proteção dos softwares e aplicativos contra as possíveis invasões de hackers e cibercriminosos, como a implementação de políticas de segurança, governança e proteção de conformidade - indispensáveis para as operações.

Acesso remoto

Com a nuvem AWS, os colaboradores podem acessar arquivos, sistemas e plataformas, mesmo fora do ambiente corporativo, bastando apenas uma conexão on-line. Essa acessibilidade abre portas para um novo patamar de flexibilidade e produtividade.

Migre para a nuvem AWS com a Codebit!

Se depois de conferir todos os benefícios de migrar para a nuvem AWS você decidiu levar a sua empresa para o futuro, conte com o CloudOps Migration, uma solução desenvolvida pelo time de especialistas da CodeBit, que apoia o processo de migração e oferece suporte em treinamentos, capacitação, dúvidas sobre produtos AWS, arquitetura e, até mesmo, no estudo da migração para a nuvem AWS.

Com o CloudOps Migration, todo o ambiente necessário é devidamente configurado, para que as aplicações estejam em pleno funcionamento em um ambiente nuvem AWS, seguro, escalável, disponível e com custos controlados em um processo realizado sempre a quatro mãos.

Todo esse processo é desenvolvido com total respeito ao histórico de investimento em TI de cada organização, para atender prontamente às demandas atuais do mercado, em conformidade com o orçamento programado.

Clique aqui, acesse o site da CodeBit e migre para a nuvem AWS agora mesmo!

No mais, continue de olho no CodeBlog. Em breve, teremos novidades por aqui.

Um grande abraço e até o próximo post!