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Cinco razões que comprovam porque a tecnologia é decisiva para as instituições do terceiro setor

Cinco razões que comprovam porque a tecnologia é decisiva para as instituições do terceiro setor

Data de Publicação: 15/03/2023

Cinco razões que comprovam porque a tecnologia é decisiva para as instituições do terceiro setor

As organizações sem fins lucrativos não têm apenas ações filantrópicas em comum. Infelizmente, a principal semelhança entre essas instituições é a falta de investimento em tecnologia. Ao contrário das empresas privadas, que intensificam o uso dos recursos tecnológicos continuamente, a maior parte das entidades do terceiro setor não acompanha as inovações que surgem constantemente nem o comportamento dos consumidores - que também é impactado por elas.
Isso ocorre, principalmente, por conta da falta de recursos financeiros para investir em atualizações.
Por mais que o orçamento apertado seja um obstáculo, é preciso encontrar maneiras de reverter essa situação. Afinal, o mundo está cada dia mais digitalizado, e as ONGs que desejam continuar alcançando e impactando pessoas que se identificam ou que necessitam do trabalho prestado por elas, precisam se adaptar aos novos modelos disponíveis para se comunicar com o público-alvo.
Além disso, é preciso destacar que as tecnologias não apenas ajudam no alcance do trabalho e na divulgação dos projetos de uma instituição, como também podem ser aliadas da produtividade da equipe. A transformação digital viabilizou uma série de ferramentas que facilitam os processos e promovem economia de tempo, como, por exemplo, os softwares de gestão, os sistemas colaborativos, a computação em nuvem, a inteligência artificial e muito mais.
Além de propulsar a inovação, existem diversas soluções tecnológicas desenvolvidas para tornar os sistemas operacionais mais claros e menos burocráticos. Por meio da digitalização de processos, a equipe de voluntários ou colaboradores de uma instituição consegue operar de maneira mais eficaz e mais assertiva.

Quer descobrir as razões pelas quais a tecnologia é decisiva para as instituições do terceiro setor? Então, siga com a leitura e confira o artigo que a equipe do Codeblog preparou para você.

Cinco razões que comprovam porque a tecnologia é decisiva para as instituições do terceiro setor:

1. Maior eficiência, produtividade e disponibilidade

O trabalho manual, baseado em papel, caneta e planilhas extensas, além de suscetível a falhas e pouco sustentável, ainda faz com que a sua equipe de voluntários ou colaboradores perca tempo, o qual poderia ser investido em outras atividades.
Por isso, ao invés de deixar o seu time 'preso' em processos administrativos extremamente burocráticos e trabalhosos, o ideal é apostar em ferramentas tecnológicas como, por exemplo, a computação em nuvem. Ela permite o acesso e o armazenamento de inúmeros arquivos e a execução de tarefas por meio de dispositivos conectados à internet.
Com essa solução, os arquivos ou aplicativos não precisam ser instalados nos computadores que são usados dentro da empresa, uma vez que todos os dados se encontram disponíveis em uma rede remota.
Ao adotar o serviço digital, uma instituição pode utilizar as suas ferramentas e salvar todo o trabalho feito para acessá-lo posteriormente de qualquer lugar e horário. Assim, fica muito mais fácil manter as operações independentemente do local onde os colaboradores estão inseridos.

2. Transforma a cultura organizacional e reduz falhas humanas

Quando a tecnologia é adotada de dentro para fora, isto é, inicialmente nos processos internos e, posteriormente, nos processos externos, uma instituição transforma a sua cultura organizacional e consegue enxergar o melhor caminho para expandir a sua capacidade tecnológica e alcançar, atrair e atender um maior número de pessoas.
Outro ponto positivo é que, ao automatizar processos, os riscos de ocorrência de falhas humanas são visivelmente reduzidos. Com isso, os apoiadores poderão observar uma administração de maior qualidade, uma gestão mais transparente e, consequentemente, aumentar o nível de confiança na sua organização.

3. Aumento nas doações

As pessoas se acostumaram com a digitalização. Reflexo disso é a extinção dos orelhões (telefones de uso público), bem como das listas telefônicas, dos DVDs e aparelhos de fax. Não cabe mais acreditar que os doadores continuarão se submetendo aos processos burocráticos para continuar contribuindo com as instituições.
O momento atual pede que as entidades se adequem aos novos comportamentos de consumo e apostem em inovações estratégicas para reter e fidelizar doadores como, por exemplo, os softwares de doação, que operam de forma totalmente on-line. É uma forma que as organizações do terceiro setor têm de obter doações sem que os doadores precisem sair de casa, garantindo-lhes praticidade e segurança.

4. Reduz o retrabalho

Quando os colaboradores precisam desempenhar uma tarefa mais de uma vez, eles perdem um tempo precioso que poderia ser investido em outras atividades como captação de possíveis doadores e parcerias com patrocinadores.
Mas, a boa notícia é que a tecnologia também é uma grande aliada para evitar o retrabalho. Nesse cenário, grandes exemplos de soluções são programas e softwares direcionados à gestão interna como: controle de caixa, contas a pagar, validação de dados, emissão automática de boletos, prestação de contas, relatórios de indicadores e várias outras funcionalidades que automatizam os processos, garantem mais rapidez, segurança e reduzem os riscos de falhas.

5. Melhora a comunicação interna

Por fim, mas não menos importante, é certo que uma comunicação alinhada é essencial para que uma entidade saiba para onde direcionar seus esforços e trace um paralelo claro sobre onde está e em que lugar pretende chegar.
Dentro de uma organização, a comunicação interna permite que os profissionais e voluntários trabalhem de maneira conjunta e totalmente alinhada com as metas e objetivos estabelecidos. Nesse cenário, investir em tecnologias focadas na otimização dos canais de comunicação é prezar pela fluidez e pela garantia de que a mensagem do emissor chegará de maneira clara ao receptor.

Soluções tecnológicas para o terceiro setor

Ao adotar uma visão de longo prazo e incluir os recursos tecnológicos viáveis, as instituições do terceiro setor podem se tornar mais resilientes e colher bons frutos com o tempo, tanto no desenvolvimento de projetos, quanto na manutenção dos serviços prestados por meio da otimização do trabalho colaborativo, levantamento de recursos e promoção de debates sobre causas sociais e ambientais.
Quer saber mais sobre como a tecnologia pode auxiliar nos processos internos e externos da sua entidade? Então, entre em contato com o time de especialistas da CodeBit e conheça as diversas soluções específicas para atender todas as demandas do terceiro setor.

No mais, continue de olho no CodeBlog. Em breve, teremos muitas novidades por aqui.

Um grande abraço!

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