/// Computação em Nuvem

Mobile Cloud: descubra o que é e quais são os benefícios

Depois do cloud computing ter se estabelecido no cenário corporativo, agora é a vez da Mobile Computing, que está em plena ascensão no contexto empresarial. Saiba mais!

Data de Publicação: 06/12/2021

Se, em um primeiro momento a computação em nuvem foi vista com certa resistência e desconfiança, é fato que, com o passar do tempo (e o aprimoramento das suas funcionalidades) a solução se firmou como uma ótima ferramenta para otimizar processos, reduzir custos, garantir escalabilidade e oferecer mais segurança aos processos empresariais.

Depois do cloud computing ter se estabelecido no cenário corporativo, agora é a vez da Mobile Computing, que está em plena ascensão no contexto empresarial.

Quer saber mais sobre a tecnologia queridinha do ecossistema business? Então, siga com a leitura e confira, no artigo que a equipe do CodeBlog preparou para você, o que é mobile cloud e quais são os principais benefícios oferecidos pela ferramenta.

 

Afinal, o que é mobile cloud?

Também conhecida pela sigla MCC, a Mobile Cloud envolve uma combinação entre a computação em nuvem, a computação móvel e a rede sem fio para oferecer soluções computacionais avançadas aos usuários móveis,aos operadores de rede e aos fornecedores de computação em nuvem.

De fato, o maior propósito da tecnologia é promover a execução de vários aplicativos móveis avançados em um grande número de dispositivos móveis, para permitir o acesso à nuvem a partir do telefone celular e melhorar, ainda mais, a produtividade das equipes.

 

Os maiores benefícios oferecidos pela mobile cloud

1. Flexibilidade

A mobile cloud permite não apenas o armazenamento, mas também a recuperação de dados em qualquer lugar, por meio de um dispositivo conectado à internet.

Assim, é possível acessar e, até mesmo, modificar rapidamente as informações presentes na nuvem sempre que for necessário realizar algum tipo de operação.

No contexto empresarial, levando em conta que a maioria das organizações está migrando suas aplicações de missão crítica para a mobile cloud, a solução disponibiliza a qualquer colaborador que tenha acesso autorizado a execução de tarefas de maneira totalmente remota.

 

2. Suporte

Considerando que a computação em nuvem suporta inúmeras plataformas diferentes para a execução dos seus aplicativos, é possível utilizar a mobile cloud independentemente do sistema operacional do seu dispositivo. Dessa forma, todo o processo fica bem mais simples e totalmente livre de qualquer burocracia.

 

3. Disponibilidade

Graças às funcionalidades oferecidas pela computação em nuvem, as empresas conseguem manter suas estruturas de TI disponíveis praticamente em tempo integral.

Mas, com a chegada da Mobile Cloud, usufruir dessa alta disponibilidade da melhor forma é ainda mais fácil. Afinal, é possível acessar qualquer dado, a qualquer momento.

Outro ponto positivo é que a solução ainda proporciona a possibilidade de salvar as informações e de acessar de forma off-line, sempre que for necessário.

 

4. Economia

Da mesma forma que o cloud computing, a mobile cloud também tem seus custos baseados na demanda e no uso das funcionalidades. Por isso, é possível contratar um plano que atenda à sua demanda, pagar somente pelos serviços que utilizar e garantir considerável redução de custos com equipamentos e manutenções.

 

5. Backup e proteção

Capaz de realizar o backup na nuvem de maneira totalmente automatizada, o aplicativo de mobile cloud garante total segurança e proteção às informações armazenadas.

Dessa forma, ao contrário do armazenamento local, em casos de roubos, furtos, desastres naturais ou quaisquer tipos de avarias, os seus dados continuarão intactos e devidamente preservados.

 

6. Recuperação de dados

Por fim, mas não menos interessante, caso qualquer desastre ocorra, não há motivos para entrar em desespero. Isso porque, a mobile cloud promove a recuperação dos dados também nos dispositivos móveis.

Contudo, para que isso ocorra, é preciso estar conectado à internet e garantir que o dispositivo tenha espaço de armazenamento suficiente.

Além disso, é necessário seguir alguns procedimentos específicos, que podem ser feitos de qualquer local.

Enfim, curtiu descobrir o que é a mobile cloud e quais os benefícios oferecidos pela tecnologia?

Se você quer saber mais sobre a solução e entender como ela pode transformar os processos da sua empresa, clique aqui e entre em contato com o time de especialistas da Codebit.

Será um grande prazer dialogar com você.

No mais, continue de olho no Codeblog. Em breve, teremos muitas novidades por aqui.

Um grande abraço e até o próximo post!

Envelope fechado

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos