Codebit - Programando Soluções

Tecnologia

Outsourcing de TI: 5 razões para adotar o serviço

Na prática, essa solução abrange um panorama completo de entregas externas de serviços, recursos e ferramentas, desenvolvidos e executados por especialistas.

Postado em 18/03/2024

Se até pouco tempo os recursos tecnológicos ofereciam apenas um suporte para os processos empresariais, agora, eles se tornaram aliados indispensáveis para as organizações que buscam soluções práticas, prevenção e resolução de problemas e oportunidades de expansão.

Considerando que, no cenário atual, o alcance e o sucesso de um empreendimento estão diretamente relacionados com o uso adequado de tecnologias, o questionamento que fica é: como garantir operações automatizadas, modernas e atualizadas sem precisar aumentar a estrutura interna do negócio?
A resposta é mais simples do que você imagina: com o outsourcing de TI.

Diante desta realidade, quer descobrir o que é a prática e por que você deve adotá-la? Então, está no lugar certo!
Siga com a leitura e acompanhe o artigo que nós, da equipe do CodeBlog, preparamos para você.

Outsourcing de TI: o que é?

A palavra “outsourcing”, em inglês, é literalmente traduzida para o português como “terceirização” - mas o conceito vai muito além disso.

Afinal, o outsourcing de TI não envolve apenas a contratação de empresas ou profissionais prestadores de serviços. Na prática, essa solução abrange um panorama completo de entregas externas de serviços, recursos e ferramentas, desenvolvidos e executados por especialistas.

Pode incluir um serviço único, como ocorre no modelo IaaS (Infraestrutura como serviço) ou reunir contratos específicos, centralizados e gerenciados para promover diversos benefícios às operações corporativas (como, por exemplo, a integração entre SaaS - Software como Serviço e PaaS - Plataforma como Serviço).

Independentemente do modelo escolhido, o objetivo principal é substituir a infraestrutura de servidores físicos e licenças de software por serviços de locação, baseados em custos mensais previsíveis.

Outsourcing de TI: 5 razões para adotar o serviço:

Agora que você já sabe do que se trata o outsourcing de TI, é hora de descobrir por que este serviço pode ser um grande diferencial competitivo para o seu negócio.

1. Redução e controle de custos:

Sem dúvidas, manter uma estrutura física e própria de TI envolve custos significativos e manutenções constantes, tanto com equipamentos, quanto em relação ao capital humano. 
Ao adotar o outsourcing, além de poupar tempo e dinheiro nos processos de recrutamento, uma organização ainda consegue potencializar o seu lucro com menores gastos indiretos, visto que, ao experimentar as assinaturas simplificadas, não será preciso investir em equipamentos caros que raramente serão utilizados.
Isso porque, nesses casos, a provedora da solução fica encarregada em proporcionar toda a estrutura necessária para implementação, manutenção e atualização dos sistemas e recursos alocados.

2. Escalabilidade e segurança

Todos os negócios têm algo em comum: precisam acompanhar as demandas e tendências do mercado para sobreviverem e prosperarem. Para isso, contar com escalabilidade é fundamental.
Nesse cenário, o outsourcing de TI é uma solução altamente escalável, que permite o dimensionamento de recursos e funcionalidades de acordo com projetos ou necessidades pontuais.
Com o serviço, uma organização se liberta da preocupação de aumentar ou reduzir a equipe para lidar com a demanda de segurança ou gestão das informações. Afinal, todas essas questões ficam concentradas no time especializado da empresa provedora.

3. Qualificação e suporte

Uma grande vantagem em adotar o outsourcing de TI é contar com apoio externo de profissionais especializados, com habilidades diferenciadas e totalmente capacitados para operarem os sistemas e resolverem, rapidamente, qualquer tipo de falha.
Com este serviço, os chamados são respondidos rapidamente e, como resultado, as operações internas não precisam ser interrompidas, os riscos são reduzidos e a eficiência operacional é consideravelmente intensificada.

4. Com tarefas otimizadas e riscos minimizados, os gestores ganham mais liberdade

Um dos principais motivos que levam as empresas a adotarem o outsourcing de TI é que as tarefas são, na maior parte das vezes, feitas e entregues de forma mais rápida e eficiente.
Além disso, ao direcionar processos mais críticos, como avaliações e análises de risco, para especialistas, uma organização pode aprimorar a sua capacidade de planejar e prevenir falhas potenciais.
Quando os processos de suporte são adequadamente direcionados, toda a equipe de uma organização ganha mais liberdade para concentrar seus esforços e sua capacidade no fortalecimento e na melhoria dos produtos e serviços prestados.

5. Implementação ágil de novas tecnologias

Por fim, mas não menos importante, diferente de uma equipe de TI interna, que precisa lidar, simultaneamente com suporte, manutenções e estratégias, ao adotar o outsourcing, os especialistas conseguem buscar por avanços e inovações de maneira mais rápida. Afinal, essas empresas estão sempre prontas para usar toda a sua estrutura e expertise no oferecimento dos melhores serviços e soluções aos clientes.

Conclui-se, portanto, que, com tantos benefícios, a adoção do outsourcing de TI é, sem dúvida, uma decisão estratégica para otimizar e decolar os processos, a visibilidade e o alcance da sua empresa no mercado.

Assim sendo, com o time de especialistas da CodeBit, você aproveita todas as vantagens da nuvem mais completa do mercado e ainda conta com suporte completo nos processos de migração, auxílio em treinamentos, capacitação, assistência para dúvidas sobre produtos AWS, arquitetura e até mesmo, no estudo da migração para a nuvem AWS.

Todo esse processo é desenvolvido com total respeito ao histórico de investimento em TI de cada organização, para atender prontamente às demandas atuais do mercado em conformidade com o orçamento programado.

Clique aqui, acesse o site da CodeBit e veja como é fácil migrar para a nuvem AWS agora mesmo!

No mais, continue de olho no CodeBlog. Em breve, teremos novidades por aqui.