/// Tecnologia

Tenha seu próprio sistema e diga adeus às mensalidades altas!

Confira as principais vantagens de ter um sistema próprio e sem mensalidades. É simples, rápido e muito mais econômico.

Data de Publicação: 19/04/2021

Devido à competitividade do mercado atual, é fundamental que as organizações não governamentais, bem como as pequenas e médias empresas, saibam administrar os seus recursos de maneira eficiente.

Para isso, um sistema corporativo, feito sob medida, pode agir como um encurtador de caminho para que as instituições atinjam o êxito. Afinal, esse tipo de solução, além de reduzir custos relacionados às operações, ainda integra todos os processos dentro de uma única plataforma.

Além disso, vale destacar que essas ferramentas oferecem acesso aos dados que auxiliam no planejamento estratégico, nas tomadas de decisões e no gerenciamento como um todo, a partir da adequação das necessidades das companhias.

Outro fator importante é que qualquer empresa ou organização pode ter um sistema próprio, mesmo que não conte com uma equipe de tecnologia interna para mantê-lo operante e atualizado.

Portanto, se você faz parte dos gestores que, mesmo com um sistema implantado, ainda precisa elaborar planilhas para garantir o controle das informações, recorrer ao Word, ou pedir constantes atualizações à empresa locadora do sistema que, na maior parte das vezes, sempre cobra um valor à parte pelo serviço prestado ou leva muito tempo para atender às suas solicitações, saiba que já está mais do que na hora de otimizar as suas rotinas corporativas com um sistema elaborado exclusivamente para atender às demandas da sua companhia ou organização.

Nesse contexto, os sistemas implementados sob medida (Acadêmico, Eclesiástico, Financeiro, Ministerial, EAD, ERP, SAD, SAEs, SIG, STP, etc.), como os oferecidos pela Codebit, que levam em conta todas as necessidades empresariais para o desenvolvimento do negócio, são excelentes simplificadores de processos internos e podem, inclusive, impactar na visão externa de uma companhia. Siga com a gente e confira, no CodeBlog, o que são esses sistemas, como eles operam e quais são as suas principais vantagens.

O que é um sistema corporativo sob medida?

Resumidamente, um sistema corporativo sob medida é um software personalizado, elaborado conforme as necessidades do cliente. Diferente das ferramentas padronizadas de gerenciamento empresarial, essa plataforma é planejada e executada de acordo com as medidas da empresa, para atender, especificamente, às suas particularidades.

Ou seja, esses sistemas não são comprados prontos. Pelo contrário, eles são desenvolvidos por encomenda, levam em conta diversos pontos como o ramo de atividade da companhia, a metodologia aplicada, as rotinas cotidianas e oferecem todos os recursos e funcionalidades que uma organização precisa. Dessa forma, não é necessário contratar sistemas complementares.

Como funciona?

De fato, a maior diferença entre um sistema genérico e um sistema corporativo sob medida é que, na segunda opção, o usuário terá acesso apenas aos recursos e ferramentas de que realmente precisa, de maneira personalizada. Com a implementação de um sistema corporativo sob medida, todos os integrantes de uma companhia podem participar ativamente dos projetos desenvolvidos. Além disso, também é possível escolher o layout mais funcional, inserir e remover ferramentas e recursos.

Em relação aos métodos de pagamentos, o software pode tanto ser comprado pela companhia, quanto fornecido mediante ao pagamento de assinatura (quando é utilizado o licenciamento de utilização). No segundo caso, o fabricante do software realizará cobranças mensais e anuais, e, ainda, realiza a correção da mensalidade levando em consideração o índice IGPM, que, por exemplo, no ano de 2021, ultrapassou os 20% de correção.

Sistema corporativo sob medida: qual a sua importância?

Sem dúvidas, a quantidade de informações geradas e armazenadas pelas empresas é cada dia maior. Por isso, o gerenciamento e a centralização desses dados são ações essenciais para assegurar a boa condução dos processos gerenciais, operacionais e administrativos – o que é possível a partir da adoção de um sistema corporativo sob medida.

Em resumo, a plataforma concentra e disponibiliza ao gestor todos os dados das atividades da companhia. Dessa forma, o administrador pode obter informações de maneira simples para as tomadas de decisão.

Normalmente, dados referentes ao planejamento, ao estoque, à precificação, à fabricação de produtos, à contabilidade, às vendas e ao relacionamento com os clientes são inclusos na ferramenta, que pode ser customizada de acordo com os processos internos de cada empresa ou organização.

No geral, esse software descomplica os negócios e, muitas vezes, se torna um investimento capaz de garantir a competitividade da organização perante o mercado.

Vantagens de um sistema corporativo sob medida

1. Personalização

Como mencionado anteriormente, todo o desenvolvimento de um sistema corporativo sob medida é feito com base na demanda da empresa ou da instituição, a partir do acompanhamento dos gestores junto aos desenvolvedores.

Para isso, toda a metodologia de trabalho é avaliada, bem como as estratégias de negócios e as rotinas de cada departamento. Assim, é possível identificar as melhores funcionalidades para assegurar a otimização dos processos.

2. Tempo de implementação reduzido

Ao contrário dos softwares genéricos, em que a empresa precisa interromper as suas atividades para que os testes e implementações necessárias sejam feitos, no caso dos sistemas corporativos sob medida, a implementação é realizada por partes, justamente para que todos os módulos necessários sejam devidamente desenvolvidos. Além disso, toda a integração é feita de acordo com um cronograma que define as instalações e os prazos.

Dessa forma, além de não impactar no desenvolvimento da empresa, o período de implementação também é consideravelmente menor se comparado ao das plataformas prontas.

3. Redução das resistências

Embora a maior parte das pessoas tenha algum tipo de resistência às mudanças, com a implementação de um sistema corporativo sob medida isso pode ser minimizado, afinal, todos os usuários estarão envolvidos no processo de criação. Assim, com a união de todas as sugestões apresentadas pela equipe, é possível criar uma ferramenta intuitiva e mais fácil de ser utilizada.

4. Melhor comunicação

Com a participação de todos os colaboradores envolvidos no projeto, ocorre, naturalmente, o compartilhamento e a transferência de conhecimentos, de habilidades e de experiências entre os gestores e os colaboradores. Essa prática pode ser uma ótima aliada para garantir a otimização da comunicação da sua equipe.

5. Redução de custos

Por fim, mas não menos importante, como o sistema corporativo sob medida apresenta apenas os recursos e ferramentas que serão úteis para a empresa ou instituição, os clientes pagam custos menores e mais justos pelos produtos.

Além disso, por causa da sua longa vida útil, esse investimento rapidamente “se paga” por conta das soluções oferecidas. Em outras palavras, paga-se menos por aquilo que é realmente útil.

Enfim, esse artigo o (a) convenceu a instalar um sistema corporativo sob medida na sua organização? Caso tenha interesse ou alguma dúvida, entre em contato e saiba mais sobre os sistemas desenvolvidos pela CodeBit. Eles podem ser acessados de qualquer lugar do mundo e de qualquer dispositivo, além disso, todos os servidores são seguros, mantidos na AWS (Amazon Web Services), monitorados 24h por dia e estão em total acordo com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

Também é importante destacar que todos os sistemas são desenvolvidos em linguagem open source – ou código aberto – todos os códigos são de propriedade do cliente, que tem acesso livre a eles. Por fim, ao contratar qualquer software da CodeBit, a sua plataforma será desenvolvida por profissionais especializados, e para a hospedagem da sua plataforma, conte com uma equipe certificada AWS, que irá ajudá-lo (la) a migrar a sua infraestrutura local para nuvem de forma totalmente segura e econômica.

Além disso, a CodeBit também desenvolve outras soluções digitais como sites, portais, apps e infraestrutura em nuvem.

Ah, e se você tem uma ONG e tem problemas com Controle de imóveis, gerenciamento de doações, mensalidade altas, ou acredita que a sua instituição merece muito mais do que o sistema atual propõe, entre em contato com o time de especialistas e confira todos os serviços oferecidos.

Imagem com as causas que a codebit apoia, Nova Escola, Fundação Lemman, Cenpec,Telefonica vivo,
                                         instituto unibanco, sincor, inspirae, instituto natura, samsung, ice, instituto ayrton senna,
                                         medicos sem fronteiras, sinduscon, itau social,itau cultural.

Envie uma mensagem agora para o WhatsApp: (16) 98170-0330 (click aqui)

Acesse o site: codebit.com.br/

E você também pode entrar em contato pelos telefones: (11) 3014-2103 ou (16) 3723-0356

No mais, continue de olho no CodeBlog, em breve, teremos muitas novidades por aqui.

Envelope fechado

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos