/// StartUp

Business Model Canvas: descubra a importância para sua startup!

No mundo dos negócios, mais do criatividade, é necessário boas estratégias e um plano de ação. Saiba mais sobre o Business Model Canvas!

Data de Publicação: 31/01/2022

Se não forem tiradas do papel, ideias são apenas ideias. No mundo dos negócios, mais do que ter criatividade, é necessário contar com boas estratégias e um plano de ação. Para isso, o Business Model Canvas é um modelo muito interessante, que pode ajudar desde os aspirantes a empreendedores, até os profissionais mais experientes.

Portanto, se você está se preparando para montar um plano de negócio, mas ainda não sabe por onde começar, siga com a leitura e descubra no Codeblog como essa ferramenta pode revolucionar a criação da sua startup e transformar as operações da sua empresa.

 

O que é o Business Model Canvas?

Tida como uma ferramenta auxiliadora na criação e no desenvolvimento de um modelo de negócio, o Business Model Canvas foi criado pelo suíço Alexander Osterwalder em conjunto com as habilidades de mais de 200 consultores ao redor do mundo.

O resultado final do processo consiste em um diagrama que permite uma ampla e estratégica visualização de toda a evolução de um negócio.

Em resumo, o Canvas do Modelos de negócio é uma espécie de quadro, que integra nove partes para representar as principais áreas de uma empresa: consumidores, ofertas, recursos e viabilidade financeira.

 

A importância do Business Model Canvas

Ideal para quem deseja dar início a uma jornada empreendedora, o Business Model Canvas é, sobretudo, uma ferramenta de inovação que, inclusive, pode ser muito bem aplicada em empreendimentos que já existem e que precisam reajustar seu modelo de negócio.

A partir de um método muito prático e interativo, o Canvas apresenta, em formato de gráficos, como uma empresa opera e facilita a estruturação de ideias e das próprias ações. Para as empresas que estão em fase inicial, o Business Model Canvas é fundamental em diversas perspectivas, inclusive no momento de segmentar clientes (fator crucial na elaboração de um plano de negócios.)

O BMC também pode ser utilizado em negócios já estruturados e contribui significativamente na avaliação do desempenho, visto que promove a visualização objetiva sobre várias áreas e fundamentos de uma organização.

 

Como aplicar o Business Model Canvas no seu negócio?

Neste momento, você compreendeu que o BMC é uma ferramenta gráfica dividida em nove partes. Cada uma delas tem como missão demonstrar como um negócio precisa atuar para atender às necessidades do seu público-alvo e garantir destaque no mercado.

Para aplicar o Business Model Canvas no cotidiano de uma startup, é possível criar o seu próprio mural ou recorrer a alguns modelos prontos, que, invariavelmente, envolvem os 4 pilares de uma empresa. São eles:

  • Como? Pilar de infraestrutura;
  • O que? Pilar de oferta;
  • Quem? Pilar do cliente;
  • Quanto? Pilar das finanças.

 

Nesse contexto, o primeiro passo é montar um quadro e começar a inserir os dados. Para fazer uma divisão clara, aposte em cores e em elementos que facilitem a visualização.

 

Blocos do Business Model Canvas

Para estruturar o seu quadro de maneira assertiva e conquistar os resultados desejados, você precisa, antes de tudo, conhecer bem os 9 blocos das ferramentas. Saiba mais sobre cada um deles nos parágrafos abaixo:

1. Oferta de valor

No primeiro bloco, é necessário esclarecer, objetivamente, o que a sua empresa proporciona aos clientes, bem como todos os diferenciais, as vantagens e os benefícios que levam ao fechamento de negócios e à fidelização dos consumidores.

 

2. Nicho de atuação

Qual fatia do mercado você deseja atingir e qual tipo de cliente deseja atrair? O nicho de atuação, resumidamente, baseia-se na reflexão sobre essas questões. Pense no perfil do seu empreendimento, nas suas dores e necessidades.

 

3. Canais de comunicação

Para que a sua empresa se comunique com os clientes de maneira efetiva, a definição dos canais de comunicação, distribuição e vendas é imprescindível. Analise as opções do mercado para estabelecer os melhores caminhos para entregar valor e dialogar com o seu público.

 

4. Relacionamento com o cliente

Pense sobre como você deseja atrair, conquistar e fidelizar os seus clientes. Depois, teste algumas alternativas e escolha os métodos mais adequados para gerar bons resultados.

 

5. Receita

Quanto e como os seus consumidores poderão pagar pelo seu produto ou serviço? Pense sobre a receita do negócio e pontue todas as maneiras de garantir a lucratividade do seu empreendimento, como, por exemplo, assinaturas e licenças.

 

6. Ativos

Quais ativos serão utilizados para executar o seu plano? Quais recursos serão aplicados na sua estratégia? Liste todo tipo de capacitação, mão de obra, equipamentos e recursos necessários.

 

7. Ações

Elenque todas as ações e as atividades que serão desenvolvidas para tirar o seu projeto do papel. Esse plano de ação é essencial para garantir a assertividade da operação empresarial e a obtenção das metas propostas.

 

8. Parceiros

Identifique a necessidade de parceiras ou analise a possibilidade de terceirizar algumas etapas, como as relacionadas ao TI, que envolvem o desenvolvimento de sites e aplicativos. Aproveite para pensar em projetos que possam ajudar a sua startup a decolar.

 

9. Custos

Por fim, mas não menos importante, visualize todos os custos necessários para o funcionamento do seu negócio e da manutenção das operações. Liste os gastos direcionados aos canais de comunicação, mão de obra, maquinário, marketing e fornecedores.

 

Concluindo, esperamos que esse conteúdo possa ter esclarecido a importância do Business Model Canvas no desenvolvimento de uma startup. Se esse artigo foi interessante para você, compartilhe em suas redes sociais e leve as informações para outras pessoas que possam se interessar.

No mais, continue de olho no Blog da Codebit. Em breve, teremos muitas novidades por aqui.

Um grande abraço e até o próximo post!

Envelope fechado

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos