Codebit - Programando Soluções

Computação em Nuvem

Cloud Computing: a solução ideal para startups

Na prática, as startups envolvem negócios com ideias inovadoras, em fase inicial de desenvolvimento.

Postado em 10/05/2023

Nome do Autor

Cloud Computing: a solução ideal para startups

As startups surgiram no mercado brasileiro em 2010, mas esse modelo de negócio começou a ter destaque e visibilidade cerca de 10 anos depois, muito por conta da pandemia, que intensificou o uso de serviços digitais e soluções tecnológicas.
Desde então, essas empresas vêm aumentando exponencialmente as suas demandas.

Na prática, as startups envolvem negócios com ideias inovadoras, em fase inicial de desenvolvimento. Esses modelos são baseados na capacidade de escalabilidade e repetição e aplicam ações e tecnologias disruptivas, com o objetivo de se tornarem líderes em seus mercados.

Durante a pandemia, muitos processos foram transformados: hábitos de consumo, rotinas de estudo, formatos de trabalho e, até mesmo, a gestão de negócios em geral, que precisou se adaptar à nova realidade.

Nesse cenário, o Cloud Computing se mostrou uma solução indispensável para viabilizar o trabalho remoto e permitir a continuidade dos serviços prestados pelas empresas, mesmo sem os colaboradores fisicamente presentes no ambiente corporativo.

Sem dúvidas, esse período desafiador contribuiu para que as empresas percebessem a necessidade de se digitalizarem e abriu caminhos para novas oportunidades de negócio, especialmente para organizações com rápido crescimento e capital direcionado, como é o caso das startups.

Se você deseja descobrir a importância do Cloud Computing para garantir o gerenciamento eficiente, reduzir os custos e auxiliar na adaptação das startups no mercado de trabalho, siga com a leitura e confira o artigo que a equipe do CodeBlog preparou para você.

O mercado das startups

As startups brasileiras são grandes exemplos de negócios que foram na contramão da crise global de 2020 e, ao contrário de muitas empresas, se adaptaram e desenvolveram seus negócios, mesmo em um momento adverso.

Atualmente, essas empresas estão presentes em diversos setores como saúde, finanças, educação, logística, agricultura e muito mais.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Distrito (plataforma que conecta soluções para startups), essas organizações atingiram um marco histórico no ano de 2020 e arrecadaram cerca de US$ 3,5 bilhões, o que representa um crescimento de 17% em relação ao ano anterior.
Outros números também chamam atenção, como o volume de transações, que atingiu 469 aportes e o número de fusão e aquisição, que chegou a 163 - mais que o dobro do total alcançado em 2019.

Os recordes evidenciam que, por mais que gerenciar startups em solo brasileiro seja um tanto quanto desafiador, é inegável que essa é uma fonte repleta de oportunidades.

O "novo normal" e as startups

Diferente das empresas tradicionais, as startups são focadas em tecnologia, até mesmo para viabilizar suas ações disruptivas.
Durante a pandemia, muitas empresas se viram obrigadas a adotar o home office. Segundo um estudo realizado pela FIA (Fundação Instituto de Administração), em abril de 2020, 46% das empresas brasileiras já recorriam ao modelo.
Por conta da urgência da implementação do home office, é certo que ele não foi adotado da maneira mais adequada possível, afinal, o foco era velocidade e, não, necessariamente, qualidade.

O que quase ninguém imaginava é que o home office continuaria em alta mesmo depois do fim das medidas restritivas para evitar o contágio da Covid-19.

Muitos colaboradores se viram mais satisfeitos com os seus trabalhos e perceberam um aumento na qualidade de vida motivado pelo trabalho remoto. De acordo com estudo realizado pela FEA da USP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade), no ano de 2020, 07 em cada 10 pessoas preferiam seguir trabalhando remotamente, mesmo após o fim da pandemia.

Essa é mais uma tendência que reforça a necessidade das empresas em investir em infraestrutura para que os colaboradores possam optar pelo modelo que acharem mais adequado, como integral, remoto ou híbrido.

É necessário compreender que, com isso, todos podem ganhar: os funcionários garantem benefícios como a redução do tempo gasto com o deslocamento até o local de trabalho. Já, as companhias ganham com a redução de custos operacionais.

Entretanto, para aplicar o modelo remoto ou híbrido de modo seguro, é preciso planejar a implementação de maneira estratégica, sempre considerando as melhores soluções para oferecer o suporte necessário aos processos, e é aí que entra o Cloud Computing, uma ferramenta segura, que armazena todos os dados de um negócio no ambiente digital, permitindo acesso, compartilhamento e edição dos arquivos de maneira prática, rápida e escalável.

Benefícios da nuvem para startups

Mais agilidade nas mudanças tecnológicas

Startups precisam ser ágeis e se adaptarem rapidamente às mudanças do mercado. Ter seus servidores armazenados em um data center próprio pode tornar as mudanças tecnológicas um processo complexo, demorado e sujeito a falhas.
Por outro lado, quando uma startup adota a computação em nuvem, as mudanças podem ser realizadas de forma mais rápida e prática. Técnicos podem realizar as configurações remotamente e garantirem que as atualizações estejam funcionando em pouco tempo. Isso permite que elas respondam mais rapidamente às necessidades dos clientes e do mercado em geral.

Escalabilidade

Startups estão constantemente crescendo e se desenvolvendo.
Quando uma startup atinge sua capacidade máxima, surge a necessidade de novos investimentos em hardware, o que pode prejudicar a produtividade da equipe e o resultado das entregas.

A escalabilidade é um dos grandes benefícios da nuvem para startups. Afinal, ela permite que downloads e upgrades sejam realizados de forma simples. Além disso, os servidores sempre podem ser atualizados para se adequarem às necessidades em constante mudança desses modelos de negócio.

Redução de custos

Manter servidores, data centers e uma equipe de TI pode ser um alto custo para startups em estágios iniciais, em que cada centavo conta. Ao migrar para a nuvem, muitos equipamentos que ocupam tempo e espaço se tornam dispensáveis. Isso permite que as startups se concentrem em sua atividade principal, enquanto os provedores de serviços cuidam da infraestrutura.
Outro benefício é que a nuvem possibilita que as startups configurem seus servidores de acordo com a demanda, pagando apenas pelos recursos utilizados - o que é muito vantajoso para startups em crescimento, que ainda não têm certeza de qual será a demanda futura.

Disponibilidade

Startups precisam de sistemas disponíveis e confiáveis para funcionar. Ao adotar soluções de cloud computing, as falhas nas operações e a indisponibilidade dos sistemas são reduzidas, graças às diversas proteções e boas práticas aplicadas pelos provedores de serviços.

Sustentabilidade

Startups que adotam a computação em nuvem também se tornam mais sustentáveis, isso porque a nuvem permite economia de espaço, energia, redução na emissão de dióxido de carbono, redução do uso de papel e muito mais.
Ao centralizar os grandes servidores e utilizar as melhores tecnologias disponíveis no mercado, é possível otimizar o consumo de recursos e minimizar os impactos ambientais.

Segurança

Startups estão sujeitas a prejuízos colossais caso suas informações sejam acessadas por pessoas mal-intencionadas. Por isso, investir em cloud computing pode ser uma alternativa interessante, visto que, com essa solução, a segurança é intensificada pelo uso de firewalls, grupos e zonas de segurança organizadas em camadas.
Além disso, a vigilância e o monitoramento dos dados são encargos dos provedores de serviços de nuvem, que contam com equipes especializadas em segurança cibernética para proteger seus clientes contra ameaças virtuais.

E você, está pronto para decolar a sua startup com a cloud computing?

Chegou a hora de reduzir custos e aumentar a flexibilidade e a escalabilidade da sua empresa.

A Codebit é referência no oferecimento de soluções personalizadas para startups que buscam crescer e inovar. Com um time especializado em cloud computing, ajudamos sua startup a se destacar no mercado com soluções flexíveis, escaláveis e seguras.
Não perca tempo! Acesse o site da CodeBit e conheça os serviços e as soluções personalizadas.

No mais, continue de olho no CodeBlog. Em breve teremos mais novidades para ajudar a sua startup a decolar.

Um grande abraço e até o próximo post!