/// Tecnologia

Como a IoT vem transformando as empresas

Provavelmente, você já ouviu falar sobre os dispositivos inteligentes, que realizam monitoramentos constantes, geram dados e concedem informações úteis aos usuários.

Data de Publicação: 13/02/2023

Na era da digitalização, as empresas que não acompanham as novas tendências ficam para trás. Prova disso é o próprio cenário pandêmico, que evidenciou a importância da tecnologia para a continuidade dos processos empresariais. Nesse contexto, soluções inovadoras surgiram, e outras foram intensificadas, como por exemplo, a IoT (Internet of Things), que é o tema do artigo de hoje.
Quer saber mais e descobrir como essa solução tem revolucionado o mercado corporativo?
Então, siga com a leitura e confira o artigo que a equipe do CodeBlog preparou para você.

O que é IoT?

Provavelmente, você já ouviu falar sobre os dispositivos inteligentes, que realizam monitoramentos constantes, geram dados e concedem informações úteis aos usuários, como os smartphones e smartwatches, que proporcionam inúmeras conveniências.
No mundo dos negócios, não é diferente. Os dispositivos IoT registram e transferem informações para acompanhar os processos internos, fornecer dados precisos, promover um panorama geral da saúde financeira das organizações e auxiliar na tomada de decisões.
Para isso, são baseados em sistemas da Inteligência Artificial, que permitem a identificação de padrões de uso ou comportamentos que, até então, eram indetectáveis.

A IoT no mundo dos negócios

A utilização dos dispositivos IoT no contexto corporativo foi intensificada no período da pandemia, visto que as empresas sentiram a necessidade de acelerarem os processos de digitalização para garantirem a continuidade de suas operações.
Nesse cenário, a Internet das Coisas (Internet of Things – IoT) passou a ser percebida por líderes dos mais variados segmentos e regiões. A utilização de sensores, dispositivos de comunicação e chips de identidade contribuiu para uma nova era de automação nas organizações, com mais monitoramento, feedbacks e maior controle dos processos e resultados.

Setores de destaque

Diversos setores comerciais e industriais já utilizam os recursos IoT em suas operações e dispõem dos aparelhos conectados, como sistemas de segurança, câmeras, tomadas elétricas, rastreamento de ar e muito mais para registrar e transferir dados, monitorar processos, aumentar a eficiência e otimizar a qualidade dos serviços prestados à população. Entre os pioneiros estão: saúde, energia, agricultura, automotivo, transporte e manufatura.

4 Benefícios da IoT para as empresas

1. Experiência do usuário

A IoT torna mais próxima a relação entre empresas e clientes, já que a coleta de informações ajuda as organizações a entenderem quais são os comportamentos e, assim, aperfeiçoarem a experiência dos seus consumidores.
Na prática, os equipamentos conectados aumentam o fluxo de dados e garantem maior potencial de análise.
De fato, ao compreender o perfil dos clientes, uma empresa se torna capaz de atender melhor às suas demandas e, consequentemente, a solucionar os seus problemas.

2. Controle de estoque

Os aplicativos IoT facilitam o gerenciamento do estoque com dados e informações automatizados. Além disso, realizam o rastreamento na cadeia de suprimentos e ajudam a identificar possíveis extravios de itens. Os dispositivos também atuam em análises de monitoramento e segurança, para evitar roubos.
Dessa forma, quanto mais componentes existirem em uma operação de negócios, mais ela pode se beneficiar com a implementação da IoT.

3. Reduções de custo

A IoT também contribui para a redução das despesas operacionais e no tempo de inatividade de uma empresa. Um exemplo disso é a tecnologia digital dupla, que apresenta modelos digitais de ativos físicos construídos a partir de dados em tempo real, sejam eles dados puros ou como representações 3D. Este é um diferencial muito importante em aplicações industriais de IoT.
Isso porque, nas instalações industriais, basta um pequeno componente apresentar uma falha para gerar horas de inatividade. Com a IoT, os erros podem ser identificados antes mesmo de ocorrerem, promovendo a antecipação de processos preventivos e evitando interrupções.

4. Mais produtividade

Os processos-chave de uma empresa, quando conectados, permitem que os líderes identifiquem com mais facilidade os caminhos para aumentar a produtividade e a eficiência da equipe.
Muitas indústrias têm aproveitado a tecnologia IoT para promover ambientes menos estressantes e reduzir as refações. Com o rastreio preciso das ações dos trabalhadores, é possível implementar mudanças baseadas em dados nos processos de produção, garantindo mais segurança e efetividade.
Esses recursos também podem ser aplicados nas máquinas, para identificar gargalos ou problemas nas linhas de produção.

Gostou de saber mais sobre como a IoT vem transformando os processos empresariais? Se este artigo foi interessante para você, compartilhe-o em suas redes sociais! No mais, continue de olho no Blog da CodeBit e acompanhe todos os posts relacionados à tecnologia, à inovação, à educação e ao terceiro setor.

Um grande abraço e até o próximo post!

Envelope fechado

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos