Codebit - Programando Soluções

Computação em Nuvem

Como a Computação em Nuvem pode transformar e impulsionar seu negócio em 2024

Desvendando o Impacto Positivo: Como a Nuvem impulsiona o Crescimento Sustentável das Startups com Eficiência e Inovação em Cloud Computing

Postado em 24/01/2024

Dinâmico, mutável e volátil, o cenário corporativo atual representa inúmeros desafios para os negócios, que precisam, cada vez mais, adequar suas formas de trabalho, processos e investimentos para crescer com sustentabilidade.
As startups, pequenas e médias empresas, por exemplo, são caracterizadas pela sua habilidade (ou necessidade) de fazer mais ou menos, afinal, cada recurso deve ser muito bem avaliado para garantir uma tomada de decisão efetiva.
Nesse contexto, é evidente que os recursos digitais surgem como excelentes suportes para que as organizações, dos mais diferentes nichos e dimensões, conquistem maior eficiência operacional e elevem sua competitividade no mercado.

O cloud computing, também conhecido como computação em nuvem, por exemplo, é uma solução que vem sendo a cada dia mais aderida, muito por conta da praticidade, automação e inovação que promove aos negócios.

Embora grande parte das startups e PMEs já tenha nascido imersa no universo digital, muitos gestores ainda têm dúvidas sobre como a migração para o cloud contribui para o crescimento sustentável.
Pensando nisso, nós, do CodeBlog, criamos esse blogpost para explicar como a solução pode auxiliar na jornada de desenvolvimento e inovação das startups. Vem com a gente conferir!

Nuvem: uma breve definição:

A computação em nuvem é uma solução que permite o acesso a recursos de computação, como servidores, armazenamento e serviços, pela internet.
Em vez de possuir e gerenciar fisicamente esses recursos, as empresas podem alugar ou usar serviços de computação em data centers remotos, tornando a infraestrutura mais flexível, escalável e acessível.
Por não exigir a utilização de muitos equipamentos próprios, a computação em nuvem também garante mais sustentabilidade às organizações, promovendo economia de espaço, energia, menor necessidade de sistemas de refrigeração, redução na emissão de dióxido de carbono, redução do uso de papel e muito mais.

Como a nuvem contribui para o crescimento sustentável das startups?

Agilidade e adaptabilidade nas mudanças

Startups precisam não apenas saber lidar com as mudanças, como também abraçá-las.
Empresas que seguem modelos de negócios baseados em disrupção, inovação e tecnologia, definitivamente, não combinam com servidores físicos, que, além do custo alto, ainda tornam os processos mais lentos e propensos a falhas de execução.
Em contrapartida, a nuvem garante que qualquer mudança, seja na configuração, na infraestrutura ou na capacidade de armazenamento, seja realizada de maneira prática e rápida.
Além de monitoramento constante, no ambiente cloud, técnicos podem configurar a atualizar os sistemas remotamente, sem que a solução apresente qualquer tipo de interrupção.
Com isso, as startups conseguem manter a agilidade e responder rapidamente às demandas dos clientes e do mercado, de maneira geral.

Escalabilidade

Startups são modelos de negócios pautados, sobretudo, na escalabilidade, afinal precisam crescer sem aumentar os seus custos proporcionalmente.
Conforme uma startup começa a atingir sua capacidade máxima, surge a necessidade de novos investimentos em hardware, que, se não forem realizados da maneira correta, podem provocar desperdícios, prejudicar a produtividade do time e impactar, até mesmo, no resultado das entregas.
A boa notícia é que a escalabilidade é, também, um dos maiores atributos da nuvem.
Na prática, a solução garante que qualquer tipo de download ou upgrade seja realizado de forma simples. Ou seja, os servidores podem ser atualizados a qualquer momento, adequando-se às necessidades, em constante mudança, desses modelos de negócio.

Redução de custos

As startups que se encontram em estágios iniciais sabem o quanto é importante direcionar os investimentos de forma assertiva para evitar desperdícios de recursos, afinal, cada centavo conta.
Por esse motivo, manter servidores físicos não é uma alternativa viável.
Por outro lado, ao migrar para a nuvem, é possível minimizar os custos com equipamentos e infraestrutura, além de direcionar os esforços da equipe para questões mais estratégicas, enquanto os provedores do serviço se responsabilizam por toda a gestão do ambiente cloud.
Outra grande vantagem é que, com a nuvem, é possível configurar os servidores de acordo com a demanda, arcando apenas com os recursos utilizados. Essa é uma grande vantagem para startups que estão em fase de crescimento e ainda não sabem qual será a demanda futura.

Disponibilidade

Para que operem de maneira adequada e competitiva, as startups precisam contar com sistemas altamente disponíveis e confiáveis.
A boa notícia é que, com o cloud computing, as falhas e indisponibilidade nas operações são consideravelmente reduzidas, graças às diversas camadas de proteção adicionadas pelos provedores dos serviços.

Sustentabilidade

Por proporcionar economia de espaço, energia, redução no uso de papel e na emissão de dióxido de carbono, a nuvem também contribui para a sustentabilidade das startups.
Ao centralizar os grandes servidores e utilizar as melhores tecnologias disponíveis no mercado, como as oferecidas pela AWS (Amazon Web Services) e comercializadas pela CodeBit, é possível otimizar o consumo de recursos e minimizar os impactos ambientais.

Segurança

Por fim, mas não menos importante, é preciso destacar que as startups podem enfrentar prejuízos gigantescos caso os dados sensíveis de consumidores, fornecedores, colaboradores ou parceiros sejam acessados por pessoas má intencionadas.
Para prevenir invasões e manter a proteção do ambiente digital, investir no cloud computing pode ser uma alternativa interessante, visto que, com essa solução, a segurança é intensificada pelo uso de firewalls, grupos e zonas de segurança organizadas em camadas.
Outro ponto que deve ser mencionado é que, ao migrar para a nuvem, a vigilância e o monitoramento dos dados são encargos dos provedores de serviços, que contam com equipes especializadas em segurança cibernética para proteger os usuários contra ameaças virtuais.

E você, está pronto para promover o crescimento sustentável da sua startup com a eficiência e automação cloud computing?

Se você deseja reduzir custos e aumentar a flexibilidade e escalabilidade da sua empresa com expertise, conte com a CodeBit.
Ao migrar para a nuvem AWS com a expertise do nosso time de especialistas, as startups experimentam múltiplos benefícios como aumento de performance, economia e redução de falhas e interrupções nos processos.
Somos referência no oferecimento de soluções personalizadas para startups que buscam crescer e inovar e estamos prontos para ajudar o seu negócio a se destacar no mercado com soluções flexíveis, escaláveis e seguras.
Não perca tempo, acesse o site da CodeBit e conheça os serviços e soluções personalizadas.

No mais, continue de olho no CodeBlog, em breve teremos mais novidades para ajudar a sua startup a decolar. Um grande abraço e até o próximo post!