/// Terceiro Setor

O papel da tecnologia na transformação social

Transformação social impulsionada pela tecnologia: educação, empreendedorismo e engajamento comunitário

Data de Publicação: 17/01/2024

Não é novidade que os recursos tecnológicos revolucionaram a forma como trabalhamos, consumimos e nos relacionamos.
Contudo, muito além disso, a tecnologia também vem desempenhando um papel fundamental no impulsionamento da transformação social, simplificando o acesso à educação, ao empreendedorismo e propagando o engajamento comunitário, principalmente, entre os grupos marginalizados ou economicamente vulneráveis.

E é sobre isso que nós, do CodeBlog vamos discutir hoje. Siga com a leitura e saiba mais sobre o papel da tecnologia na transformação social, no blogspot que preparamos para você.

3 exemplos que reforçam o papel da tecnologia na transformação social.

Acesso à educação e à informação

Sem dúvidas, a educação é o ponto de partida para a transformação social.
A expansão e a popularização de tecnologias capazes de conectar usuários em nível global, como a própria internet, permite que pessoas dos quatro cantos do mundo possam acessar uma quantidade inimaginável de informações.
Na prática, isso permite que indivíduos ou, até mesmo, comunidades rompam barreiras geográficas e socioeconômicas para adquirir ou aprofundar conhecimentos em áreas que, até então, eram pouco acessíveis.
Com recursos que vão desde portais de notícias, fórum de discussões e plataformas on-line e gratuitas de aprendizado, a educação vem sendo, cada vez mais, democratizada, possibilitando oportunidades de conhecimento e aprendizado para pessoas que, por diferentes razões, não puderam frequentar instituições educacionais tradicionais.

Estudantes de áreas rurais, pessoas de baixa renda, ou, até mesmo, usuários semialfabetizando, agora, podem acessar materiais, áudio livros, e-books e várias outras ferramentas de suporte educacional.
Na prática, essa acessibilidade, além de promover mais informação e conhecimento, também auxilia na redução das desigualdades educacionais.

Inclusão econômica e empreendedorismo

Atualmente, existe uma série de plataformas digitais e aplicativos voltados ao empreendedorismo.
Esses recursos auxiliam na ampliação do alcance dos pequenos negócios, possibilitando a atração e a retenção de mais clientes.
Além disso, existem ferramentas de seleção de cargos que conectam pessoas que estão em busca de emprego com recrutadores, como o próprio LinkedIn.
Por outro lado, plataformas de crowdfunding auxiliam pessoas com ideias disruptivas e inovadoras e conquistam financiamento para projetos, sem precisar depender dos métodos tradicionais (como investimentos privados e burocráticos).

Também vale destacar a influência dos recursos tecnológicos no surgimento de novos modelos de negócios que impactam a sociedade positivamente, como, por exemplo, as empresas de economia compartilhada (Uber, Airbnb, 99), que geram oportunidade de renda para pessoas que possuem ativos subutilizados, como carros ou cômodos desocupados, permitindo a intensificação da inclusão econômica, contribuindo para a redução do desperdício e fomentando a sustentabilidade.

Engajamento comunitário

A tecnologia propulsiona o engajamento comunitário de diferentes maneiras. A ascensão dos fóruns de discussão e das redes sociais, por exemplo, permite que pessoas com diferentes vivências e posições se conectem para discutir questões políticas, ambientais e sociais. Com isso, projetos e movimentos ganham força, impactando e sensibilizando maior número de pessoas.
Outro ponto relevante é que os próprios governos estão recorrendo ao alcance das plataformas tecnológicas para demonstrar a transparência nos processos e estimular a participação dos cidadãos, oportunizando debates e feedbacks sobre as ações promovidas.
Essas iniciativas não apenas fortalecem a governança como um todo, como também fomentam a participação e o envolvimento da comunidade na construção de uma sociedade mais inclusiva e igualitária.

Desafios éticos

Por mais que a tecnologia venha protagonizando a transformação social, é importante pontuar os desafios éticos que permeiam a utilização dos recursos. Afinal, a falta de acesso à tecnologia ainda é uma barreira que escancara as desigualdades sociais.
Além disso, as implicações relacionadas à segurança, à privacidade e à exclusão digital também devem ser constantemente abordadas, para garantir que a transformação social seja justa e inclusiva.
Nesse cenário, a qualificação, bem como o preparo contínuo dos profissionais e dos usuários, é o único caminho provável para implementar e manter a ética durante a utilização e aplicação dos recursos tecnológicos.

Percebeu o poder tecnológico em relação à educação, ao empreendedorismo, ao engajamento comunitário e à sociedade de maneira geral?
Agora, imagine só o quanto esses recursos podem ajudar a decolar os processos da sua organização.
Se você quer descobrir como apostar na digitalização, otimizar o trabalho e acelerar a competitividade da sua empresa ou entidade, clique aqui e entre em contato com o time de especialistas da CodeBit.

Será um prazer conversar com você e apresentar soluções personalizadas para atender às suas demandas!

No mais, continue de olho no CodeBlog. Em breve, teremos muitas novidades por aqui.

Envelope fechado

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos