/// Business

O que é DevOps e quais são as vantagens oferecidas pelo conceito?

DevOps, quando incorporado nos processos e efetivamente executado pelos colaboradores, contribui para que uma equipe execute os projetos com eficiência e assertividade.

Data de Publicação: 28/03/2022

O que todas as empresas modernas têm em comum?

Simples, a necessidade de otimizar processos, alcançar bons números com mais eficiência e integrar as equipes de desenvolvimento e operação para possibilitar a potencialização das tarefas desenvolvidas pelos colaboradores. Em resumo, é isso o que a cultura DevOps proporciona às organizações.

Quer saber mais sobre o conceito? Então siga com a leitura e confira o artigo que a equipe do CodeBlog preparou para você.

 

Afinal, o que é DevOps?

Considerando que uma equipe de TI é formada, sobretudo, por pessoas, com diferentes habilidades e limitações, é natural que ocorra, vez ou outra, algum tipo de distanciamento ou rivalidade entre os profissionais. Em vista disso, é comum esses conflitos provocarem diversos problemas operacionais como falhas, dificuldades de comunicação e, até mesmo, atraso nas entregas.

Nesse contexto, a DevOps é um conceito que, quando incorporado entre os processos e efetivamente executado pelos colaboradores, possibilita a obtenção de uma cultura focada na integração dos desenvolvedores, analistas, engenheiros e planejadores, contribuindo para que uma equipe consiga executar os projetos com mais eficiência e assertividade.

Em outras palavras, a DevOps pode ser compreendida como um conjunto de estratégias adotadas com o objetivo de reduzir barreiras, otimizar a comunicação, melhorar processos e solucionar problemas para garantir que o desenvolvimento dos projetos seja feito de maneira mais rápida e objetiva.

 

Como aplicar a DevOps nas empresas?

Provavelmente, você já sabe o quanto o setor tecnológico é dinâmico e o quanto apresenta novas necessidades e novidades todos os dias. Portanto, para ser bem-sucedido nesse mercado, é essencial apostar em ações voltadas à otimização da competitividade da empresa, como, por exemplo, a implementação da cultura DevOps.

Contudo, vale destacar que a DevOps envolve processos constantes, que precisam ser adaptados às necessidades e às expectativas de cada organização.

Por mais que não exista uma “fórmula mágica”, algumas dicas podem ser aproveitadas pelos gestores que desejam iniciar a estratégia da melhor maneira possível.

Confira parte delas a seguir:

 

1. Invista em soluções tecnológicas

De fato, em toda equipe de TI existem aquelas tarefas repetitivas que podem ser automatizadas. Mais do que descobrir quais são elas, é necessário buscar por sistemas e plataformas capazes de resolver os problemas e otimizar o tempo dos colaboradores, a fim de que eles possam direcionar seus esforços para realizar tarefas mais complexas ou pensar em soluções criativas.

Por isso, é fundamental apostar em recursos de hardware e software, buscando contribuir com a criação de um ambiente propício para elaborar projetos de maneira rápida, segura e eficiente.

 

2. Engaje os colaboradores

Como mencionado anteriormente, a DevOps é uma mudança gerada por processos, que, geralmente, são reais e diários e devem ser voltados, primordialmente, aos comportamentos existentes dentro da organização.

Considerando os colaboradores como parte essencial desses processos, é necessário que eles saibam a importância e o que precisa ser feito para execução da DevOps. Para que isso ocorra, além do diálogo constante e da liderança empática, também vale a pena apostar em cursos, palestras e oficinas sobre o assunto.

 

3. Avalie o desempenho da equipe

Mensurar e divulgar os resultados é fundamental para saber o que está dando certo e quais processos precisam ser otimizados.

Para isso, existe uma série de ferramentas e indicadores que podem auxiliar os gestores no momento da mensuração dos resultados conquistados. Confira a seguir algumas informações que podem ser adquiridas com os resultados:

  • tempo médio de desenvolvimento e aplicação dos projetos;
  • frequência de falhas nos sistemas;
  • nível de aceitação de determinada aplicação.

Importante: todos os dados devem ser apresentados aos integrantes da sua equipe. Assim, cada funcionário pode ficar ciente dos resultados obtidos e colaborar para que os números sejam otimizados.

 

4. Conte com auxílio profissional

Alterar a cultura organizacional de uma empresa nem sempre é tarefa fácil, portanto, recorrer a um profissional especializado em DevOps pode ser uma ótima forma de tornar o processo mais efetivo. Afinal, um especialista poderá auxiliar na integração das equipes e apresentar os métodos e as ferramentas mais adequados para a sua organização.

 

Vantagens da adoção da cultura DevOps

Sem dúvidas, a cultura DevOps promove impactos positivos e diretos tanto no desenvolvimento de uma empresa quanto na qualidade dos sistemas desenvolvidos. Confira abaixo algumas das principais vantagens oferecidas pelo conceito.

 

1. Economia de recursos

É perceptível o quanto projetos que não saem do lugar e extrapolam o prazo estabelecido, assim como aqueles que são alterados com muita frequência, geram prejuízos para uma empresa. Certamente, um setor de TI integrado, que opera com mais qualidade e comete menos falhas, gera também menos desperdício de recursos.

 

2. Otimização de processos

Visto que a cultura DevOps auxilia na simplificação e na automatização de atividades, com a adoção do conceito, é possível dispor de um processo de trabalho mais fluido e produtivo.

No geral, toda essa otimização melhora, significativamente, a performance de uma organização.

 

3. Melhora na qualidade

Com a aplicação da DevOps, as equipes passam a se comunicar melhor e a compreender o poder do diálogo e da integração para a obtenção das metas propostas. Assim, é possível notar também uma melhora na qualidade das entregas.

 

4. Mais eficiência na produção

Os projetos passam a ser desenvolvidos com mais qualidade, e as chances de acontecerem atrasos são drasticamente reduzidas.

Além disso, a eficiência na produção faz com que mais negócios sejam fechados, sem comprometer a qualidade de vida dos colaboradores.

 

5. Mais motivação na equipe

Por fim, mas não menos importante, é essencial manter os colaboradores motivados para a saúde de um negócio. Para isso, a DevOps implementa um ambiente totalmente propício ao desenvolvimento profissional a partir de feedbacks constantes, automatização de processos e incentivo à colaboração.

 

Conclusão

Não é por acaso que a DevOps tem crescido tanto nas empresas. A cultura auxilia o setor de TI a alcançar uma eficiência muito maior por meio da colaboração e do diálogo, e as vantagens favorecem, não somente os próprios colaboradores, como também os gestores, os empresários, os clientes e os investidores.

Na CodeBit, a cultura DevOps está inserida em nossos fluxos de produção, tudo de acordo com as melhores práticas, o que sem dúvidas, faz toda a diferença na entrega do resultado, garantindo maior segurança, alta performance e um baixo custo.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue de olho no Blog da CodeBit. Em breve, teremos novidades por aqui.

Um grande abraço e até o próximo post.

Envelope fechado

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos