/// Empresas

Como a tecnologia pode contribuir para a gestão de pessoas em uma organização?

É fundamental cuidar de todos os membros de uma equipe. Descubra como a tecnologia pode contribuir para a gestão de pessoas!

Data de Publicação: 11/03/2022

Fundamental dentro de qualquer empreendimento que preze pela organização dos processos e das motivação dos colaboradores, a gestão de pessoas auxilia na manutenção de uma liderança fortalecida e no cumprimento dos conceitos de visão, missão e valores de uma empresa.

Considerando que todo negócio é formado, sobretudo, por pessoas, é preciso cuidar de todos os membros de uma equipe, valorizando-os e levando em conta que cada profissional tem atributos, demandas e necessidades particulares.

Sem dúvidas, para proporcionar uma gestão eficiente do RH, é necessário adequar as práticas e as técnicas aplicadas com o auxílio da tecnologia, que dispõe de ferramentas capazes de personalizar, automatizar e agilizar inúmeros processos.

Siga com a leitura e descubra, no CodeBlog, como a tecnologia pode contribuir para a gestão de pessoas de uma organização.

 

Afinal, o que é gestão de pessoas?

Em resumo, a gestão de pessoas envolve um grupo de estratégias e metodologias aplicadas com o objetivo de valorizar o capital humano de uma empresa e ampliar as soft skills dos funcionários, levando em conta o perfil comportamental de cada um.

Além disso, a gestão de pessoas compreende que o desenvolvimento dos colaboradores é capaz de potencializar os resultados e fortalecer a cultura e os valores organizacionais. As práticas atuam diretamente no atendimento às necessidades das pessoas e concedem aos profissionais funções e cargos condizentes com as suas capacidades.

Quando a gestão de pessoas é eficiente, existe uma grande chance de promover um crescimento saudável e sustentável à empresa, visto que o sucesso de um empreendimento depende, diretamente, do engajamento daqueles que trabalham diretamente em prol do desenvolvimento dele.

 

Como a tecnologia pode ser utilizada na gestão de pessoas?

É fato que os processos tecnológicos são indispensáveis no nosso dia a dia, tanto para execução de tarefas pessoais, quanto profissionais.

No ambiente empresarial, frequentemente, surgem novas soluções, mais modernas e avançadas para otimizar os processos e proporcionar melhorias no desenvolvimento, no controle e no acompanhamento de tarefas.

Para o setor de RH em especial, uma das melhores invenções foi, sem dúvidas, o chamado “Mapeamento de Perfil Comportamental”, que integra softwares capazes de emitir relatórios completos e permitir que os gestores tomem conhecimento sobre as individualidades dos colabores e proporcionem uma melhor gestão de pessoas.

Confira, a seguir, outras formas muito eficazes de aplicar a tecnologia na gestão de pessoas de uma organização:

 

Análise comportamental

A análise comportamental pode ser realizada por softwares de RH – ferramentas que realizam a emissão de relatórios completos sobre o perfil comportamental de cada colaborador.

 

Geração e automação de dados

Essa ferramenta permite que o setor de recursos humanos opere com mais agilidade, a partir de sistemas mais eficientes. Com a geração e a automação de dados, é possível garantir informações mais assertivas sobre a gestão, além de contar com relatórios que auxiliam na análise, na identificação e na correção de possíveis falhas.

 

People Analytics

Tido como um processo de coleta, armazenamento e análise dos dados empresariais, o People Analytics é integrado por meio de softwares, capazes de automatizar e otimizar o gerenciamento do setor de recursos humanos.

 

Inteligência Artificial

Considerada a tecnologia mais falada do momento, a Inteligência Artificial envolve uma área da ciência da computação que estuda e desenvolve dispositivos que simulam o raciocínio humano. Em outras palavras, integra ferramentas com uma inteligência parecida com a dos seres humanos.

Muitas empresas já implementaram a solução para realizar o cruzamento de dados, considerando o perfil individual de cada colaborador, de modo a auxiliar nas análises do setor de RH e contribuir para a manutenção de uma gestão mais inteligente.

 

Quais as vantagens da tecnologia aplicada na gestão de pessoas?

A tecnologia invadiu o contexto empresarial e proporcionou inúmeras vantagens aos processos, principalmente, no setor de RH, que passou a contar com o Big Data, o armazenamento em nuvem e o Business Intelligence para, respectivamente, reunir dados em um único software, armazenar arquivos de maneira mais segura e monitorar diferentes informações com mais agilidade.

Confira a seguir alguns dos inúmeros benefícios oferecidos pelos processos tecnológicos na gestão de pessoas:

Retenção de Talentos

Quando uma empresa conta com um setor de Recursos Humanos que investe corretamente em gestão de pessoas, é possível reter os melhores talentos, já que existem mais chances dos colaboradores de se sentirem motivados e valorizados.

 

Fortalecimento da cultura organizacional

Um RH mais eficiente também auxilia no fortalecimento da cultura organizacional da empresa, a partir de processos modernos e uso de ferramentas inteligentes, que reduzem o tempo das atividades e tornam a gestão de pessoas mais eficaz.

 

Automação dos processos seletivos

Anotar todas as informações dos candidatos com um papel e uma caneta nos processos seletivos é, sem dúvidas, coisa do passado. Com a automatização, é possível criar e processar dados específicos para cada tipo de demanda. Dessa forma, fica muito mais fácil analisar as informações com mais assertividade na hora de contratar novos talentos para compor o time da organização.

 

Como usar a tecnologia a favor da gestão de pessoas?

Provavelmente, você já sabe que o RH desempenha um papel essencial dentro das organizações. Mas, para aumentar o desempenho e a eficiência operacional dos colaboradores do setor, é importante conhecer e, principalmente, adotar as ferramentas tecnológicas mais adequadas.

Nesse contexto, soluções como softwares de gestão e sistema de armazenamento em nuvem podem ser decisivas para a coleta, a retenção e o tratamento de dados importantes.

 

Enfim, se você está em busca de uma plataforma capaz de reunir todas as funções que os seus funcionários precisam, clique aqui, entre em contato com o time de especialistas da CodeBit e saiba mais sobre as soluções personalizadas para atender à sua demanda e, assim, ajudá-lo (a ) a promover uma gestão de pessoas mais transparente e eficaz.

No mais, continue de olho no CodeBlog. Em breve, teremos muitas novidades por aqui!

Um grande abraço e até o próximo post!

Envelope fechado

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos