/// Business

Quais as vantagens e desvantagens de terceirizar o departamento de TI?

A terceirização de setores se tornou uma prática comum no ambiente corporativo, a expectativa é que esses tipos de contratos se intensifiquem como uma tendência mercadológica. Saiba mais!

Data de Publicação: 24/01/2022

Levando-se em conta que, nos últimos tempos, a terceirização de setores se tornou uma prática comum no ambiente corporativo, é natural que o tema passe a ser mais discutido, e que esses tipos de contratos se intensifiquem e se consolidem como uma grande tendência mercadológica.

Afinal, principalmente no âmbito tecnológico, as empresas compreenderam que não é necessário abrigar ou, até mesmo, contratar profissionais para que os serviços sejam realizados.

Entretanto, não dá para negar que, assim como qualquer outra atividade, a terceirização dos departamentos relacionados à tecnologia envolve vantagens e desvantagens. Para descobrir quais são elas, siga com a leitura e confira as pontuações que a equipe do blog da CodeBit listou para mantê-lo(la) informado(a) e facilitar as suas escolhas e negociações.

 

Afinal, quais são as vantagens e desvantagens de terceirizar o departamento de tecnologia?

É fato que, dentro do contexto adequado, a terceirização é uma eficiente maneira de otimizar a produtividade das equipes e reforçar os resultados financeiros de uma empresa. No entanto, isso não significa que a prática não ofereça suas próprias desvantagens. Além disso, a terceirização não é indicada para todos os empreendimentos, por isso, é necessário pensar muito bem antes de investir tempo e energia na criação de empregos.

 

Vantagens da terceirização de TI

 

1. Mais especialistas à disposição

Considerando-se que ninguém é totalmente bom em tudo que se propõe a fazer, ao terceirizar algumas tarefas específicas e contar com uma equipe de especialistas, as empresas otimizam o desempenho dos processos e aproveitam habilidades diferenciadas de profissionais inseridos em áreas variadas.

A partir da terceirização, é possível contar com uma equipe capacitada para aprimorar as operações internas, reduzir os riscos e, principalmente, aumentar a eficiência da organização.

 

2. Otimização de tarefas

Um dos principais motivos que levam as empresas a terceirizar o trabalho é que as tarefas são, na maior parte das vezes, feitas e entregues de forma mais rápida e eficiente. Isso porque, ao operar com um número limitado de membros em uma equipe, é possível fazer qualquer coisa com mais rapidez, sem que haja perda de qualidade.

 

3. Liberdade para se concentrar naquilo que realmente importa

Sem dúvidas, ao direcionar os processos de suporte, o gestor de uma organização terá mais liberdade para concentrar seus esforços e sua capacidade no fortalecimento e na melhoria dos processos.

 

4. Riscos são compartilhados

De fato, a avaliação e a análise de risco é um dos pontos fundamentais no desenvolvimento de qualquer projeto.

Nesse contexto, ao terceirizar determinados processos para especialistas, a organização poderá se beneficiar significativamente e aprimorar a sua capacidade de planejar e prevenir riscos potenciais.

 

5. Os custos são reduzidos

Certamente, terceirizar o trabalho é muito mais econômico do que contratar colaboradores permanentes em tempo real.

Com a terceirização, além de poupar tempo e dinheiro nos processos de recrutamento, uma organização ainda consegue potencializar o seu lucro com menores gastos indiretos. Também é válido mencionar que, ao terceirizar uma equipe de TI, não será preciso investir em equipamentos caros que raramente serão utilizados. Afinal, nesses casos, a prestadora detém toda a estrutura necessária para a entrega dos projetos.

 

Desvantagens da terceirização de TI

1. Perda de controle

Ao trabalhar com agências externas ou freelancers, é natural que ocorra a perda de controle sobre a forma como as tarefas são monitoradas e executadas. Por esse motivo, é extremamente importante contratar uma prestadora de serviços confiável, que tenha sido bem recomendada e que apresente boa reputação no cenário corporativo.

 

2. Trabalhos ocultos

Por mais que o trabalho de terceirização de TI seja considerado mais econômico, por vezes, os custos ocultos podem deixar o serviço mais caro. Por isso, é importante ler todo o contrato com atenção para evitar surpresas em relação aos custos inclusos no fee mensal.

 

3. Riscos relacionados à segurança

Na era da Proteção de Dados, todo cuidado é pouco com as informações dos clientes e dos fornecedores. Portanto, é necessário destacar que, ao terceirizar processos que demandem a utilização de dados pessoais, a privacidade de outras pessoas, bem como a segurança da empresa podem ser colocadas em risco. Por esses e tantos outros motivos, é fundamental avaliar o provedor de TI com muita cautela, para garantir total proteção e segurança das informações confidenciais.

 

4. Ruídos na comunicação

Quando uma equipe não opera de forma presencial, é natural que os ruídos na comunicação se intensifiquem.

Portanto, é necessário considerar que, ao distribuir qualquer trabalho remoto por e-mail, chamadas de vídeo ou telefone, muitas vezes, informações cruciais podem ser perdidas ou esquecidas - o que pode provocar perda de tempo, dinheiro e inúmeros problemas. Para evitar essas situações, busque por uma plataforma de alinhamento de projetos e invista em reuniões constantes de pautas e alinhamentos.

 

5. Perda de foco

Por fim, é necessário levar em conta que muitas agências de terceirização costumam atender vários clientes, por isso, algumas demandas podem não receber o devido foco e causar sérios transtornos à empresa. Em vista disso, é primordial reforçar a importância de contratar prestadoras sérias, que cumprem tudo aquilo que se dispõem a fazer.

Enfim, gostou de descobrir quais são as vantagens e desvantagens de terceirizar o departamento de tecnologia? Entre em contato com a CodeBit e saiba mais sobre esse processo!

 

Se esse conteúdo foi interessante para você, continue de olho no CodeBlog e acompanhe todos os artigos, notícias e novidades a respeito do universo tecnológico.

 

Um grande abraço e até o próximo post!

Envelope fechado

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos