/// Tecnologia

Qual a diferença entre app e site?

Muitos ficam em dúvida se devem escolher por um aplicativo ou por um site mobile. A falta de informações a respeito das características pode gerar dúvidas sobre a melhor alternativa.

Data de Publicação: 04/04/2022

Na hora de pensar em ferramentas para intensificar a estratégia digital de uma empresa, muitos gestores ficam em dúvida se é mais adequado escolher por um aplicativo ou por um site mobile. Além disso, muitos deles não sabem ao certo quais são as diferenças entre as duas opções.

A falta de informações sólidas a respeito das características dos recursos pode gerar dúvidas, confusões e, até mesmo, impactar negativamente na definição da melhor alternativa.

Por isso, caso haja a necessidade de optar por um desses recursos, é fundamental considerar alguns fatores como a usabilidade e o público-alvo de cada um deles.

Também é indispensável fazer uma análise ampla sobre os benefícios que cada alternativa pode proporcionar e como elas podem auxiliar a alcançar os objetivos da empresa.

Vale mencionar ainda, que cada caso é um caso, e tudo depende da fase em que o empreendimento se encontra.

Por exemplo, se o seu site não conta com a quantidade de acessos esperada e ainda são necessários muitos investimentos e estratégias voltadas para anúncios pagos e técnicas de SEO para alavancar as vendas, provavelmente, esse não é o melhor momento para apostar na criação de um app.

Em contrapartida, se a sua meta é otimizar a experiência do usuário para se destacar entre os concorrentes e oferecer atendimento personalizado, um app é a melhor escolha.

Para ajudá-lo (la) nessa missão, preparamos um artigo informativo sobre as maiores diferenças entre os apps e os sites. Siga com a leitura e confira no CodeBlog.

 

Site Responsivo

Um site responsivo é aquele que tem layout preparado para se adequar aos tablets e smartphones. Esse tipo de plataforma permite visitas dos mais diversos dispositivos.

Quando o usuário acessar de um computador, seu formato se expande para ocupar a tela inteira. No celular, as informações mudam de posição para se adaptarem ao formato do aparelho, sempre preservando o tamanho das informações.

Vale lembrar que não é o fato de um site rodar no celular que faz dele um site responsivo. Afinal, todo website funciona nos smartphones, já que estes apresentam browsers iguais aos dos computadores. Entretanto, quando não é responsivo, o visitante precisa ficar alterando o zoom o tempo inteiro para conseguir navegar e visualizar todas as informações.

Dessa forma, sua experiência é comprometida, e as chances de efetivação de uma compra são drasticamente reduzidas.

 

O que é um site Mobile?

Também conhecido como “Web app”, um site mobile utiliza a mesma tecnologia de um site responsivo. Contudo, seu formato é um tanto quanto diferente do convencional.

Geralmente, essa opção é mais usada para apresentar informações em lista e facilitar a navegação do usuário.

Além disso, para garantir um site para computador em conjunto com um site mobile, é necessário elaborar dois layouts e produzir dois tipos diferentes de desenvolvimento.

Grandes marcas de e-commerce, como Americanas e Submarino, costumam apostar em um site convencional (não-responsivo) e um site mobile, para assegurar uma excelente experiência aos visitantes. Por mais que gere um custo consideravelmente maior, a solução permite ir mais longe na usabilidade para os dispositivos móveis.

 

O que é um aplicativo?

Em resumo, um aplicativo é um software desenvolvido especificamente para smartphones e tablets, que apresenta interface intuitiva e design otimizado, para melhorar a experiência e a usabilidade do usuário. Apelidado de “app”, essas ferramentas são baixadas de forma gratuita ou paga nas lojas de aplicativos dos principais provedores de sistema, como App Store, Play Store, Amazon AppStores e muitas outras.

Depois de baixados, os apps são instalados e permanecem na memória do aparelho, até que sejam desinstalados pelos usuários. A maior parte deles possui inúmeras funções como: registro de acesso automático, acesso às fotos e aos vídeos e muito mais.

Alguns oferecem acesso offline, outros não.Tudo depende das funções executadas e da necessidade do acesso à internet para que haja bons resultados.

Entre as maiores vantagens dos apps, estão a possibilidade de inovação, a maior proximidade com os clientes, a coleta de dados dos usuários e a maior vantagem competitiva.

 

Qual a melhor opção para a sua empresa?

Como mencionado anteriormente, é difícil definir a melhor opção para a sua empresa sem antes observar qual o momento em que ela se encontra e quais são as metas propostas para o crescimento e o desenvolvimento.

Portanto, se você deseja saber mais sobre as vantagens que cada uma dessas ferramentas pode apresentar para o seu negócio, clique aqui, acesse o site da CodeBit e confira todas as nossas soluções sob medida, feitas para se adequar perfeitamente à sua demanda.

No mais, continue de olho no CodeBlog. Em breve, teremos novidades por aqui.

Um grande abraço e até o próximo post!

Envelope fechado

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos