/// Terceiro Setor

Transformação digital. Qual o impacto nas organizações sociais?

Descubra como as ferramentas tecnológicas podem ajudar a decolar os projetos das entidades do terceiro setor.

Data de Publicação: 03/05/2021

Se até pouco tempo atrás a transformação digital era um diferencial, a verdade é que, desde a chegada da pandemia, investir na modernização dos processos se tornou quase uma obrigação. A busca pelo novo, bem como a questão da sustentabilidade está, a cada dia, mais presente nos ambientes corporativos e pode ser alcançada por meio de algumas ferramentas online como mídias sociais, tecnologias mobile, Big Data, Internet das Coisas e análise de dados. Além de otimizar o desempenho das organizações não governamentais, essa tendência pode ser empregada em inúmeras atividades como gestão de estoques, produção de equipamentos, distribuição de mercadorias, acompanhamento de projetos e ações, para reduzir a emissão de substâncias poluentes e ainda garantir mais eficiência nas rotinas organizacionais. Por isso, ficar por dentro do tema e descobrir o que é necessário para adotar essas medidas é fundamental.

Siga com a gente e confira, no CodeBlog, os maiores benefícios da transformação digital para ONG’s.

1. Mais eficiência

Já parou para pensar que os processos manuais realizados pelos seus colaboradores ou voluntários fazem com que a sua organização perca tempo, e, até mesmo espaço no mercado? Registros ultrapassados e manuais, setores desconectados e ferramentas obsoletas são os maiores responsáveis pela limitação da eficiência de uma organização.

Nesse contexto, a transformação digital pode ser uma excelente aliada, já que ela substitui os processos manuais por fluxos de trabalho automatizados, que não só reduzem possíveis atritos na produção, como também garantem maior controle das atividades desempenhadas.

Se você ainda é novo nesse universo, uma boa maneira de iniciar a sua digitalização é focando na gestão administrativa. Para isso, recorra aos softwares oferecidos voltados para o financeiro. Eles ajudam na simplificação dos processos da sua equipe e ainda descomplicam as suas operações.

2. Controle da gestão

Sem dúvidas, os recursos digitais tornam qualquer gestão mais eficiente. Afinal, oferecem soluções que proporcionam maior domínio aos gestores a respeito das situações relacionadas aos diversos setores da entidade.

A partir desse controle, é possível organizar as operações em tempo real e com mais efetividade e ainda garantir informações relevantes para as tomadas de decisões.

Existem sistemas elaborados em total acordo com a realidade do seu negócio, fazem com que cada informação gerada se transforme em um dado útil para os processos e atuam como uma chave para o aprimoramento da administração da sua entidade.

3. Maior satisfação dos apoiadores

Para as entidades do terceiro setor, estabelecer uma boa relação com os parceiros é fundamental. Portanto, é essencial valorizar a experiência de quem acredita nos trabalhos desenvolvidos para fidelizar o seu público e ganhar o mercado.

A transformação digital permite que as organizações tenham uma quantidade significativa de informações sobre os seus apoiadores e possibilita uma infinidade de estratégias de relacionamento e atendimento personalizado.

As redes sociais, por exemplo, são ótimas ferramentas para divulgar e expandir os projetos. Além disso, elas também servem como canais de comunicação para estreitar a sua relação com o público. A partir dessas plataformas, é possível organizar estratégias para obter recursos e promover um alcance incrível à sua organização.

4. Processos descomplicados

De fato, as novas tecnologias possibilitam um dinamismo crucial para um negócio de sucesso. Afinal, elas asseguram diversos benefícios, como a interligação de sistemas, os processos colaborativos dentro deles e a hospedagem em um ambiente virtual. Por isso, quando uma organização investe nesse tipo de solução, ela consegue criar um ambiente de trabalho mais eficiente e, ao mesmo tempo, descomplicado, no qual as atividades ocorrem de maneira natural, dentro de um período mais curto.

5. Custos reduzidos

Por fim, uma das maiores vantagens da transformação digital é que, além de reduzir o tempo dos processos e de otimizar as funções dos colaboradores, essa tendência ainda reduz, consideravelmente, os custos empresariais.

A Cloud Computing (ou computação em nuvem), por exemplo, permite que uma empresa ou organização substitua os gastos com a infraestrutura de TI local, reuniões, viagens, impressores, entre outros, pelos serviços em nuvem.

Assim, é possível sofisticar as suas operações e oferecer aos seus parceiros a segurança de se relacionar com uma instituição preparada, não só para o mercado atual, mas também para o futuro.

Em resumo, a transformação digital é uma das maiores aliadas de uma organização não governamental. Afinal, ela garantirá ao seu negócio as condições adequadas para atuar com maior efetividade e proteção.

Para isso, vale a pena investir, de acordo com a realidade do seu empreendimento, nos serviços oferecidos pela CodeBit, como Infraestrutura em nuvem, criação de sites e sistemas sob medida e diversos outros softwares e ferramentas essenciais para o sucesso da sua instituição.

Saiba mais sobre como digitalizar e otimizar os seus processos. Acesse nosso site!

https://codebit.com.br/

No mais, continue de olho no CodeBlog. Em breve, teremos muitas novidades por aqui.

Envelope fechado

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos