/// Developer

A Importância da interação para otimizar a experiência do usuário

A Importância da interação para otimizar a experiência do usuário

Data de Publicação: 24/05/2021

Sem dúvidas, a tecnologia chegou para suprir a demanda de tempo e a praticidade de uma sociedade que precisa se desdobrar para cumprir todas as tarefas do dia a dia com agilidade.

Atualmente, o que todo usuário deseja é poder usufruir de boas tecnologias, que ofereçam soluções rápidas sem gerar qualquer tipo de desgaste ou estresse. Essa regra vale não só para websites, mas também para softwares e aplicativos mobile. Independentemente do formato, o fato é que, uma aplicação, quando rápida, eficiente e intuitiva, gera bons resultados.

Nesse contexto, é válido mencionar que, como os tempos mudaram, as relações e os comportamentos de compra e de consumo migraram para o ambiente digital. Nos dias atuais, qualquer ferramenta digital é baseada na satisfação e usabilidade do usuário.

Por isso, para garantir o sucesso de qualquer plataforma, é necessário pensar no design da interface, antes mesmo do início do desenvolvimento de um projeto.

Quer saber mais sobre esse assunto? Então, siga com a gente e confira o artigo informativo que a equipe do CodeBlog preparou para você.

Afinal, o que é o design de interface?

Sobretudo, o design de uma interface tem como propósito assegurar ao usuário uma experiência de navegação agradável e livre de quaisquer atritos ou ruídos. Para isso, é preciso considerar tanto a UX (User Experience) quanto a UI (User Interface).

A User Experience (abreviada pela sigla UX) envolve todos os procedimentos necessários para otimizar a experiência geral dos usuários que interagem com a aplicação, com o propósito de assegurar a sua máxima satisfação. Dessa forma, é criado um esqueleto elementar de qualquer aplicativo, para que o fluxo do usuário possa ser traçado.

Já a Interface do usuário (ou, UI) é o processo que aprimora a apresentação e a interatividade do aplicativo. Essa operação é focada na aparência da ferramenta e na forma como o usuário irá interagir com ela. Todas as abas, páginas, botões e outros elementos visuais vistos ao acessar um site ou utilizar um aplicativo compõem a interface da ferramenta.

A importância do design de interface para otimizar a interação do usuário

Partindo do princípio básico, a real finalidade de qualquer negócio online é atrair mais consumidores para determinado produto ou serviço. Dentro desse cenário, o design de interface cumpre o papel fundamental na consecução desse objetivo.

Afinal, dentro de um site, software ou app, o design UX/UI é o responsável por melhorar a experiência do usuário e, consequentemente, garantir maior satisfação dos clientes, aumentando, assim, as chances de conversão e fidelização das marcas.

Graças ao avanço da tecnologia e à digitalização, hoje em dia, os usuários têm diversas alternativas para buscar pelos produtos ou serviços desejados on-line, por isso, o tempo, e a chance que você tem de atrair a atenção deles é cada vez menor.

Ou seja, é preciso acertar o alvo, com muitos concorrentes, dentro de um pequeno intervalo.

Por isso, garantir um bom design de interface é uma forma de conquistar a credibilidade dos seus consumidores e fazer com que eles utilizem seu site, software ou aplicativo para encontrar aquilo que estão buscando.

Além disso, para um empreendimento pequeno ou para uma startup, a relevância da UI e UX é ainda maior. Isso porque, nesses casos, a primeira impressão pode perdurar durante muito tempo. A experiência do cliente é um fator decisivo para o processo de identificação e reconhecimento de uma marca.

Design de interface: os elementos fundamentais

O design de interface é composto por alguns elementos essenciais. São eles:

  • Arquitetura da informação: Processo que assegura aos usuários uma navegação simples e intuitiva, independentemente do navegador utilizado.
  • Design de interação: elaboração do conceito do design responsável pela interação do usuário com o site, software ou aplicativo. Esse processo envolve vários elementos estéticos e sonoros como cores, fontes, ícones, imagens, GIF’s, espaços, infográficos, sons, músicas, etc.
  • Usabilidade: também conhecida como “facilidade de uso”, a usabilidade verifica se o usuário encontra todas as informações desejadas quando acessa a plataforma pela primeira vez. Além disso, esse processo também observa se a ferramenta tem navegação simples e intuitiva e compreende as formas de lidar com as possíveis falhas.
  • Wireframing: processo que envolve a criação de um exemplo da aplicação para assegurar os testes de recursos, aparência e usabilidade antes que a plataforma vá ao ar. Sobretudo, essa é uma maneira viável e acessível de testar a funcionalidade de uma ferramenta e de avaliar se ela atende às finalidades propostas.
  • Design visual: Compreende todo o design e identidade de uma marca como seleção de imagens, cores, fontes e ícones, e mensura como a estética das aplicações impacta a interatividade com os usuários.

Sem dúvidas, um bom design de interface não só otimiza a sua capacidade de comunicação com o seu público-alvo, como também aprimora a apresentação e a usabilidade das ferramentas desenvolvidas para a sua marca.

E você, gostou de saber mais sobre a importância do design de interface para otimizar a interação do usuário?

Se você deseja oferecer um site, app ou software completo para garantir uma experiência única aos seus consumidores, conte com a equipe da Codebit. Somos especializados em desenvolver sistemas focados em soluções práticas para descomplicar o dia a dia dos usuários.

Clique aqui, acesse o nosso site e saiba mais!

No mais, continue de olho no CodeBlog, em breve, teremos muitas novidades por aqui.

Envelope fechado

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos