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Interoperabilidade na saúde: descubra as 3 principais vantagens dessa solução.

Quando aplicada à saúde, a interoperabilidade é capaz de otimizar tanto a experiência do paciente, quanto a rotina dos profissionais. Descubra mais sobre essas vantagens, acesse!

Data de Publicação: 02/12/2022

De fato, se antes da pandemia a transformação digital já vinha mudando os hábitos dos consumidores, depois do isolamento social, provocado pelo coronavírus, esse cenário foi ainda mais intensificado.

Atualmente, as pessoas e, consequentemente, o mercado, priorizam serviços rápidos, eficazes e personalizados, por isso, a Interoperabilidade que, em poucas palavras, possibilita a comunicação e a integração entre diferentes sistemas, tem se tornado tão importante.

Quando aplicada à saúde, a interoperabilidade é capaz de otimizar tanto a experiência do paciente, quanto a rotina dos profissionais. Afinal, tratando-se de dados sensíveis, é importante que protocolos de segurança rígidos sejam estabelecidos e mantidos, visando a proteção e a acessibilidade das informações de maneira inteligente.

Outro fator relevante é que a interoperabilidade contribui para a competitividade de uma instituição de saúde e é um excelente recurso para mensurar a qualidade dos serviços e garantir a satisfação dos pacientes. Portanto, é certo que as clínicas, os hospitais e os centros médicos que se anteciparam com uma boa interoperabilidade estarão a um passo à frente das demais.

Quer descobrir como a interoperabilidade pode revolucionar a qualidade dos serviços oferecidos pelo setor da saúde? Então, confira, no artigo do CodeBlog, as três maiores vantagens proporcionadas pela solução.

Segurança dos dados.

Infelizmente, em relação à segurança e à privacidade das informações, o sistema de saúde no Brasil ainda é falho. Prova disso são os constantes ataques, os vazamentos e os extravios de dados. A boa notícia é que a interoperabilidade também auxilia na garantia de mais proteção aos dados compartilhados, já que opera dentro de algumas regras que asseguram o consentimento dos pacientes.

Atendimento personalizável e flexível.

Quando dois ou mais sistemas operacionais conseguem se comunicar, sem ruídos, eles permitem que o atendimento ocorra de maneira mais flexível. Afinal, nesses casos, as informações dos pacientes contam com maior disponibilidade ativa de informação e podem ser buscadas em diferentes locais.
Ao integrar os processos em uma única plataforma, fica mais fácil estabelecer uma visão integral da saúde de cada paciente e buscar pelo prontuário médico, laudos radiológicos ou laboratoriais, registros de procedimentos, exames anteriores e muito mais.

Melhora na tomada de decisões e na satisfação dos clientes.

Por fim, é certo que, quando um paciente tem uma experiência positiva, rápida e personalizada, o seu bem-estar tende a aumentar, assim como a sua fidelidade. Com a interoperabilidade, os médicos ficam por dentro de todas as informações relevantes e do histórico do paciente, garantindo mais credibilidade no atendimento e mais aptidão para a realização de um bom trabalho.
Além disso, com dados precisos em mãos, os médicos e outros profissionais ganham produtividade no dia a dia, otimizam seu tempo e se tornam mais assertivos em decisões relacionadas aos diagnósticos e tratamentos.

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