/// Tecnologia

O que é o 5g e quais seus benefícios para a sociedade?

Muitas pessoas ainda não sabem ao certo como o 5G irá operar e quais impactos poderá gerar. Acesse e saiba mais!

Data de Publicação: 09/02/2022

Provavelmente, em algum momento dos últimos meses, você ouviu falar sobre o 5G.

A sigla, que sucede o 4G e remete à 5ª geração de redes de comunicação móvel já está presente em algumas regiões específicas do país, como em alguns bairros da capital paulista.

Por ser um recurso relativamente novo, e, principalmente, por ainda não abranger todo o território brasileiro, muitas pessoas ainda não sabem ao certo como o 5G irá operar e quais impactos poderá gerar, não só na comunicação, mas também no comportamento da sociedade como um todo.

Pensando nisso, nós, da equipe do Codeblog, listamos, de forma dinâmica e descomplicada, alguns dos principais benefícios oferecidos pela tecnologia.

Siga com a leitura e confira:

 

O que é o 5g e quais seus benefícios para a sociedade?

Considerando que o mercado já vem se preparando para as mudanças provocadas pelo novo padrão de conexão, é importante que os usuários saibam como se adequar às novas tecnologias para extrair o melhor que elas têm a oferecer. Em relação ao 5G, existem inúmeras vantagens que poderão impactar positivamente o dia a dia das pessoas. Listamos as principais nos próximos tópicos:

 

Aumento considerável da velocidade da internet

Um dos pontos mais relevantes do 5G é, sem dúvidas, o seu impacto na velocidade das navegações.

A estimativa é que, com o uso da tecnologia, as navegações se tornem dezenas de vezes mais velozes do que em relação ao 4G.

Assim sendo, a velocidade poderá alcançar até 1 gigabit por segundo, o que, na prática, possibilita o download de grandes arquivos dentro de poucos segundos.

Por exemplo, um arquivo que levaria 6 minutos para ser baixado no 4G, com a conexão 5G, seu tempo seria reduzido em, aproximadamente, 15 segundos.

 

Ampliação dos serviços de saúde à distância

O significativo aumento da velocidade na internet será extremamente proveitoso para a área da saúde, já que contribui para a ampliação das consultas e serviços à distância.

Isso ocorre por meio da criação de um dispositivo que opera dentro da 5ª geração de redes de comunicação móvel e repassa ao médico as informações sobre o paciente em questão de segundos.

Além disso, por conta do pequeno intervalo de resposta oferecido pela tecnologia, futuramente, até mesmo cirurgias poderão ser realizadas à distância, a partir da utilização de robôs cirurgiões, adequados e compatíveis com o 5G.

 

Videoconferências realistas

De fato, o próprio 4G já proporciona uma boa conexão e imagens de alta definição para as chamadas de vídeo. Com o 5G, esse cenário poderá se tornar ainda mais promissor, visto que a tecnologia irá permitir que as videoconferências sejam mais realistas que as atuais.

Além disso, o recurso pretende eliminar os atrasos nas comunicações e propiciar a impressão de que todos estejam conversando dentro do mesmo ambiente físico.

Sem dúvidas, a ferramenta será uma excelente aliada das empresas que desejam adotar o home office ou o modelo de trabalho híbrido entre os seus colaboradores.

 

Resultados instantâneos em buscas virtuais

Nos filmes de ficção científica, é normal observarmos os personagens buscando por informações na internet e recolhendo resultados dentro de poucos segundos.

Se antes, tudo isso não passava de um contexto cinematográfico, em um futuro próximo, graças ao 5G, essa rapidez nas respostas poderá ser uma realidade.

Páginas que levam até 3 segundos para carregar, por exemplo, passarão a apresentar os resultados de forma imediata.

 

Enfim, gostou de saber mais sobre o que é o 5G e quais seus benefícios para a sociedade? Se esse artigo foi interessante para você, compartilhe essas informações nas suas redes sociais e deixe mais pessoas por dentro dessa novidade tecnológica.

No mais, continue de olho no Blog da Codebit para não perder nenhum artigo relacionado à inovação, às startups, às entidades do terceiro setor e muito mais.

Um grande abraço e até o próximo post!

Envelope fechado

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos