Se até pouco tempo, o investimento em tecnologia era um diferencial, agora, na era pós-pandemia, ele se tornou uma grande necessidade, principalmente nos hospitais, que são instituições que prezam pela saúde e bem-estar das pessoas.
Na era pós-pandemia, essas organizações entenderam que, para proporcionar aos pacientes e familiares um atendimento mais eficiente, não basta apenas ter uma equipe técnica qualificada e contar com infraestrutura adequada. Mais do que isso, é preciso promover a digitalização e a automatização dos processos para garantir maior efetividade e segurança em todos os procedimentos.
Além disso, as ferramentas tecnológicas, quando aplicadas à saúde, são capazes, até mesmo, de melhorar o estado clínico do paciente, prevenir complicações, contribuir para o diagnóstico precoce e muito mais.
Quer saber mais sobre como a tecnologia pode ajudar os hospitais? Então, siga com a leitura e confira o artigo que a equipe do CodeBlog preparou para você.
Otimização do atendimento
De fato, existem vários recursos tecnológicos disponíveis para otimizar o atendimento aos pacientes das clínicas e dos hospitais, desde o momento da recepção até a pós-consulta.
Algumas ferramentas, como a computação em nuvem, podem armazenar os dados dos prontuários médicos e permitir o acesso dos profissionais de maneira prática e remota, em qualquer hora ou lugar.
Além disso, algumas soluções permitem o rastreamento de atividades realizadas junto aos pacientes para melhor acompanhamento do estado clínico. Assim, caso seja apresentada alguma reação indesejável, ela poderá ser sanada com mais rapidez e eficiência.
Diagnósticos mais precisos
Levando em conta que a tecnologia não para de avançar na área da saúde, um dos pontos em que a inovação já é uma realidade são os exames por imagem. A tomografia computadorizada e a ressonância magnética, por exemplo, possibilitam a visualização das estruturas internas do corpo em alta definição.
Em vista disso, é possível detectar doenças graves ainda em estágios iniciais e aumentar, significativamente, as chances de sucesso nos tratamentos.
Prevenção em foco
A automação na medicina pode contribuir consideravelmente para a prevenção. A Internet das Coisas (IoT), por exemplo, é a responsável pelo desenvolvimento de dispositivos vestíveis, que medem os batimentos cardíacos, a pressão arterial e outras informações biométricas fundamentais para otimização dos cuidados preventivos dos pacientes.
Essa tecnologia também pode ser muito útil no monitoramento dos pacientes tratados em casa a partir da utilização de sensores, que simplificam o acompanhamento médico à distância.
Mais assertividade nas técnicas cirúrgicas
Outra grande tendência da tecnologia na área da saúde é o uso de robôs em cirurgias, os quais contribuem para maior precisão e segurança nos procedimentos médicos. Com o auxílio da Inteligência Artificial, os médicos poderão contar com uma visão amplificada da área a ser trabalhada e comandar os equipamentos com movimentos milimétricos – uma funcionalidade de suma importância para intervenções em áreas do corpo com muitos nervos e vasos sanguíneos.
No caso de incisões muito pequenas, a aplicação da robótica nas cirurgias assegura ainda uma recuperação mais rápida aos pacientes.
Escalas de trabalho online e em tempo real
Na medicina, as escalas de trabalho são voltadas para a garantia da organização da equipe de profissionais da saúde, de acordo com as necessidades da instituição.
Contudo, a partir de uma plataforma digital para escalas, fica muito mais fácil realizar o dimensionamento das escalas mensais e diárias, considerando as habilidades necessárias e particularidades de cada setor.
Além disso, essa tecnologia poupa o tempo dos gestores e promove maior assertividade no processo, que poderá contar com uma previsibilidade maior em relação ao revezamento de trabalho dos profissionais para flexibilizar os turnos e oferecer mais qualidade de vida aos trabalhadores.
Assinaturas digitais
Com a chegada e o avanço da pandemia, os profissionais administrativos precisaram, rapidamente, se adequar ao home office. Porém, especialmente os hospitais, por concentrarem os especialistas que estavam no epicentro da crise, tiveram que acelerar o ritmo de contratações de funcionários e fornecedores – o que causou uma movimentação mais intensa na área. Desde então, esses processos continuam, mas para manter a segurança em tempo de distanciamento social e sem vacinação, todo esse fluxo passou a ser digitalizado. Com isso, a assinatura de documentos e a oficialização de contratos passaram a ser realizadas inteiramente por meio das plataformas digitais.
Redução de erros
Por fim, mas não menos importante, é nítido que, a partir de exames com diagnósticos mais precisos, técnicas cirúrgicas mais acuradas, utilização da robótica e aplicação do prontuário eletrônico e outras tecnologias é possível reduzir alguns erros que, como sabemos, podem ter graves consequências quando tratamos de saúde.
Por exemplo, só o fato de eliminar a utilização de papel durante a realização dos procedimentos já reduz as falhas de maneira considerável.
Além disso, a aplicação da inteligência artificial na Medicina também pode operar nesse contexto, alertando o médico, por exemplo, em tempo real, a respeito das mudanças no quadro clínico do paciente – uma solução fundamental para situações de emergência.
Conclusão
De fato, a tecnologia na área de saúde não para de avançar e releva resultados extremamente promissores como: maior agilidade nos processos, otimização na rotina dos profissionais e mais eficiência na gestão das clínicas e dos hospitais.
Por esses e tantos outros motivos, é essencial acompanhar as tendências para oferecer aos pacientes maior qualidade no atendimento, promover a redução de custos e proporcionar mais segurança e qualidade de vida àqueles que precisam dos serviços hospitalares.
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Em breve, teremos muitas novidades por aqui.
Um grande abraço e até o próximo post.



