/// StartUp

5 sinais de que seu projeto está pronto para escalar

Todo negócio passa por inúmeros desafios em sua fase inicial, chega um momento em que os processos, finalmente, começam a engrenar. Saiba os sinais de que seu projeto estão prontos para escalar!

Data de Publicação: 27/04/2022

Por mais que qualquer negócio passe por inúmeros desafios em sua fase inicial, chega um momento em que os processos, finalmente, começam a engrenar.

Depois de tanto esforço para estruturar a equipe, organizar as tarefas, alinhar o financeiro e cativar os clientes, o próximo passo é começar a planejar o escalonamento do seu empreendimento.

E, por mais prazerosa que seja essa tarefa, ela não deixa de ser tão desafiadora quanto qualquer outra.

De acordo com pesquisa realizada pela Oracle, em parceria com a Revista Inc. entre as empresas que cresceram mais rápido nos EUA, a principal dificuldade enfrentada pelos gestores foi vencer o sentimento de incapacidade para conduzir o crescimento e realizar o escalonamento de maneira assertiva.

Se você ainda não sabe se essa é, ou não, a hora de ampliar a sua startup, siga com a gente e confira, no CodeBlog, os 5 sinais de que seu projeto está pronto para escalar.

 

1. Você quer ir além

Sempre que uma nova empresa é iniciada, e o negócio começa a funcionar, é hora do gestor tomar uma importante decisão. Nesse momento, é preciso ter em mente que ocupar a posição de liderança também é sinônimo de estresse e ansiedade. Por isso, é preciso refletir se o empreendimento vale a pena para você e se está lhe dando retorno, não apenas financeiro, mas também pessoal.

Caso esteja absolutamente convencido de que a sua iniciativa é válida, mesmo com tudo que ela possa privá-lo (a), vá em frente!

 

2. O dinheiro começou a aparecer

Se você começou um novo negócio e percebeu que as pessoas estão realmente dispostas a pagar e a priorizar os seus produtos ou seus serviços, ao invés dos oferecidos pela concorrência, parabéns! Esse é mais um sinal de que está no caminho certo.

Contudo, é preciso considerar que receitas e lucros são coisas diferentes. Portanto, é necessário fazer (ou refazer) um balanço para se certificar de que o seu modelo de negócios realmente funciona e poderá continuar funcionando depois do crescimento de sua empresa.

Caso tudo esteja dentro das expectativas esperadas, esse é um grande indício de que está, realmente, na hora de escalar!

 

3. Você já tem uma equipe formada

É fato que nenhuma empresa consegue crescer de forma saudável e alinhada sem uma boa equipe estruturada. Diante disso, ao escalar um negócio, você, necessariamente, precisará de pessoas que apresentem diferentes habilidades à sua disposição.

Portanto, é preciso olhar atentamente para o time formado e identificar quais skills você e os seus colaboradores precisam desenvolver para tornar o empreendimento ainda maior. Caso a sua empresa já esteja pronta para isso, parece que, finalmente, é chegada a hora de subir um degrau.

 

4. Você tem o capital necessário para bancar o crescimento

Por mais que muitos empreendedores não entendam essa lógica, a verdade é que várias empresas quebram exatamente nos momentos de crescimento. Isso porque, ao crescer, a sua organização, provavelmente, aumentará os custos e terá que lidar com desafios nunca antes enfrentados (sem mencionar os famosos imprevistos). Caso o seu caixa não tenha preparo suficiente para as devidas necessidades, todo o sonho irá por água abaixo.

Portanto, antes de tomar a decisão de escalar um negócio, faça um balanço geral e tenha a certeza de que o seu empreendimento possui reais condições financeiras de arcar com as demandas que envolvem o processo de crescimento.

 

5. Os processos e as rotinas já foram definidos

Por fim, mas não menos importante, é preciso considerar que, quando você é um empreendedor individual e trabalha dentro da própria casa, fica muito mais fácil definir ou, até mesmo, improvisar as tarefas diárias da empresa. Por outro lado, quando ocorre o crescimento e o maior volume de pessoas, acontece também a exigência de que os processos e as rotinas estejam em total conformidade e sempre muito bem definidos. Portanto, antes de decidir escalar o seu negócio, reflita: as coisas estão funcionando bem no seu negócio hoje? Existem muitas dúvidas e desentendimentos? Cada membro da sua equipe sabe muito bem sobre seus encargos e suas responsabilidades? Caso a sua empresa tenha passado por mais esse teste, parece que está mesmo na hora de crescer.

Agora que você já descobriu quais são os principais sinais de que é hora de escalar um negócio, precisa saber que, com inovação, digitalização e automatização, desenvolver o seu negócio, manter a equipe motivada, os processos em dia e a satisfação dos clientes fica muito mais fácil.

Para isso, vale a pena investir, de acordo com a realidade do seu empreendimento, nos serviços oferecidos pela CodeBit, como: infraestrutura em nuvem, desenvolvimento de sites e sistemas sob medida e diversos outros softwares e ferramentas essenciais para o sucesso da sua instituição.

Fale com o nosso time de especialistas e comece agora mesmo a digitalizar e a otimizar os seus processos!

No mais, continue de olho no CodeBlog. Em breve, teremos muitas novidades por aqui.

Um grande abraço e até o próximo post!

Envelope fechado

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos