/// Cloud Computing

O que é Cloudfront?

A AWS disponibiliza vários tipos de serviços tecnológicos para ajudar empresas a atingir as metas definidas. Entre eles, um dos mais utilizados é o Cloudfront. Saiba mais!

Data de Publicação: 06/06/2022

A Amazon Web Services (também conhecida como AWS) disponibiliza vários tipos de serviços tecnológicos para ajudar empresas, edtechs, fintechs, govtechs e diversos outros tipos de startups a atingir as metas definidas. Entre eles, um dos mais utilizados pelas organizações que precisam de mais velocidade, conexão e outras facilidades é o CloudFront, que tem como principal função a aceleração da distribuição dos conteúdos estáticos ou dinâmicos disponíveis na internet como HTML, CSS, JS e outros arquivos, apresentados aos usuários em formatos de imagens ou vídeos.

Siga com a leitura e saiba mais sobre essa solução no artigo que a equipe do CodeBlog preparou para você.

 

Funcionalidades

O Amazon Cloudfront é o CDN - Content Delivery Network (ou Rede de Distribuição de Conteúdo) da AWS. Ele pode ser usado para entregar um conteúdo da internet por meio da rede global de pontas de presença da Amazon.

Dessa forma, quando um usuário solicita a exibição de um conteúdo apresentado com o Amazon CloudFront, ele é roteado para o local de borda, que disponibiliza a menor latência (atraso de tempo), para que o conteúdo seja entregue com o melhor desempenho possível.

Dessa forma, o Amazon CloudFront é capaz de fazer a distribuição de maneira global a partir dos diversos datacenters que estão localizados em diversas zonas de disponibilidade ao redor do mundo.

Caso o conteúdo acessado já esteja presente em um ponto de presença com latência baixa, ele será enviado de maneira imediata.

Por outro lado, caso o conteúdo esteja em outro ponto de presença, o CloudFront age na recuperação do mesmo por meio de uma origem pré-definida, que pode ser um bucket S3, canal de media package ou um servidor HTTP.

 

Principais utilidades do Amazon CloudFront

A seguir, você irá conferir alguns usos do CloudFront em casos reais:

 

Velocidade na entrega de conteúdo estático

O Amazon CloudFront promove aumento significativo na velocidade da entrega de projetos com dados estáticos como imagens, vídeos e afins em localidades no mundo inteiro.

Além disso, ao utilizar o serviço, ainda é possível aproveitar várias vantagens oferecidas pela rede backbone da AWS e garantir uma experiência mais rápida, segura e confiável.

 

Transmissão de vídeos por streaming ou sob demanda

Outra grande funcionalidade do Amazon CloudFront é o fornecimento de transmissão de vídeos por streaming ou sob demanda - função disponibilizada de maneira global nos visualizadores.

Os arquivos transmitidos podem ser pré-gravados ou apresentados em tempo real.

Por esse motivo, o Amazon CloudFront é um dos serviços mais adotados por grandes empresas que entregam conteúdos on-line.

 

Criptografia

Todas as funcionalidades oferecidas pelo Amazon CloudFront integram conexões de ponta a ponta que utilizam criptografia.

Assim, é necessário apenas adicionar a criptografia no nível de campo para assegurar a total proteção dos dados durante todos os processos.

 

Enfim, agora que você já sabe o que é Cloudfront, é hora de descobrir como as ferramentas da AWS podem garantir mais eficácia, performance, confiabilidade, segurança e economia nas operações!

Clique aqui e entre em contato com a CodeBit, empresa especialista em Cloud Computing com parceria exclusiva com a AWS, líder em computação em nuvem.

No mais, continue de olho no CodeBlog, em breve, teremos muitas novidades por aqui.

Um grande abraço e até o próximo post!

Envelope fechado

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos