/// DEV

O que é o desenvolvimento de um site?

Para obter sucesso em sua jornada digital, mais do que colocar um website no ar, é necessário se preocupar com a acessibilidade e a navegabilidade do mesmo. Saiba mais neste artigo!

Data de Publicação: 18/04/2022

De fato, qualquer empresa que preze por inovação, conectividade e proximidade com o cliente precisa investir em um site, visto que essa ferramenta integra todas as estratégias de performance e marketing digital de um negócio.

Nesse contexto, o desenvolvimento de um site profissional permite aos usuários ter uma ideia clara das ofertas, dos produtos e dos serviços de uma marca.

Mas, para obter sucesso na jornada digital, mais do que colocar um website no ar, é necessário se preocupar com a acessibilidade e a navegabilidade do mesmo. Para isso, contar com um bom processo de desenvolvimento é essencial.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, siga com a leitura e confira o artigo que a equipe do CodeBlog preparou para você.

 

Afinal, o que é o desenvolvimento de um site?

Em resumo, o desenvolvimento de um site integra todos os processos, ações e atualizações necessárias para construir uma plataforma de alto desempenho, que contribua para otimização da experiência do usuário com o oferecimento de informações claras, disponibilizadas dentro de um curto período.

Para isso, o processo de desenvolvimento pode ser dividido em dois diferentes focos: o client-side (lado do cliente) e o server-side (lado do servidor).

O client-side é responsável por cada elemento que os clientes têm acesso diretamente na página. Já o server-side envolve o suporte aos sistemas de back-end que integram a estrutura digital do site.

 

Quais são as vantagens do desenvolvimento de um site?

Devido a alta competitividade do mercado digital, contar com um site deixou de ser uma opção e se tornou uma obrigação de todas as empresas que desejam atrair e fidelizar clientes para continuar prestando serviços e oferecendo produtos ao mercado.

Por esse motivo, apresentar um website funcional, responsivo com design moderno é essencial para a saúde e manutenção de um negócio.

Um site profissional, desenvolvido em total acordo com as necessidades de uma empresa, permite evitar funcionalidades desnecessárias e programação excessiva, bem como formatos de arquivos e informações redundantes, que podem reduzir a velocidade de carregamento da plataforma.

Além disso, ao optar por um design estratégico, voltado para o fortalecimento da marca, unir elementos amigáveis a boas estratégias de SEO e uma arquitetura robusta, é possível intensificar os acessos e, consequentemente, o alcance do seu negócio.

Ainda não se convenceu de que um site otimizado é a melhor escolha para o seu negócio? Então, confira algumas estatísticas que preparamos para você:

  • um site com atraso de três segundos no tempo de carregamento provoca o abandono de 40% dos visitantes. (Kissmetrics);
  • 90% dos compradores digitais confiam em marcas que oferecem uma experiência positiva do usuário (UX) (Toptal);
  • para 48% dos consumidores, o design de um site é decisivo para determinar a credibilidade de um negócio (Ironpaper);
  • 94% das primeiras impressões estão relacionadas ao apelo visual e à navegação de um site (ResearchGate).

 

Números não mentem!

Mais do que marcar presença na internet, ao desenvolver um site confiável, a sua empresa revela mais aptidão e prontidão para atender às necessidades do público-alvo em relação à qualidade e à usabilidade. Afinal, um site otimizado permite que uma organização se comunique com o público de outras localidade e mantenha seu alcance ativo 24 horas por dia, 7 dias por semana.

 

Site personalizado ou modelo pronto: qual a melhor alternativa?

Depois de conferir alguns dos tantos benefícios proporcionados por um website, é preciso considerar que nem todos os formatos garantem o retorno desejado sobre o investimento (ROI). Por isso, antes de iniciar o desenvolvimento do seu site, é preciso se certificar sobre as funcionalidades oferecidas por cada fornecedor.

Nesse contexto, um modelo de site pronto envolve um design pré-estabelecido, que permite ao desenvolvedor conectar um conteúdo dentro de uma estrutura construída por meio de HTML ou CSS.

Dessa forma, é possível editar e personalizar recursos como cores, estilos de fontes e imagens.

No geral, por mais que os modelos prontos sejam mais econômicos e sejam entregues de maneira mais rápida (por não demandarem tantos esforços no processo de desenvolvimento), a verdade é que eles não oferecem flexibilidade, muito menos, exclusividade.

Por outro lado, um site personalizado permite que a sua empresa expresse identidade própria a partir de elementos de página personalizados e totalmente alinhados com os objetivos do seu negócio.

Assim, por mais que o custo de desenvolvimento seja mais alto, o investimento em uma plataforma capaz de oferecer mais benefícios e de garantir maior vantagem competitiva é muito válido.

Afinal, contar com um website personalizado, amigável aos mecanismos de pesquisa, focado na experiência do usuário, com layout exclusivo é uma maneira certeira de sair na frente da concorrência e de otimizar os resultados.

 

Conclusão

Enfim, gostou de descobrir o que é o desenvolvimento de um site e por que essa ferramenta é essencial para a sua empresa?

Agora que você já sabe sobre todas as vantagens, aproveite a expertise da equipe de desenvolvedores da CodeBit e esteja pronto para criar impacto positivo e transformar a sua relação com os seus clientes.

Clique aqui, acesse o site e saiba mais sobre todas as soluções personalizadas oferecidas pelo nosso time de especialistas.

No mais, continue de olho no CodeBlog. Em breve, teremos muitas novidades por aqui. Um grande abraço e até o próximo post.

Envelope fechado

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos