/// Tecnologia

Presente e futuro: 5 reflexões sobre o uso dos recursos tecnológicos

Confira 5 fatos sobre o presente e, consequentemente, o futuro da tecnologia, que rendem boas reflexões.

Data de Publicação: 16/09/2022

Se atualmente, os recursos tecnológicos já estão presentes em grande parte das tarefas executadas pelas pessoas, no futuro, eles serão indispensáveis para as relações pessoais e corporativas.

Todos os dias, somos bombardeados por novidades tecnológicas e, nem sempre, conseguimos acompanhar a rapidez com que os novos softwares e soluções surgem.

Isso demonstra que não é mais possível pautar as perspectivas e panoramas para o futuro sem traçar um paralelo com a tecnologia e a inovação. Afinal, elas são as verdadeiras protagonistas dessa transformação contínua.

Pensando nisso, no artigo que hoje, nós, da equipe do CodeBlog, listamos cinco fatos sobre o presente e, consequentemente, o futuro da tecnologia, que rendem boas reflexões. Siga com a leitura e confira:

 

Presente e futuro: Cinco reflexões sobre o uso dos recursos tecnológicos

 

1. A familiaridade com a Inteligência Artificial

Antigamente, o uso da inteligência artificial era associado aos robôs e filmes de ficção científica. Atualmente, o cenário é diferente, afinal, o recurso está presente em vários momentos do dia a dia por meio de soluções automatizadas como aplicativos de rotas, reconhecimento facial, publicidade em painéis digitais, casas inteligentes e muito mais.

No futuro, a tendência é que os ambientes se tornem cada vez mais informatizados, graças às ferramentas avançadas de IA, que podem revolucionar o mercado de maneira geral e, principalmente, tornar mais práticos e eficientes os processos das áreas da saúde e educação, permitindo melhor acompanhamento do desempenho dos alunos nas salas de aula e do quadro de pacientes nos hospitais.

 

2. A evolução dos Objetos Inteligentes

A chamada Internet das Coisas já está presente, até mesmo, dentro das casas das pessoas, em objetos que são manuseados a cada instante, como relógios, óculos e geladeiras.

Em conjunto com a Inteligência Artificial, a Internet das Coisas evidencia a presença da tecnologia no presente e como a sua participação será ainda maior no futuro próximo. Nesse contexto, até mesmo os smartphones ultra tecnológicos utilizados atualmente poderão ficar obsoletos. Afinal, observando a modernização constante dos acessórios como smartwatches e smart speakers, é fato que, dentro de algum tempo, os celulares não terão o mesmo formato e irão apresentar funcionalidades, até então, inimagináveis.

 

3. O alto volume de dados seguirá crescendo

O chamado Big Data é um recurso que reflete toda a demanda do mercado. O alto volume de informações transacionadas no meio corporativo ou pessoal segue em ritmo crescente, por isso, a mineração de dados será ainda mais importante no futuro. Isso porque, diariamente, muitos conteúdos, números e informações circulam no meio on-line ou off-line, em ambos os casos, eles precisam ser organizados e transformados em ações coerentes e de forma rápida.

Daqui alguns anos, as noções de Business Intelligence não serão vistas como “diferenciais” nas empresas, mas sim, como verdadeiras obrigações, para que os empreendimentos não se percam em meio a tantos dados e consigam traduzi-los para a sua realidade.

 

4. A tecnologia guiará o futuro do consumo

Influenciadores digitais, unboxings, avaliações on-line, recomendações e muito mais... sem dúvidas, a tecnologia vem influenciando - e muito - o comportamento de consumo.

Por isso, no futuro, o consumo nas lojas físicas não será mais o mesmo e os empreendedores terão que se desdobrar para realizar pesquisas de preço previamente e estimular avaliações sobre a qualidade dos serviços oferecidos. Além disso, o suporte pós-venda precisará estar no centro das atenções para não perder clientes. Os recursos tecnológicos deixarão ainda mais claro que seguir fazendo “mais do mesmo” não será opção para empresas que desejam manter a competitividade e alcançar o sucesso.

 

5. A experiência cognitiva será expandida

A tendência é que a realidade virtual cresça cada vez mais e ganhe novos recursos para aprimorar progressivamente a experiência cognitiva. Afinal, em um cenário pautado por inovação e avanços constantes, a imersão não pode ser deixada de lado.

Além das experiências cognitivas, as sensoriais também serão exploradas, principalmente no varejo, para ajudar a atrelar as marcas a outros sentidos que ultrapassam o da visão. Para isso, serão criadas interfaces de multi experiências e aplicativos imersivos, bem diferentes dos disponibilizados atualmente.

 

Conclusão

Mais do que traçar um panorama entre o presente e o futuro da tecnologia, essas reflexões destacam o quanto os recursos são fundamentais e a importância das pessoas físicas e empresas se adaptarem a elas para que não se tornem obsoletas. E você, gostou de descobrir as cinco reflexões sobre o uso dos recursos tecnológicos?

Se esse artigo foi interessante para você, continue de olho no blog da CodeBit e fique por dentro de vários conteúdos relacionados à inovação, tecnologia, soluções de cloud computing e muito mais.

Um grande abraço e até o próximo post!

Envelope fechado

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos