/// Tecnologia

Como levar tecnologia para o poder público?

Em todos os setores a inovação marca presença e na gestão pública não é diferente. Siga com a leitura e saiba mais!

Data de Publicação: 25/05/2022

Emitir documentos, agendar uma consulta médica na rede pública, descobrir como está a sua situação fiscal, pagar impostos... já parou para pensar, quantas vezes, nos últimos anos, você conseguiu realizar essas atividades sem sair de casa?

É nítido o quanto a oferta de serviços públicos por meio digital foi ampliada, e, se antes os cidadãos precisavam sair de casa para acessá-los, agora, os têm à distância de um clique, basta pegar o computador ou o smartphone.

Tudo isso se deve à transformação digital no Governo.

Sem dúvidas, a tecnologia revolucionou a forma como fazemos muitas coisas. Em todos os setores a inovação marca presença e na gestão pública não é diferente, inclusive, é em meio a esse cenário que se desenvolvem as chamadas GovTechs.

Essas organizações têm como objetivo o oferecimento de soluções que, por meio dos avanços tecnológicos, melhoram os serviços e processos públicos, despertam o interesse de agentes públicos e facilitam o cotidiano da população.

Quer descobrir como elas atuam? Então, siga com a leitura e confira o artigo que a equipe do CodeBlog preparou para você.

 

GovTechs: Entendendo o conceito

Em resumo, as GovTechs são empresas que unem as tecnologias com as soluções utilizadas pelos departamentos do Governo para assegurar o oferecimento de serviços de qualidade aos cidadãos.

De acordo com o CAF - Banco de Desenvolvimento da América Latina, essas organizações fazem parte de um ecossistema onde os governos colaboram com as startups, pequenas e médias empresas (PMEs) e outros atores que utilizam a inteligência de dados, tecnologias digitais e metodologias inovadoras para prover soluções de problemas públicos.

Nesse cenário, a soma entre Gov + Tech resulta na aplicação de recursos inovadores aos serviços de interesse público, que impactam positivamente nas políticas públicas e promovem melhorias efetivas à população.

 

A atuação das GovTechs

As GovTechs atuam em diversos setores da esfera pública. Confira a seguir alguns exemplos:

 

Saúde

Dentro da saúde, as GovTechs podem, por exemplo, desenvolver aplicativos para permitir que os cidadãos realizem o agendamento de consultas e exames nos postos de saúde, programem a retirada de medicamentos e acessem o laudo de exames.

Um exemplo disso é o ConecteSUS, que se popularizou bastante na pandemia por apresentar o registro de todas as doses de vacinas aplicadas contra a covid-19.

 

Educação

Já no setor de educação, as GovTechs podem, por exemplo, trabalhar na criação de bibliotecas virtuais para que a população acesse e-books gratuitos. Além disso, também é possível oferecer matrículas on-line dos alunos em escolas públicas, disponibilizar vídeo aulas para reforçar os conteúdos apresentados em sala de aula e muito mais.

Esses serviços também foram fortalecidos durante o isolamento social, quando as escolas tiveram suas atividades presenciais paralisadas para conter a contaminação do coronavírus, sendo necessário o uso de variadas tecnologias para que os estudantes pudessem continuar aprendendo à distância.

 

Mobilidade

Para otimizar a mobilidade urbana, as prefeituras podem recorrer às soluções disponibilizadas pelas GovTechs, como aplicativos que monitoram as redes de ônibus disponíveis, informam os trajetos e as paradas.

Além disso, existem recursos que podem ajudar os motoristas de ambulância a traçarem os melhores destinos para garantir um atendimento mais eficaz às vítimas de acidentes.

 

Canal de denúncias

As GovTechs também podem agir em prol da segurança da população e desenvolver soluções para que as pessoas tenham acesso prático a um canal de denúncias, capaz de estabelecer uma comunicação direta com os responsáveis pela segurança pública e ambiental e solucionar as demandas da cidade junto à Prefeitura.

Assim, é possível reportar buracos nas ruas, falta de iluminação em determinadas regiões, casos de violência doméstica, queimadas ilegais, animais abandonados e mais.

 

Os benefícios das GovTechs para a sociedade

Ao oferecer tecnologias para facilitar a gestão pública, as GovTechs oferecem inúmeras vantagens para a sociedade. Descubra algumas delas a seguir:

 

Redução da burocracia

Uma das principais vantagens promovidas pelas GovTechs é a redução da burocracia nos serviços públicos. Com a atuação delas, as pessoas acessam e usufruem dos seus direitos e dos recursos que são pagos por seus impostos com muito mais praticidade.

 

Evolução da tecnologia

As altas demandas dos governos fazem desses órgãos ótimos parceiros e clientes das empresas de tecnologia. Dessa forma, com o aumento do investimento do poder público nesse campo, as pesquisas e criações tecnológicas serão consideravelmente intensificadas.

 

Geração de empregos

Por fim, mas não menos importante, é certo que, quando novas empresas passam a operar, novas oportunidades de emprego surgem no mercado. Para as cidades, isso é excelente, afinal, elas asseguram que uma quantidade maior de dinheiro seja injetada na economia local, beneficiando o desenvolvimento de todos os setores da comunidade.

 

Enfim, gostou de descobrir como a atuação das GovTechs é importante para que todos tenham acesso facilitado aos serviços públicos?

Quer saber mais sobre as GovTechs, e como elas podem transformar a relação entre o governo e os cidadãos e revolucionar o contexto social, econômico e educacional? Quais tecnologias podem ser usadas para que isso se torne uma realidade?

Então clique aqui, se inscreva em nossa newsletter e fique por dentro dos benefícios da migração para a nuvem da modernização de infraestrutura computacional das GovTechs e garanta mais performance, segurança e redução de custos aos seus processos.

No mais, continue de olho no Blog da CodeBit que, em breve, teremos muitas novidades por aqui.

Um grande abraço e até o próximo post!

Envelope fechado

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos