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Terceiro Setor

Como aumentar a arrecadação das doações?

Como aumentar a arrecadação das doações? Confira o plano prático que preparamos para você!

Postado em 20/06/2022

Se você tem uma entidade, sabe que, para que ela sobreviva em um cenário cada vez mais competitivo, contar com ajuda de voluntários, da comunidade e das empresas é fundamental para otimizar a captação de recursos e manter o desempenho das atividades realizadas.

Mas, nem sempre buscar auxílio é tão simples. Assim sendo, para tornar essa ação mais fácil, é preciso contar com estratégias voltadas para o aumento das arrecadações.

Para ajudá-lo(la) nessa missão, nós, da equipe do CodeBlog, elaboramos um guia prático. Siga com a leitura e confira!

Como aumentar a arrecadação das doações:

 

Estabeleça um nicho

Por mais que qualquer tipo de pessoa e empresa possa contribuir com a sua ONG, nem sempre, atirar para todos os lados é sinônimo de efetividade.

Afinal, quando você não tem um foco estabelecido, gasta recursos, tempo e energia de maneira inadequada.

Por isso, é muito importante definir um nicho e concentrar o seu público-alvo naqueles que têm algum tipo de afinidade com a instituição ou a causa.

O ideal é fazer uma pesquisa prévia e, então, selecionar organizações e pessoas físicas que realmente façam sentido para sua entidade e, em seguida, desenvolver um plano de ação com o objetivo de impactá-las gerando confiança e proximidade.

 

Liste doadores potenciais

Antes de iniciar a sua lista, é preciso verificar se a sua organização já tem seus objetivos e conceitos de missão, visão e valores determinados, afinal, assim, fica muito mais fácil posicioná-la na comunidade de maneira estratégica.

Além disso, também é válido criar uma lista de tarefas e ações que precisam ser desenvolvidas ao longo de um ano ou um semestre.

Por fim, mas não menos importante, pense (e liste) os potenciais doadores que precisa atingir.

Por exemplo, se você tem uma ONG voltada à assistência de crianças carentes, os seus possíveis doadores podem ser supermercados (para ajudar com a alimentação), profissionais diversos, como professores de dança, futebol e outros esportes que possam ser implementados e, até mesmo, grandes empresas da região que desejam vincular o seu nome aos projetos sociais. Em todos os casos citados, vale a pena tentar um patrocínio.

Destacamos que não é necessário criar uma lista gigante de possíveis doadores. Comece com pouco, crie estratégias específicas e analise os resultados obtidos. Depois, é só ir aperfeiçoando o planejamento estratégico de acordo com os dados obtidos nas mensurações.

 

Não se esqueça de nutrir os seus doadores recorrentes

Mais importante do que conquistar novos doadores é manter e engajar aqueles que abraçam a causa da sua instituição.

Por isso, sempre que uma pessoa disser “SIM” para a sua ONG, seja transparente com ela, mostre os resultados obtidos em determinado período e o quanto a doação dela foi importante durante todo o processo.

Além disso, trabalhe muito a sua comunicação e invista em campanhas informativas.

 

Desenvolva um plano de abordagem

O plano de abordagem é essencial para descobrir como apresentar o trabalho da sua instituição às empresas e às pessoas físicas que possam se interessar.

No entanto, para que esse documento seja realmente efetivo, é necessário contar com um bom planejamento estratégico. Afinal, esse tipo de ação requer uma dose de confiança e senso de autoridade. Só assim você poderá apresentar a sua entidade como confiável e convencer o público a ajudá-la.

É fundamental, também, reforçar a importância da empatia nas doações.

Para isso, crie uma abordagem comunitária envolvente, em conjunto com um ecossistema de doação, justamente para tocar e sensibilizar as pessoas em prol de uma causa.

Mostre que a sua comunidade é forte. Reforce os objetivos e esclareça a missão, a visão e os valores da sua ONG.

 

Facilite os processos de pagamento

Até aqui, listamos algumas dicas um tanto quanto teóricas, mas que podem ser muito úteis, desde que sejam unidas a processos práticos e descomplicados.

Isso porque, de nada adianta seguir todos os passos citados acima se a sua entidade não contar com um processo de pagamento prático e bem estruturado para facilitar as transações.

Desse modo, é importante que a sua ONG tenha um site intuitivo, informativo, focado na experiência do usuário e desenvolvido para disponibilizar as mais diversas opções de pagamento, para que o público possa escolher a melhor alternativa. Essa é a maneira mais fácil de envolver a comunidade e apresentar os seus diferenciais.

 

Para isso, o time de especialistas da CodeBit pode ajudá-lo(la)!

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No mais, continue de olho no CodeBlog. Em breve, teremos novidades por aqui.

Um grande abraço e até o próximo post!