/// Empresas

Acessibilidade digital: saiba como colocar o usuário em primeiro lugar.

Uma internet para todos é uma internet acessível. Afinal, a inclusão digital contribui para que as pessoas possam navegar. Clique e saiba mais!

Data de Publicação: 08/07/2022

Uma internet para todos é, sobretudo, uma internet acessível. Afinal, a inclusão digital contribui para que as pessoas possam navegar, pesquisar e descobrir novos conteúdos on-line, sem qualquer tipo de distinção.

Contudo, por mais que esteja prevista em Lei desde 2016, a acessibilidade digital ainda não saltou da teoria para a prática no Brasil. Isso porque, uma pesquisa realizada pela BigData Corp, em parceria com o Movimento Web para Todos, avaliou cerca de 16,89 milhões de sites ativos no país e identificou que apenas um 1% deles pode ser considerado acessível. Além disso, do percentual total, somente 0,89% das plataformas avaliadas foram bem-sucedidas em todos os testes de acessibilidade aplicados.

Esses números reforçam a importância de incentivar as empresas e os profissionais a tornarem seus produtos digitais mais acessíveis para pessoas com deficiência e outras limitações. Por isso, se você marca presença na internet, é importante ter em mente que a reflexão sobre esse tema é uma urgência.

Quer descobrir do que, de fato, se trata a acessibilidade digital e compreender formas de deixar a sua página da web mais inclusiva? Então, siga com a leitura e confira o artigo que a equipe do CodeBlog preparou para você.

 

O que é a acessibilidade digital?

De acordo com o W3C - World Wide Web Consortium, a acessibilidade digital é uma ferramenta que garante às pessoas idosas ou com deficiência o direito de navegar, compreender, perceber, interagir e contribuir para a web de maneira geral.

O conceito foi desenvolvido com o objetivo de eliminar barreiras e contribuir para que a internet se torne, de fato, acessível para todos. Mas, para isso, é necessário estabelecer uma série de recursos que assegurem a navegação, a compreensão e a interação de todas as pessoas no ambiente digital, sem a necessidade do auxílio de terceiros.

 

Por que a acessibilidade digital é tão importante?

Por vários motivos. Talvez o primeiro e mais importante deles seja a tamanha proporção que a internet tomou nos últimos tempos.

Principalmente no pós-pandemia, o ambiente digital passou a ocupar uma posição de destaque na vida das pessoas, ecoando no trabalho, na saúde, no consumo e no entretenimento.

Em paralelo a isso, o IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística estimou recentemente que cerca de 8,4% da população brasileira acima de 2 anos possui algum tipo de deficiência – porcentagem que representa 7,3 milhões de pessoas.

Muitas dessas pessoas enfrentam dificuldades para navegar na internet e, por isso, são excluídas das oportunidades e dos benefícios oferecidos pelo mundo digital.

Mas, além de uma questão iminente de cidadania, a acessibilidade digital também é uma forma de contribuir para que as empresas abram as suas portas para esses milhares de consumidores e façam com que os seus produtos alcancem mais pessoas e, consequentemente, novos consumidores. Ou seja, ela também pode auxiliar na intensificação das vendas.

 

Quais os benefícios oferecidos pela acessibilidade digital?

Nessa altura, você já deve ter percebido que a acessibilidade digital é um assunto que merece mais atenção das empresas, não é mesmo? Para deixar isso ainda mais claro, confira a seguir as vantagens da prática, que podem ser refletidas tanto na sociedade em geral, quanto no contexto corporativo em específico.

 

Para a sociedade

A acessibilidade digital promove a democratização no acesso à informação e garante que os conteúdos relevantes cheguem para todos. Além disso, oferece mais autonomia aos portadores de deficiências e favorece a inclusão de forma amplificada, uma vez que permite que essas pessoas trabalhem, estudem, compartilhem conhecimento, consumam e realizem diversas outras atividades no ambiente digital.

 

Para a empresa

No âmbito empresarial, é certo que a acessibilidade digital estimula a competitividade de uma organização frente à concorrência. Afinal, a prática amplia e diversifica o público e humaniza a marca perante ele. Ela também otimiza a experiência do usuário, permite que as informações sejam acessadas de forma mais rápida, melhora a comunicação com o público e reforça o seu posicionamento em relação às políticas e às causas sociais.

 

Como tornar uma página da web mais acessível?

1. Atente-se aos conteúdos textuais

Uma maneira prática e um tanto quanto simples de promover a acessibilidade digital no seu site e facilitar o acesso de pessoas portadoras de deficiência visual é converter os textos em áudio.

Além disso, existem algumas práticas que podem ser adotadas para simplificar a ação dos softwares, como a construção de textos com conteúdos mais claros e objetivos, a aplicação de voz ativa de forma direta, e a indicação clara dos destinos dos hiperlinks aplicados ao longo dos parágrafos.

Somando a isso, também é importante descrever, em formato textual, qualquer elemento informativo (como os ícones) presentes no conteúdo.

 

2. Legende vídeos e imagens

Os vídeos com legendas e as imagens com descrição também são relativamente simples e muito importantes para tornar o seu website mais acessível, especialmente para pessoas portadoras de deficiência auditiva ou visual.

Contudo, além da legenda, é essencial que os conteúdos em vídeo apresentem um avatar digital ou um tradutor-intérprete para interpretação em libras, voltados aos surdos que não foram alfabetizados em português.

Em relação às imagens, às fotos, às ilustrações ou aos gráficos, é importante descrever o que ou quem está aparecendo. Para isso, uma boa tática é aplicar a fórmula de descrição que envolve formato + sujeito + imagem + contexto + ação.

 

3. Cuidado com o desenvolvimento do site

Por fim, mas não menos importante, é preciso destacar que um site acessível deve ser previamente desenvolvido. Para isso, essas plataformas devem utilizar códigos mais simples, limpos e com semântica adequada.

No que diz respeito ao design, a melhor alternativa é apostar em cores que respeitem as regras de contraste e facilitem a identificação dos elementos.

Também é válido evitar alinhamento centralizado nos blocos de texto ou textos justificados. Com alguns pequenos ajustes, é possível contribuir com a acessibilidade e ajudar a construir um ambiente mais igualitário e inclusivo para todos.

 

Conclusão

Esperamos que esse artigo possa ter ajudado a compreender a importância da acessibilidade digital. Se você pretende tornar as suas soluções digitais mais acessíveis, transformar a política da sua empresa e fidelizar mais clientes no mercado, clique aqui, acesse o site da CodeBit e confira todas as soluções personalizadas do nosso time de especialistas.

No mais, continue de olho no CodeBlog. Em breve, teremos muitas novidades por aqui. Um grande abraço e até o próximo post!

Envelope fechado

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos