A computação em nuvem ganhou rápida popularidade nas empresas do cenário mundial e, consequentemente, do nacional. O que era uma tendência, agora é uma realidade.
A justificativa para disseminação da solução no universo corporativo está nas inúmeras vantagens e facilidades apresentadas por ela.
Existem diversas modalidades de computação em nuvem, e todas descomplicam, de forma praticamente imediata, os processos dos usuários e dos gestores de TI dos mais variados segmentos.
Se ainda não sabe quais são os maiores benefícios proporcionados pela ferramenta, siga com a leitura e confira o artigo que a equipe do CodeBlog preparou para você.
Os maiores benefícios da nuvem para empresas
Mais agilidade nas mudanças tecnológicas
Quando uma empresa que tem seus servidores armazenados em um data center próprio e geridos por uma equipe de TI decide fazer uma mudança (seja ela física ou on-line), sabe que esse processo será extremamente complexo, demandará muito tempo e, além disso, estará suscetível a falhas.
Em contrapartida, qualquer mudança, quando feita na nuvem, é muito mais rápida e prática. Afinal os técnicos podem realizar as configurações remotamente e garantir que as atualizações passem a funcionar em pouco tempo.
Além disso, o time da empresa não precisa se preocupar com todo o upgrade tecnológico do hardware, já que o prestador de serviço se responsabiliza em dispor o melhor ambiente possível para atender às demandas dos clientes.
Escalabilidade
Conforme um negócio começa a crescer e a se desenvolver, é natural que a empresa tenha a sua capacidade máxima atingida.
Quando isso ocorre, surge a necessidade de novos investimentos com hardware que, por vezes, não ocorrem, prejudicando toda a produtividade da equipe e o resultado das entregas com sistemas lentos e falhos.
Nesse cenário, um dos grandes benefícios de utilizar a nuvem é justamente a escalabilidade.
Graças a esse diferencial, downloads e upgrades são realizados de maneira simples. Além disso, os servidores sempre podem ser atualizados para se adequarem às necessidades da empresa.
Redução de custos
De fato, a manutenção de servidores, data centers e mão-de-obra humana para cuidar da operação e da estrutura de TI envolve um alto custo para a empresa. Por mais que essas funções sejam essenciais, a verdade é que elas poderiam, facilmente, ser revertidas em investimentos na atividade principal da organização.
Ao migrar para a nuvem, quase todos os equipamentos que ocupam tempo e espaço se tornam dispensáveis. Dessa forma, os cuidados com a infraestrutura podem ser totalmente direcionados para os provedores do serviço, e os colaboradores podem assumir novas funções, em busca de inovação ou melhorias para o empreendimento.
Outro ponto positivo é que essa solução possibilita que o contratante configure seus servidores de acordo com a demanda, pagando apenas pelos recursos utilizados.
Disponibilidade
Ao apostar nas soluções de cloud computing, é perceptível como as falhas nas operações e indisponibilidade dos sistemas são reduzidas.
Isso ocorre devido aos diversos tipos de proteção e às boas práticas que são aplicadas para prevenir essas situações, como estruturas elétricas, estruturas de rede e backups, que diminuem, consideravelmente, as chances de interrupção do serviço.
Sustentabilidade
Justamente por não exigir a utilização de muitos equipamentos próprios, a computação em nuvem também garante mais sustentabilidade às empresas a partir da economia de espaço, energia, menor necessidade de sistemas de refrigeração, redução na emissão de dióxido de carbono, redução do uso de papel e muito mais.
A partir do momento em que os grandes servidores ficam centralizados e utilizam as melhores tecnologias disponíveis no mercado, é possível otimizar o consumo de recursos e, consequentemente, minimizar os impactos causados no planeta.
Segurança
Qualquer empresa que não age preventivamente para manter a segurança das suas informações está sujeita a prejuízos colossais, caso elas sejam acessadas por pessoas mal intencionadas.
Por esse motivo, investir no cloud computing também pode ser uma alternativa interessante. Afinal, na computação em nuvem, a segurança é intensificada pelo uso de firewalls, grupos e zonas de segurança que são organizadas em camadas. Além disso, a vigilância e o monitoramento dos dados se tornam encargos dos fornecedores de cloud computing.
Os melhores servidores de nuvem, como a AWS, oferecidos pela CodeBit, disponibilizam uma série de recursos para manter seus centros de dados livres de vulnerabilidades, aplicam metodologias internacionalmente reconhecidas para evitar a violação de informações e concentram profissionais altamente capacitados para lidar com esse tema.
Ou seja, é possível afirmar que, em relação à segurança da informação, a computação em nuvem contribui efetivamente para melhorias no processo de decisão.
E a sua empresa, já está colhendo os frutos de todos esses benefícios?
Se você quer descobrir como a computação em nuvem pode ajudar na decolagem do seu negócio, clique aqui, acesse o site da CodeBit, conheça nossos serviços, nosso time de especialistas e descubra as soluções personalizadas para atender à sua demanda.
No mais, continue de olho no CodeBlog. Em breve, teremos novidades por aqui.
Um grande abraço e até o próximo post!