/// Computação em Nuvem

O que é trabalhar em nuvem?

Quer saber mais sobre o que é a nuvem e como ela pode contribuir para a competitividade e desempenho das empresas? Acesse e descubra!

Data de Publicação: 18/07/2022

Antigamente, quando pensávamos no futuro do trabalho, já imaginávamos a tecnologia como a protagonista, facilitadora e maior desenvolvedora da automação de processos.

Contudo, com a chegada da pandemia e o consequente isolamento social, alguns temas e recursos que achávamos que não seriam debatidos ou aplicados tão cedo, precisaram ser viabilizados com urgência, para atender às restrições do momento e garantir a continuidade das operações empresariais.

Um grande exemplo disso foi a disseminação do trabalho remoto, uma alternativa propícia para a situação, que fez com que muitas empresas reavaliassem suas opiniões em relação à prática e compreendessem que a dinâmica, de fato, pode funcionar e garantir bons resultados para alguns setores e atividades.

Entretanto, para que o trabalho remoto realmente seja eficiente, é importante que as organizações e lideranças se atentem à construção de uma estratégia de ação a longo prazo e busquem se adaptar ao novo cenário. Isso inclui a capacitação dos seus colaboradores, desenvolvimento de novos processos e, certamente, a adaptação tecnológica.

Nesse contexto, abordamos aqui um assunto fundamental: o trabalho em nuvem.

Quer saber mais sobre o que é a nuvem e como ela pode contribuir para a competitividade e desempenho das empresas? Então, siga com a leitura e confira o artigo que a equipe do CodeBlog preparou para você.

 

Afinal, o que é a nuvem?

Alguma vez, você já se perguntou onde ficam armazenados nossos e-mails ou músicas que escutamos no Spotify? Ou, porque é possível logar no Facebook usando a conta do e-mail, mesmo em dispositivos diferentes?

Isso ocorre porque esses dados não são localmente armazenados, ou seja, não estão concentrados apenas no seu smartphone ou computador, mas sim, em data centers espalhados ao redor do mundo, também conhecidos como nuvem.

Em resumo, a nuvem é a tecnologia que possibilita o armazenamento, a exibição, o compartilhamento e a exclusão de arquivos, fotos, documentos, contatos e muito mais, por meio de um ambiente digital que pode ser acessado por qualquer dispositivo que tenha conexão com a internet.

Desde a chegada da nuvem, as empresas trocaram seus investimentos em construção e manutenção de datas centers locais para hospedagem de seus aplicativos e informações por uma estrutura totalmente virtualizada.

Hoje em dia, o acesso às informações é suportado por pools de infraestrutura física, que são conectados à internet através de serviços de computação e armazenamento em nuvem.

 

A nuvem é segura?

Atualmente, as gigantes da tecnologia, como a Amazon, mantem seus centros de dados com milhares de servidores ligados 24 horas por dia.

Dessa forma, quando um usuário recorre à nuvem para armazenar determinado arquivo, o documento é salvo de maneira automática e, então, distribuído em diversos servidores, justamente para que, caso ocorra uma falha em qualquer um deles, o usuário possa continuar acessando o conteúdo, que permanecerá disponível em outros servidores.

Por isso, se a sua preocupação é perder os documentos da sua organização, saiba que isso tem mais chances de acontecer no armazenamento local do que na nuvem.

Contudo, é preciso mencionar que a transição para a nuvem não te livra da preocupação com segurança em um passe de mágica. Afinal, a internet ainda é refém dos ciberataques. Por isso, é extremamente importante analisar a reputação e confiabilidade de um provedor antes de implementar o recurso. Entre os provedores mais seguros, destaca-se a Amazon AWS (parceira CodeBit)!

Para intensificar a segurança dos arquivos e contas no ambiente digital, é possível recorrer a algumas alternativas, como as ferramentas de gerenciamento de senhas.

 

Como o armazenamento em nuvem contribui para a eficiência e produtividade no trabalho

Devido à conectividade, agilidade, confiança, segurança e acesso irrestrito promovidos pelo armazenamento em nuvem, é certo o quanto o recurso é fundamental para que os colaboradores de uma empresa possam realizar o trabalho (seja ele presencial, remoto, ou híbrido) com todo o seu potencial.

Confira a seguir algumas das maiores vantagens oferecidas pela tecnologia:

 

Flexibilidade

Ao operar em nuvem, é possível armazenar, editar e compartilhar arquivos em qualquer lugar, por meio de qualquer tipo de aparelho compatível, até mesmo os mobiles, como smartphones.

 

Centralização e acesso instantâneo às informações

Sabe aqueles problemas que atrasam os processos, como, por exemplo, quando um arquivo compartilhado não é compatível com outras máquinas? Pois é, na nuvem, eles são totalmente extintos e todas as informações podem ser acessadas de forma prática e instantânea.

 

Colaboração em tempo real

O usuário é quem decide quais pessoas terão permissão para editar ou compartilhar determinado arquivo. Essa funcionalidade permite a colaboração de um time em tempo real e otimiza consideravelmente o desenvolvimento de projetos.

 

Dispensa instalação

Não é necessário ocupar espaço dos dispositivos com programas e aplicativos instalados e a configuração é bem simples para começar a usar.

 

Quer saber mais sobre a tecnologia e ficar por dentro de todas as vantagens de adotar um serviço em nuvem para o seu negócio? O time de especialistas da CodeBit pode te ajudar!

Acesse nosso site, confira todas as soluções disponíveis para atender à sua demanda e descubra na prática os serviços e soluções certeiros para otimizar os processos da sua empresa.

No mais, continue de olho no CodeBlog, em breve, teremos muitas novidades por aqui.

Um grande abraço e até o próximo post!

Envelope fechado

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos